Investigador de mercado: conheça suas 4 principais qualidades

Aqueles que se dedicam a pesquisa enfrentam todos os dias uma série de desafios. Não é uma tarefa fácil ser um investigador de mercado, precisamos buscar a excelência em um ambiente competitivo e em constante mudança e trabalhar arduamente na busca para atender às necessidades dos clientes.

Aqueles que se dedicam à pesquisa devem procurar promover certas habilidades básicas para se destacar. Em um ambiente onde as tecnologias continuam a evoluir e é mais difícil permanecer, se destacar e ter uma presença por mais tempo.

Qualidades do investigador de mercado: paixão pelo cliente e objetividade

Paixão pelo cliente e objetividade rigorosa são dois atributos essenciais para ter sucesso no mundo da pesquisa, aliados a outros atributos e habilidades que o levarão ao caminho do sucesso, por exemplo:

Visão de negócios

Você precisa entender e saber ler o que acontece no mercado. Assim como também, como o contexto de negócios se desdobra, para ter uma visão comercial do que está acontecendo.

Quando um investigador de mercado desenha um projeto, ou os resultados obtidos de uma investigação são apresentados, a inovação deve ser buscada. Não para recorrer a velhas técnicas e metodologias, mas para focar nos objetivos de negócio e nas necessidades específicas dos clientes ou partes interessadas nos resultados da investigação. Se os pesquisadores adotarem essa visão de negócios, em que o mais importante é vender; os objetivos estão focados corretamente em resolver as necessidades e causar o impacto desejado.

Veja também: Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

Análise e interpretação de dados

Esta é uma qualidade muito importante de qualquer investigador de mercado. É de grande valia, para qualquer projeto, entender e interpretar os dados que a pesquisa lança; independentemente do método utilizado. Seja pesquisas on-line, entrevistas, grupos focais, etc; ou se é uma investigação qualitativa ou quantitativa.

Um bom pesquisador deve saber como converter dados em ideias úteis. Os clientes dependem disso, por isso precisamos entender esses dados e transformá-los em informações e tendências que ajudem nossos clientes. 

Saiba mais sobre: Tamanho do mercado: veja estes 5 passos para calculá-lo

Um pesquisador de sucesso se destaca por saber aproveitar as múltiplas ferramentas e fontes de dados disponíveis para o desenvolvimento do projeto que está realizando. A adoção de novas tecnologias trará grandes benefícios e oportunidades, uma vez que, sem dúvida, permitirá que os pesquisadores sirvam como guias ou sejam referências das melhores práticas.

Estudo de viabilidade de mercado: como utilizá-lo?

Comunicação do investigador de mercado

Essa pode ser uma qualidade que faz qualquer um se destacar independentemente da atividade que realiza. A verdade é que, para um investigador de mercado, também é uma habilidade que é frequentemente negligenciada. porém é crucial para o desempenho adequado de sua atividade. Não apenas é suficiente ter as informações ou dados necessários, mas também aprender, saber contar histórias. Conectar-se emocionalmente e persuadir e transmitir a mensagem de maneira eficaz e impactante.

Leia também: Estudos de mercados como veículo para os meios de comunicação

Deve ser lembrado que todo investigador de mercado está sempre em contato direto com as pessoas. Com os participantes das pesquisas, comunidades, entrevistas, etc. Ou seja as pessoas que fornecem as informações desejadas. Portanto, devemos ser amigáveis ​​e atentos a ele. A fim de garantir que aqueles que são sujeitos de pesquisa se sintam confortáveis. Se sintam “em casa” quando a pesquisa está sendo realizada. É possível que suas respostas sejam diferentes se você se sentir pressionado em comparação a quando você está confortável e relaxado durante a entrevista.

Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Abertura

Pesquisadores são curiosos por natureza. Por isso, devem enriquecer suas habilidades, ser multidisciplinar e estar aberto a novas ideias, ser flexível, assumir riscos. Os pesquisadores devem tomar a iniciativa e aprender novas técnicas que lhes permitam encontrar e enfrentar as oportunidades que surgem em seu caminho.

A pesquisa de mercado está passando por um momento muito particular com o surgimento de novas tecnologias impulsionadas por dispositivos móveis. Hoje, um investigador de mercado tem mais oportunidades e ferramentas disponíveis que podem usar. Comece a usar uma pesquisa online. Tente uma conta gratuita da QuestionPro e coloque em prática todas as suas habilidades para ser o melhor pesquisador.

Veja também: Teste de mercado: realize antes de lançar um produto

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram