Necessidades do cliente – 3 mitos que impedem de entender

Se você tem um negócio, certamente um grande número de reclamações sobre as necessidades do cliente chegaram aos seus ouvidos. Talvez um amigo ou membro da família tenha lhe contado sobre uma experiência ruim de atendimento ao cliente e com menos frequência, mas também acontece, sobre a melhor experiência que eles tiveram ao usar um produto ou serviço.

Entender quais são as necessidades do cliente é um desafio. Não devemos cair na série de mitos que existem a esse respeito, mas conhecer detalhadamente nossos consumidores para oferecer a eles o que realmente precisam.

Resolva as necessidades do cliente 

Uma maneira de evitar mal-entendidos ao pensar sobre o que os clientes precisam é levar em consideração o que compartilhamos aqui. Não caia nesses mitos ou más práticas!

1. Não pense que, como você é cliente, sabe exatamente o que seus consumidores desejam.

Embora exista um pouco de verdade, sabemos que todos queremos facilitar os negócios com alguém e que todos precisamos nos sentir confiantes ao investir nosso dinheiro. Mas saber quais são as nossas necessidades e expectativas como consumidores pode ser muito diferente das expectativas e necessidades do cliente que compra em nossos negócios.

Lembre-se disso ao ter uma reunião com sua equipe. Talvez surjam boas ideias sobre as estratégias a seguir para resolver as necessidades do cliente. Talvez sua equipe de trabalho represente uma pequena amostra do que seu público-alvo pensa, mas talvez não. Por que não ouvir melhor a voz do cliente e conhecer em primeira mão as informações de que precisamos?

Leia também: A voz do cliente: como usá-la para melhorar seu serviço

2.   Preocupar-se em entender as necessidades do cliente não é algo de apenas um dia

A experiência do cliente é algo que devemos cuidar todos os dias. Não é algo novo, mas é uma oportunidade que todos temos para expandir nossos negócios. Talvez hoje em dia seja mais ouvida graças aos múltiplos canais que o cliente tem para compartilhar seus comentários. Agora, existem clientes digitais que se expressam em várias plataformas; e compartilham seu ponto de vista em segundos para milhões de usuários em todo o mundo. Portanto, resolver as necessidades dos clientes deve ser nosso primeiro objetivo a cumprir, precisamos gerar experiências positivas em todos os relacionamentos que o cliente tem com a marca.

Devemos entender que a experiência do cliente faz parte do negócio e deve fazer parte de nossas campanhas de planejamento, desenvolvimento de produtos, marketing ou vendas. Se sua estratégia não está incluída no que acontece na jornada ou jornada do cliente, não é uma estratégia que o levará ao sucesso. A experiência do cliente é algo que requer disciplina e perseverança.

Saiba a importância do cliente para o êxito da sua empresa

 3.  Proporcionar uma boa experiência ao cliente não é tarefa de poucos, é o trabalho de todos

Não há desculpas. Muitos fornecedores que estão em contato direto com o cliente ficam frustrados porque não veem comprometimento da gerência ou de outras pessoas em se concentrar na solução das necessidades do cliente. Eles sentem que não podem fazer nada e que precisam seguir os processos e regras de sua empresa que claramente não são amigáveis ​​para os clientes. Se os objetivos da empresa não forem centrados no cliente, ou vice-versa, nosso trabalho será inútil. Todos devem navegar na mesma direção. Os trabalhadores devem conhecer os objetivos da empresa e cumpri-los. Os gerentes devem garantir que sua equipe concentre seus esforços na solução das necessidades dos clientes e na satisfação deles.

Comece a dar voz aos seus clientes e ajude seus gerentes ou funcionários responsáveis ​​a entender os desafios que os clientes enfrentam. Convencê-los de que isso pode alcançar grandes coisas. Você só precisa ser realista e ver os detalhes importantes para os clientes. 

Marketing e experiência do cliente: qual a relação?

Você sabe que na QuestionPro podemos ajudá-lo. Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre o uso de nossa ferramenta, verifique com um de nossos consultores on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Programa VOC, passos para implementá-lo em seu negócio

Não ofereça um mau atendimento ao cliente

Feedback negativo do cliente: você está escutando?