Quais são as vantagens da metodologia de painel de consumidores?

A metodologia de painel de consumidores consiste em reunir um grupo representativo de pessoas, selecionado por uma organização ou empresa, para fornecer opiniões e contribuições para uma investigação.

Os participantes do painel fornecem informações relacionadas a testes de produtos e serviços, testes de publicidade, testes de sabor e muitas outras áreas.

Esses grupos recrutados são painéis especializados que participam de vários projetos de pesquisa patrocinados pela organização da pesquisa.

Exemplo: Os proprietários de cães formam um painel para uma empresa de alimentos para cães. Não precisa ser toda a população que possui cães no mundo, mas apenas uma pequena porção que representa o grupo como um todo.

Tipos de painéis de consumidores

Antes de executar uma metodologia de painel de consumidores, é importante conhecer os tipos de pesquisa que podem ser realizados. Aqui está uma descrição da comunidade que você pode criar com o software do painel de pesquisa on-line:

1.- Painel para conhecer as tendências do consumidor

Esses painéis são compostos por pessoas que definem tendências e esses membros são os primeiros a adotar produtos e ideias. As organizações os usam para medir como os clientes reagirão ou aceitarão um produto ou serviço.

2.- Painel de consumidores que são embaixadores da marca

Algumas pessoas gostam tanto de uma marca que estão sempre dispostas a responder perguntas e realizar pesquisas sem esperar recompensas monetárias.

Eles se juntam a um painel para ajudar Os grupos de consumidores que gostam de marcas são formados por clientes ou clientes em potencial.

3.- Painel geral de consumidores

Os painéis gerais do consumidor também são conhecidos como painéis genéricos. Este painel funciona de maneira semelhante a um painel de pesquisa de mercado. Os pesquisadores selecionam aleatoriamente os participantes com base no uso dos produtos ou serviços para participar deste painel.

Leia também: Painel Online: Seu escritório pode estar fechado, mas seus projetos podem continuar!

4.- Painel de consumidores criativos

O único objetivo deste painel é ajudar as organizações a inovar em um produto. Esses membros do painel possuem habilidades que identificam problemas e ajudam a corrigi-los.

5.- Painel de consumidores contínuo

As organizações estabelecem este painel por um período indeterminado. O principal motivo é coletar informações por um longo período para entender a mudança no comportamento e nas preferências do cliente. Esses painéis de consumidores são criados apenas para informações demográficas relevantes ou algo semelhante.

Como usar a metodologia de painel de consumidores para pesquisa de mercado?

As organizações adotam uma metodologia de painel do consumidor para conduzir vários estudos de pesquisa. Eles, geralmente, são permanentes e administrados por empresas de pesquisa.

Essa natureza contínua ajuda a coletar informações constantes para aperfeiçoar os produtos e alcançar um objetivo final: a satisfação do cliente. Aqui estão alguns exemplos de como usá-lo:

Para testar produtos e serviços: O principal objetivo de um painel de consumidores on-line é coletar informações dos participantes, para que eles ofereçam seus produtos para testes e solicitem sua opinião para ajustá-los antes de lançá-los no mercado.

Degustação de alimentos e bebidas: É semelhante ao teste de produtos, mas se você é uma empresa de alimentos e bebidas, pode convidar seus participantes para um local (talvez a fábrica ou um ponto de venda) e pedir a opinião deles sobre comida, vinho, cerveja, café, etc.

Avaliação de anúncios: As empresas realizam testes de publicidade ou de anúncios para entender o impacto que o anúncio terá no consumidor, no comportamento e no feedback do cliente. Antes de lançar uma campanha publicitária, teste-a com seu público-alvo para garantir que ela tenha impacto suficiente para gerar negócios.

Como ter entrevistados qualificados com um Painel de Respondentes?

Vantagens de usar uma metodologia de painel de consumidores

As empresas executam uma metodologia de painel de consumidores para obter uma vantagem no mercado. Listamos os 4 principais benefícios:

Podem usá-los de forma rápida e eficiente

Dependendo do tipo de painel do consumidor e da abordagem usada, as empresas podem obter respostas imediatas dos membros.

Essas pessoas são uma fonte confiável de feedback e, portanto, as empresas usam os dados coletados em benefício próprio e modificam produtos ou serviços conforme necessário. As empresas criam grupos de discussão com esses membros do painel para obter insights mais profundos.

Obter informações úteis e aplicáveis

Como os membros do painel de consumidores têm um objetivo ou motivo em mente para ajudar a organização a melhorar o produto, o feedback que eles fornecem geralmente é útil.

Além disso, os participantes do painel vão além e até sugerem soluções para os problemas que enfrentam. As contribuições que eles fazem são úteis e aplicáveis.

Envolvem os consumidores e os mantêm interessados

Os consumidores, especialmente os leais, gostam de ser ouvidos. Se a organização altera ou melhora os produtos com base nas opiniões dos clientes, ganham confiança na marca.

A maioria simplesmente fica feliz em participar do processo de feedback, se sentem importantes, o que afeta positivamente seu amor pela marca.

Soluções orientadas ao consumidor para inovação

Quando os consumidores conseguem o que pedem, os produtos são vendidos mais rapidamente. Não é difícil entender isso. As empresas realizam estudos de painel do consumidor para capitalizar essa informação dos seus consumidores e impulsionar a lealdade à marca.

Importância de seguir uma metodologia de painel de consumidores

As empresas precisam medir e entender os desejos de seus consumidores, para que usem uma metodologia para coletar suas contribuições e melhorar seu produto.

Conhecer os hábitos de consumo dos clientes

As organizações precisam entender seus consumidores para melhor atendê-los. Compreender como eles se comportam os ajuda a moldar suas estratégias de negócios e a descobrir novos caminhos empresariais.

Teste as opiniões dos consumidores

Após o lançamento de um produto / serviço no mercado, as organizações precisam coletar opiniões dos consumidores para entender o que está faltando e o que podem fazer para melhorar o produto e identificar oportunidades de crescimento.

Teste de mercado: realize antes de lançar um produto

Testando produtos para lançamento

Lançar um produto antes de entender o comportamento do consumidor pode ser arriscado. As organizações devem entender a resposta que receberiam sobre o produto ou serviço. Portanto, testam o produto entre alguns consumidores selecionados, estudam sua resposta, fazem as modificações necessárias, se necessário, e depois iniciam o lançamento.

Conhecer a atitude do consumidor

As organizações precisam entender a atitude, preferências, intenções e decisões do consumidor em relação ao seu comportamento no mercado antes de comprar um produto ou serviço. Esses fatores tornam cada vez mais importante entender a sensibilidade ao preço e o sucesso do produto lançado.

Saiba mais sobre o painel de pesquisas e suas vantagens

Como recrutar um painel de consumidores confiável

A QuestionPro possui painelistas em todo o mundo prontos para fazer parte de sua pesquisa. Esses membros são pré-selecionados e preparados para participar de várias atividades.

Nossa ampla rede de consumidores pode fornecer as informações necessárias para posicionar melhor seu produto no mercado.

Se você deseja comprar respostas para uma investigação ou aplicar a metodologia do painel de consumidores, entre em contato! Aproveite nossa plataforma especializada para expandir seus negócios, obtendo informações acionáveis. Estamos ansiosos para ajudá-lo!

Também recomendamos: Painelistas expertos: por que é importante tê-los em sua investigação?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.