4 etapas para determinar o valor da descoberta de insights

Para ter uma vantagem sobre nossos concorrentes, temos que focar na pesquisa de mercado. No entanto, em um mundo em que os orçamentos estão diminuindo, descobrir insights é um fator decisivo para que um projeto de pesquisa seja bem-sucedido.

Infelizmente, tentar demonstrar o valor da pesquisa não é apenas fazer alguns cálculos e obter uma resposta. Há toda uma série de fatores que podem influenciar o valor da pesquisa de mercado.

Qual é o valor de descobrir insights através da pesquisa?

Existem quatro indicadores do valor de descobrir um insight:

1- As ideias ou conhecimentos entregues

O conhecimento só é alcançado quando você descobre algo novo. Um projeto que oferece conhecimento verdadeiro, uma ideia brilhante, é claramente muito mais valioso do que um projeto que repete informações antigas e / ou não tem uma interpretação tangível dos dados.

2- O que você foi capaz de mudar

Saber o que extrair da pesquisa é uma coisa, ter uma ideia clara de como essas descobertas devem ser aplicadas é outra. Descubra os insights de seus clientes, isso é essencial para determinar o valor da investigação.

Dito isso, nem todas as investigações levam imediatamente a uma mudança específica. Mas, fornecem um sinal da direção que o próximo projeto deve tomar. Embora essa pesquisa possa não ser acionável por si mesma, ela deve ser valorizada se fornecer uma base precisa para os projetos a seguir. Se você concentrar o investimento da pesquisa para tirar o máximo proveito dela, e os projetos futuros puderem avançar mais rapidamente do que de forma independente, o valor de descobrir um insight valeu a pena.

3- O impacto nos clientes

Não necessariamente o importante é o tamanho das mudanças, mas o impacto que elas têm em seus clientes. Depende das circunstâncias exatas.

Um bom exemplo de uma pequena alteração com grande impacto são as informações que os clientes recebem no email. Imagine que os clientes receberam uma resposta para notificá-los de que o e-mail foi recebido e que serão contatados assim que possível. Em seguida, foi feita uma alteração para incluir uma indicação de quando eles receberão uma resposta. (por exemplo, dentro de 3 dias úteis).

Isso pode parecer uma pequena mudança. Mas, na realidade isso dará aos clientes expectativas mais claras sobre quando eles receberão uma resposta ao seu pedido. Desse modo, favorecendo sua satisfação geral com o e-mail como um canal de comunicação. Também ajudará a evitar um segundo e-mail dos clientes perguntando quando eles receberão uma resposta. E, assim, reduzirá a quantidade de consultas recebidas no atendimento ao cliente.

4- O retorno do investimento

Nos casos em que um projeto é direcionado para um objetivo de negócios de longo prazo, por exemplo, lançamento de um novo produto ou melhoria na percepção do consumidor. O ROI é difícil de calcular, até depois, quando já tenha ocorrido um impacto nos lucros das empresas.

Nesse caso, é importante mencionar que, embora o ROI não possa ser demonstrado naquele momento específico, estão sendo feitas mudanças e a empresa obterá benefícios a longo prazo.

Para os projetos em que o ROI é mais fácil de calcular, deve haver um retorno total do investimento para justificar projetos futuros.

Como descobrir insights através das ferramentas de pesquisa?

Na tentativa de fazer mais pesquisas com orçamentos apertados, as equipes de insight estão se afastando do modelo tradicional de serviço completo e adotando uma maneira mais flexível de trabalhar. Alguns estão optando por fazer suas próprias pesquisas, por exemplo, através de software para fazer pesquisas como a QuestionPro. Outros recorrem a agências para realizar certas partes da investigação. Seja qual for o caso, os benefícios de usar uma ferramenta que ajuda a coletar informações são enormes. Comece criando uma conta gratuita para criar pesquisas ou use um modelo de pesquisa que criamos para atender às suas necessidades.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Vantagens de usar dados do cliente para criar conteúdo personalizado

Como elaborar uma avaliação NPS?

3 dicas para o sucesso da comunidade online

A importância de ouvir o cliente final no desenvolvimento de um produto