Pesquisa de engajamento do funcionário

Uma pesquisa de engajamento do funcionário mede o grau em que os funcionários se sentem valorizados em sua empresa. O acompanhamento do engajamento do funcionário é importante para determinar se eles estão ou não satisfeitos e quanto tempo eles ficarão na sua empresa.


 

5 dicas para criar uma pesquisa de engajamento do funcionário

 

Sabemos que clientes felizes é o resultado de funcionários felizes. Funcionários engajados ajudarão você a conseguir mais clientes enquanto seus funcionários desligados custarão clientes: esta é a principal razão pela qual todas as empresas líderes valorizam sua cultura organizacional.

Normalmente, as melhores perguntas para esse tipo específico de pesquisa, gira em torno das cinco métricas-chave a seguir:

  1. Níveis de motivação dos funcionário
  2. Alinhamento do entendimento de seu funcionário com seus objetivos corporativos.
  3. Perguntas que ajudam a entender o humor e a motivação de seus funcionários
  4. Descobertas sobre como melhorar a produtividade dos funcionários
  5. Análise das respostas da pesquisa em nível de equipe para o benchmarking entre as equipes

As pesquisas e análises de engajamento dos funcionários são essenciais para criar uma cultura organizacional que cultive positivamente o humor e a motivação de seus funcionários, enquanto aumenta a produtividade de toda a equipe para sustentar um local de trabalho formidável e profissional.

>>> Leia também: como melhorar o comprometimento organizacional dos funcionários.

 

25 perguntas para uma pesquisa de engajamento do funcionário

 

Para avaliar a gerência

  1. Você recebe feedbacks construtivos de seu gerente?
  2. Você recebe feedbacks rápidos de seus colegas?
  3. Seu supervisor reconhece seus esforços quando você tem um bom desempenho?
  4. Você acha que o processo de avaliação dos funcionários é justo?

 

Sobre trabalho em equipe

  1. Sua equipe participa e o encoraja a completar suas tarefas?
  2. Existe um espírito de trabalho em equipe e de participação na empresa?
  3. Os membros de sua equipe contribuem para o seu sucesso?
  4. Os membros de sua equipe estão receptivos às suas sugestões?

 

Para avaliar oportunidades de crescimento

  1. Você vê um crescimento positivo na sua carreira dentro dessa empresa?
  2. Você recebe o treinamento correto quando novos sistemas/ferramentas/softwares são introduzidos?
  3. Que tipo de feedback é fornecido a você por seu gerente?
  4. Você sente que seu gerente está interessado em seu progresso?

 

Para medir o equilíbrio entre vida profissinoal e pessoal

  1. Você acha que a empresa apóia um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal?
  2. Você sente que a quantidade de trabalho atribuída é razoável?
  3. Você sente que seu trabalho causa tensões indesejáveis em sua vida pessoal?
  4. Você é capaz de dar uma quantidade razoável de tempo à sua família?

 

Para compreender o comportamento da equipe

  1. Seu gerente é profissional e cordial ao se comunicar com você?
  2. Você está satisfeito com as políticas da empresa em matéria de recompensas e reconhecimento?
  3. Você sente que o favoritismo não é um problema na empresa?
  4. Você sente que a liderança na empresa trata todos os funcionários da mesma forma?

 

Para gerar uma comunicação eficiente

  1. Você acha que os funcionários recebem uma comunicação eficaz sobre as mudanças nas políticas e procedimentos?
  2. Você acha que a comunicação é um processo de duas vias nessa empresa?
  3. Qual é o sistema de comunicação seguido dentro de sua equipe?
  4. Você acha que seu gerente/colegas comunica informações com clareza?
  5. Você acha que a gerência de alto nível transmite a mensagem deles com a máxima transparência?

 

Conhecer plataforma de pesquisa de engajamento do funcionário

 

Dicas para escrever perguntas de uma pesquisa de engajamento de funcionário

 

  1. Pergunte mais: O objetivo destas pesquisas é ouvir e aprender com seus funcionários. Embora as perguntas abertas fornecem informações mais contextuais, as perguntas fechadas trarão um número maior de dados por sua natureza simples e de rápida execução. Portanto, aplique perguntas fechadas também e realize as pesquisas com mais frequência de modo a manter-se atualizado sobre quaisquer mudanças nas percepções.
  2. Mantenha as perguntas simples: Se uma pergunta parecer muito longa ou complicada, divida-as em várias perguntas para obter respostas melhores e mais claras. Isto ajuda particularmente na obtenção de relatórios analíticos mais segregados.
  3. Perguntas abertas X perguntas fechadas: Ao elaborar perguntas de pesquisa de engajamento de funcionários, você precisa manter um equilíbrio sistemático entre o uso de perguntas abertas e perguntas fechadas.Enquanto perguntas fechadas podem ajudar você a obter feedback quantitativo, as perguntas abertas levarão a um feedback qualitativo. Portanto, é essencial incorporar ambos os tipos de perguntas para obter uma medição bem fundamentada do engajamento de seus funcionários.
  4. Teste sua pesquisa: Uma vez elaborada uma pesquisa com perguntas relevantes, certifique-se de enviar a pesquisa para seus colegas ou amigos para obter seu feedback sobre as perguntas. Certifique-se de que as opções de resposta sejam compreensíveis e que toda a lógica de sua pesquisa funcione.

 

Tipos de pesquisa de engajamento do funcionário

 

Com a ajuda da plataforma de experiência do funcionário da QuestionPro, empresas em todo o mundo criam, enviam e analisam pesquisas de engajamento do funcionário, possibilitando uma inteligência de trabalho mais profunda.

