
Todas as empresas devem determinar como usarão os dados e gerenciá-los de forma consistente em todas as áreas para impulsionar os resultados de negócios. Hoje, as empresas coletam grandes volumes de dados de diversas fontes, e a governança de dados contribui para a gestão de riscos, a maximização de valor e a redução de custos.
A governança de dados abrange as pessoas, os processos e as ferramentas tecnológicas de que uma empresa precisa para gerenciar e proteger seus ativos de dados. Tudo depende de como as informações coletadas pela empresa são gerenciadas. Quando eficaz, ela garante que os dados sejam precisos, consistentes e gerenciados adequadamente.
Ela constitui a estrutura para o gerenciamento de dados em toda a organização e oferece a oportunidade de utilizar dados confiáveis de forma eficaz. Este artigo define governança de dados com algumas práticas recomendadas.
O que é governança de dados?
Governança de dados é um conjunto de padrões e procedimentos utilizados por empresas que regem a gestão, a distribuição e a segurança dos dados de uma organização. Suas tarefas incluem:
- Criar infraestrutura e tecnologia.
- Estabelecer e gerenciar processos e padrões.
- Determinar quais funcionários ou cargos dentro de uma organização têm o poder e a responsabilidade de lidar e reter determinados tipos de dados.
A conformidade depende da qualidade da gestão dos dados. Os sistemas controlam como os dados são armazenados, movimentados e mantidos em segurança. Mas o componente humano garante o desenvolvimento de políticas, a solidez dos procedimentos, a gestão da tecnologia e a segurança dos dados.
Principais componentes da governança de dados
As organizações se beneficiam de uma boa governança de dados ao tomar decisões acertadas. Um programa bem elaborado inclui uma equipe de governança, um comitê diretor e administradores de dados. Ele também estabelece um padrão para o uso dos dados.
Aqui estão alguns dos principais componentes de uma boa governança de dados:
Honestidade: Todos os participantes do programa devem ser honestos e abertos sobre as limitações, desafios e outros efeitos das decisões de governança de dados.
Qualidade dos dados: Serve como base para o gerenciamento das fontes de dados. A base de qualquer organização orientada por dados é a coleta de informações precisas, completas e confiáveis. A governança exige dados de alta qualidade e um nível adequado de robustez.
Segurança de dados: A segurança de dados consiste em categorizar e classificar as fontes de dados de acordo com os níveis de risco que representam. Ela garante o estabelecimento de um canal de acesso seguro entre a interação do usuário e os procedimentos de segurança.
Gerenciamento de dados: Direciona, monitora e auxilia no uso das fontes de dados, contribuindo para a disponibilização de dados de alta qualidade a usuários empresariais de maneira facilmente acessível.
Clareza de dados: Para fins de segurança de dados, sugere-se que a pessoa que acessa e utiliza os dados da organização seja responsável por suas ações. Os usuários devem entender a origem dos dados no contexto corporativo.
Vantagens da governança de dados
Governança de dados é um conjunto de maneiras pelas quais uma organização gerencia e controla os dados e como eles são utilizados. Envolve a criação de padrões e regras internas para os dados e sua aplicação para garantir que os dados sejam precisos, consistentes e utilizados de forma adequada. A seguir, alguns dos benefícios que uma empresa pode obter com um programa robusto de governança de dados.
Garantia de qualidade
Dados limpos são o resultado de um programa superior de governança de dados. A supervisão dos dados é compartilhada, limpa, atualizada e descartada regularmente. Lidar com dados é difícil, mas se a equipe de gerenciamento de dados mantiver tudo atualizado e relevante, o trabalho pode se tornar mais fácil.
Uma boa política de dados ajuda as organizações a encontrar e rastrear informações úteis e a eliminar informações inúteis, desatualizadas ou redundantes. Quando várias pessoas inserem dados, alguns deles podem ser duplicados ou imprecisos. As políticas de dados devem ajudar a equipe a reduzir erros e a produzir uma única fonte de dados de alta qualidade.
Melhor tomada de decisões empresariais
Uma governança de dados robusta permite que todos os usuários autorizados de uma organização acessem os mesmos dados, eliminando a possibilidade de formação de silos de dados dentro da empresa.
Como resultado, usuários e tomadores de decisão terão maior confiança nos dados e, consequentemente, maior segurança nas decisões baseadas nessas informações.
Conformidade com regulamentações, leis e padrões da indústria
Implementar um sistema de governança facilita a conformidade da sua empresa com os requisitos legais mais recentes. Você garantirá que seus funcionários cumpram a lei e evitará o pagamento de multas ou penalidades por violação de regulamentos.
Além disso, ao garantir a conformidade com os padrões regulatórios atuais, informações comerciais confidenciais são protegidas contra o acesso não autorizado.
