Índice de cultura organizacional – por que é importante?

Qual é o índice de cultura organizacional? Um índice de cultura fornece um feedback de como sua força de trabalho se sente ao ser trabalhar em sua organização. Isso inclui seus sentimentos, opiniões e atitudes sobre os diferentes atributos de seus papéis e responsabilidades.

Uma organização contrata funcionários em diferentes níveis. Normalmente, os gerentes são contratados para elaborar estratégias para o trabalho geral de suas respectivas equipes e para manter o ambiente de trabalho na empresa. Eles têm a responsabilidade de ajudar a equipe e garantir seu bom funcionamento.

Quando uma organização deseja medir como seus funcionários se sentem, fornece uma pesquisa, quando se trata de dados de toda a organização; mas quando se deseja saber apenas sobre alguns membros, recorrerá aos gerentes para obter um relatório em primeira mão.

Como medir os sentimentos dos funcionários quando eles se expressam? Não há escala designada para fazê-lo. Mas pode ser analisado com o índice de cultura organizacional.

Você pode analisar e saber se o que eles sentem é bom, ruim ou neutro. O índice também oferece uma referência que pode ser comparada interna e externamente.

O índice de cultura organizacional pode sugerir que algo não está funcionando bem. Por exemplo, os funcionários não estão suficientemente envolvidos, porque não recebem feedback suficiente de seus gerentes. Com a falta de feedback do funcionário, eles não são inspirados o suficiente para fazer algo novo; portanto, os níveis de comprometimento estão diminuindo.

Por que o índice de cultura organizacional é importante?

Imagine duas organizações: A e B. A organização A tem uma rotatividade extremamente alta de funcionários, falta de Net Promoter Score ou eNPS e baixo nível de comprometimento. Isso aumentou o custo do produto e o de recursos humanos e a maioria dos membros da equipe é nova e não tem ideia do que está acontecendo.

Do outro lado, existe a organização B, que não tem esses problemas. Em vez disso, os funcionários desta organização gostam de trabalhar, são altamente motivados, assumem responsabilidades pelas tarefas atribuídas e são proativos.

O que faz a organização B se destacar? O que você acha que eles estão fazendo bem para reter seus melhores talentos? Como eles estão envolvendo seus funcionários? Por que os funcionários são mais felizes do que na organização A? Os motivos podem ser muitos e bem diferenciados, mas o que sempre se destaca é a cultura do trabalho.

Confira como Medir a cultura empresarial: a Questionpro adquire WorXO

Resultado com o índice de cultura organizacional

Em última análise, é a cultura de uma organização que faz a diferença. As organizações que têm uma boa cultura experimentam menos desgaste, níveis mais altos de comprometimento e funcionários que assumem a responsabilidade.

De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, a taxa de rotatividade é de aproximadamente 13,9% para organizações com níveis mais altos de satisfação. Comparado com 48,4% daquelas que não possuem.

Segundo um estudo da Universidade de Warwick, os funcionários mais felizes contribuem 12% a mais que a média dos funcionários. Portanto, a cultura é importante.

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

4 razões pelas quais o índice de cultura organizacional é importante

Aqui estão algumas das razões pelas quais você deve cuidar do índice de cultura organizacional da sua empresa:

1. Melhora a retenção de funcionários

As organizações que têm uma boa cultura geralmente veem uma maior taxa de retenção. Os funcionários estão mais felizes e há entusiasmo no ar. Os funcionários vão mais longe para fazer as coisas e garantir que a organização alcance seus objetivos. O índice de cultura organizacional o ajudará a analisar o nível de felicidade em sua organização.

Leia também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

2. Influencia a retenção de clientes 

Lembre-se disso, funcionários felizes significam clientes felizes. Clientes satisfeitos são aqueles que continuam procurando produtos ou serviços, ou ambos. A retenção de clientes é essencial para o crescimento de uma empresa.

Demora muito tempo, recursos e finanças para adquirir um novo cliente. Portanto, a retenção de clientes é a chave e seus funcionários podem garantir.

3. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a chave para o sucesso de qualquer organização. Se não houver planejamento, não haverá execução livre de erros das tarefas atribuídas. O planejamento ajuda uma organização a colocar suas ideias em prática. Mas, só pode ser implementado se os funcionários estiverem em sintonia com o que está acontecendo na organização.

Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

4. Resolução de conflitos através do índice de cultura organizacional

Qualquer que seja a natureza do conflito, as organizações devem se concentrar em resolvê-lo. Seja entre funcionários ou entre funcionários e clientes, as organizações devem considerar a resolução de conflitos como a chave para melhorar o ambiente de trabalho geral. Quando a resolução de conflitos se torna parte integrante do comportamento organizacional, os funcionários tendem a ser felizes e a acreditar mais na gerência sênior.

Finalmente, o índice de cultura organizacional vai além das mesas de pingue-pongue e das sextas-feiras casuais. Você precisa encontrar novas maneiras de manter seus funcionários motivados. Proporcionar aos seus colaboradores um bom ambiente de trabalho é o mínimo a se fazer.

O índice de cultura organizacional fornecerá as informações necessárias para entender o que sua equipe pensa e como ela reage. O índice de cultura organizacional ajuda você a permanecer no caminho certo e a tomar as ações certas para o benefício de todos.

Se você deseja medir o índice de cultura organizacional, a QuestionPro pode ajudá-lo a criar pesquisas sobre o ambiente de trabalho que facilitam a coleta e a análise de informações e o conhecimento profundo da sensação de sua força de trabalho. 

Também recomendamos:

Como construir uma cultura empresarial saudável?

Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram