Painelistas expertos: por que é importante tê-los em sua investigação?

Como uma marca sabe que sua oferta atual não está funcionando? Ou que os consumidores estarão interessados em seu produto mais novo antes de assumir o custo de sair no mercado? Esta informação vem de pesquisas de mercado, por exemplo, através de um painel on-line e, mais especificamente, de painelistas.

Hoje, as metodologias de coleta de informações que antes eram realizadas no formato tradicional evoluíram. Muitas marcas estão aproveitando o mundo online e adotando ferramentas como painéis online.

As marcas buscam obter feedback dos membros do painel para obter respostas sobre ofertas atuais e novos produtos e serviços antes de apresentá-los ao mercado. Em um painel de pesquisa on-line, um grupo de respondentes altamente participativos e confiáveis responde com rapidez e honestidade a uma consulta em sua área de especialização ou competência. Esse feedback pode alterar completamente o produto ou a abordagem de uma empresa. Sabendo disso, por que não tratamos esses painelistas como especialistas?

Como criar um painel de pesquisa com os painelistas corretos?

Quando um provedor de dados está criando um painel, ele reúne e armazena informações sobre os painelistas participantes. Isso permite que seja específico ao conversar com eles. Ao coletar atributos do usuário, como dados demográficos e psicográficos, o provedor pode abordar as pessoas certas para diferentes projetos de pesquisa.

Por exemplo, se uma empresa quiser avaliar como as mães, com idades entre 20 e 25 anos, se sentem sobre um novo produto para crianças pequenas; o provedor pode recorrer a membros do painel que tenham esses atributos. Depois de obter informações de seus clientes atuais ou potenciais, a marca pode modificar sua abordagem.

As compras e o aluguel de equipamentos feitos por profissionais da construção representam mais de um terço da receita de empresas como a Home Depot. Obviamente, o varejista de produtos domésticos quer garantir que as receitas aumentem. Então, eles conduziram uma investigação de mercado para obter mais informações sobre esse grupo de consumidores. Os resultados revelaram que esses clientes são principalmente pequenos empreiteiros com no máximo cinco funcionários e menos de US $ 500.000 em receitas anuais, e a disponibilidade e o preço do produto são suas principais preocupações.

Leia também: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Ao consultar um painel formado por construtores profissionais e empreiteiros em geral; que tomam decisões de compra relacionadas a uma variedade de ferramentas e materiais de construção diariamente, a Home Depot conseguiu obter informações desses profissionais.

É importante que os especialistas tenham origens e dados demográficos diferentes

Se o seu painel de médicos especialistas, por exemplo, é composto principalmente por homens entre 50 e 60 anos, suas respostas serão diferentes das dos médicos entre 30 e 40 anos. E essa diversidade de opiniões e experiências tende a levar a um resultado muito mais preciso.

Por meio de um painel on-line, você tem a oportunidade de o grupo certo de pessoas expressar sua opinião. Por exemplo, sobre as ofertas de produtos atuais e as que estão em desenvolvimento. Ao fornecer feedback, eles podem afetar a trajetória de um produto e criar um produto ou serviço melhor. Sem esses especialistas, as marcas teriam que confiar em apenas suposições. Recrute os participantes certos para sua próxima investigação. Conheça algumas histórias de sucesso desta poderosa ferramenta de pesquisa de mercado chamada QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos também:

Painel de pesquisa on-line: saiba os benefícios de obter-lo

Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Saiba do que se trata um painel B2B

4 etapas para determinar o valor da descoberta de insights

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.