Redução de despesas
A governança de dados torna as auditorias mais rápidas e fáceis, além de aprimorar as operações diárias. Ela pode reduzir o desperdício resultante de decisões baseadas em informações errôneas ou desatualizadas. Além disso, monitorar a atividade atual, o estoque e a equipe disponível pode ajudar você a atender melhor seus clientes.
Melhores práticas de governança de dados
Uma governança de dados eficaz pode ser implementada de forma tranquila e eficiente. Você deve seguir a lista a seguir com algumas das melhores práticas essenciais.
Comece pequeno, mas pense grande
Pessoas, processos e tecnologia são componentes fundamentais da governança de dados. Você deve ter esses aspectos em mente ao planejar e implementar sua estratégia de dados.
Cada componente deve se basear nos anteriores para formar uma estratégia completa de governança de dados. As pessoas devem vir primeiro, depois os processos e, por fim, a tecnologia.
Estabeleça metas explícitas e quantificáveis
Defina metas claras, quantificáveis e específicas. O que não pode ser medido não pode ser controlado — é simples assim. Quando as metas forem alcançadas, comemore o sucesso e use-o como motivação para alcançar novas vitórias.
Envolva as partes interessadas
Para estabelecer uma política de governança de dados, você precisará do apoio dos principais líderes da empresa. Envolver as partes interessadas garante que todos na organização utilizem seu plano de governança.
Estabeleça as funções da equipe de governança de dados
Funções, responsabilidades e estruturas de propriedade devem ser definidas para procedimentos eficazes. As pessoas que criam e gerenciam os dados sabem disso melhor.
Os administradores de dados devem trabalhar com os proprietários dos dados para orientá-los e facilitar a comunicação. A equipe de governança de dados deve incluir membros de vários departamentos e ser capaz de impulsionar as iniciativas de governança.
Considere dados não gerenciados
Alguns dos seus dados mais valiosos estão em arquivos, pastas e compartilhamentos. No entanto, esses dados costumam estar mais em risco do que os dados gerenciados. Certifique-se de que seu plano de gerenciamento de dados inclua dados não estruturados.
Classifique e rotule os dados
Estabeleça padrões de metadados que ajudem sua empresa a atingir seus objetivos e permitam que os dados sejam usados múltiplas vezes. Um dos principais objetivos da governança é a padronização, o que será difícil de alcançar sem a classificação e a rotulagem dos dados.
Acompanhe o progresso com métricas
O sucesso do programa deve ser mensurado. Antes de implementar políticas de dados, defina suas métricas. Isso permite que você comece com seus procedimentos atuais de gerenciamento de dados.
Acompanhe as métricas originais regularmente. Isso demonstra o progresso e garante que suas melhores práticas de governança de dados sejam eficazes na prática, não apenas na teoria.
Comunique-se regularmente
A comunicação é fundamental para qualquer aspecto de um programa ou procedimento de governança de dados. Seja destacando sucessos ou implementando reformas após um fracasso, uma comunicação clara e frequente é essencial para demonstrar a eficácia da estratégia.
Crie um caso de negócios para isso
Desenvolva um caso de negócios que explique por que a governança de dados deve ser implementada. Determine os benefícios dos diferentes níveis de maturidade da governança de dados, incluindo aqueles relacionados ao crescimento, à redução de custos, ao risco e à conformidade, e comunique suas descobertas.
Maximize a automação
Para garantir o sucesso dos seus projetos de governança de dados, automatize tudo o que puder ser automatizado, incluindo fluxos de trabalho, procedimentos de aprovação, solicitações de dados, solicitações de permissão e tudo o mais que for possível. A automação não só economizará tempo e dinheiro, como também garantirá que a governança seja aplicada de forma consistente.
Conclusão
Uma estrutura de governança de dados permite que sua empresa opere com maior produtividade. Não é um projeto único; é um processo contínuo.
Um programa robusto garante que os dados da sua organização estejam seguros, padronizados e precisos. Além disso, os procedimentos em si devem ser revisados e atualizados periodicamente, considerando o volume, a complexidade e a natureza mutável dos dados que sua empresa manipula.
A QuestionPro oferece soluções para todos os tópicos e setores, sendo mais do que apenas um software de pesquisa. Também disponibilizamos plataformas de gerenciamento de dados, como nosso repositório de pesquisas, o InsightsHub.
Organizações ao redor do mundo estão utilizando sistemas e soluções de gerenciamento de conhecimento, como o InsightsHub, para gerenciar melhor os dados, reduzir o tempo para obtenção de insights e aumentar a utilização de dados históricos, ao mesmo tempo em que reduzem custos e elevam o ROI.