A plataforma tem seis vertentes que permitem a criação de uma variedade de pesquisas em minutos. As pesquisas incluem conjuntos de perguntas recomendadas para facilitar que sua equipe de recursos humanos possa simplesmente implantar a pesquisa com um único clique:

 

  1. HelloXO – Pesquisa de experiência durante o recrutamento: usado para coletar níveis de engajamento e experiência durante o processo de recrutamento, o HelloXO ajuda a dar à sua empresa clareza sobre a impressão inicial de seus funcionários sobre o que funciona bem e o que não funciona. É importante rastrear os níveis de engajamento em todas as etapas do ciclo de vida do funcionário para acompanhar quaisquer mudanças ou tendências nesse setor. 
  2. GoXO – Pesquisa de experiência onboarding: coleta experiências de engajamento durante o processo de incorporação. É essencial que uma empresa realize essa pesquisa dentro de algumas semanas após a contratação dos funcionários, pois se houver um atraso de mais de alguns meses, os novos recrutas podem ter dificuldade para lembrar detalhes de seu recrutamento. 
  3. BeXO – Pesquisa de bem-estar: é um dos tópicos mais falados em todo o mundo e as empresas estão concentrando-se em ajudar a manter um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários. Com essa pesquisa, você coleta respostas para compreender os níveis de engajamento de seus funcionários no que diz respeito à gestão de seu trabalho e vida pessoal. 
  4. PulseXO – Pesquisa de avaliação de desempenho contínua: perguntas simples e curtas, porém poderosas, que medem o nível de engajamento, motivação e humor dos funcionários com análises rápidas.
  5. GrowXO – Feedback 360 graus: é um grande avanço na avaliação dos níveis de engajamento dos funcionários dentro de sua empresa. Esta pesquisa permite cada funcionário analisar a si mesmo e a todos os funcionários da empresa. 
  6. CiaoXO – Entrevista de desligamento: projetada para os funcionários que saem, esta pesquisa visa compreender seus níveis de envolvimento ao longo de sua jornada com a empresa. Os funcionários que saem, geralmente não têm nada a esconder ou a enganar, por isso são a fonte mais genuína de feedback. Isto determina enormemente o nível de engajamento dos funcionários atuais e também ajuda as empresas a reduzir o atrito.

 

Principas características do software de experiência do funcionário da QuestionPro

 

  • Pulse App: Um aplicativo móvel poderoso, fácil de usar e esteticamente atraente se destaca por permitir que seus funcionários enviem e recebam pesquisas de ritmo (pulso) e feedback a qualquer hora e em qualquer lugar. Ideal para manter o controle do feedback em tempo real, este aplicativo inteligente tem características robustas como atributos coloridos, facilidade de arrastar e soltar, e um painel de controle abrangente.
  • Índice de Saúde Organizacional (OHI): Você pode achar que sua empresa é excepcional para manter seus funcionários engajados – mas como você se compara a outras empresas em seu domínio? A OHI utiliza uma análise vigorosa para lhe dar uma métrica específica para medir os níveis de engajamento.
  • Avaliação 360 graus da liderança: As equipes de liderança e administração de sua empresa também são funcionários; não se esqueça da necessidade de um feedback sistemático sobre seu desempenho. O relatório de avaliação de liderança 360° do software de experiência do funcionário da QuestionPro é uma poderosa pesquisa de engajamento dos funcionários que dá aos líderes uma visão de como avaliar seus gerentes com base em seus pontos fortes e fracos.

 

software de experiência do funcionário

 

4 motivos para realizar uma pesquisa de engajamento do funcionário

 

Agora que consideramos as diferentes maneiras de coletar feedback dos funcionários sobre seu nível de engajamento, vamos analisar mais de perto o valor de conduzir pesquisas de engajamento de funcionários.

 

1. Meça o engajamento do funcionário

Aprincipal razão pela qual as empresas medem o engajamento dos funcionários é para ver exatamente o que é que impulsiona seus funcionários. É importante que a gerência tenha uma perspectiva exata sobre o que os funcionários valorizam em seu local de trabalho, seja o avanço na carreira, o reconhecimento, o salário, os benefícios de emprego, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, etc. Uma pesquisa de engajamento do funcionário facilita a obtenção de resultados claros.

 

2. Dê voz a seus funcionários

Ofereça-os um meio de compartilhar suas opiniões. O uso de perguntas abertas em pesquisas de engajamento de funcionários é uma grande oportunidade para estabelecer uma comunicação bidirecional e envolver seus funcionários no processo de desenvolvimento. O envolvimento ativo de seus funcionários em seu planejamento e execução lhes dá um senso de responsabilidade.

 

3. Avalie seus resultados

A realização regular de pesquisas de engajamento do funcionário ajuda a coletar dados que você pode comparar ano a ano. Estas pesquisas não apenas ajudam a medir seu crescimento, mas você pode obter uma melhor compreensão da posição de sua empresa quando comparada aos melhores padrões da indústria. Por exemplo, se seus dados mostram que apenas 10% de seus funcionários estão satisfeitos com suas oportunidades de desenvolvimento, você pode comparar estes dados com outros empregadores para ver se esta é uma descoberta típica ou se sua empresa precisa melhorar.

 

4. Experiência de crescimento organizacional

As pesquisas de engajamento dos funcionários falam muito sobre o crescimento organizacional direto. Quando as empresas avaliam seu engajamento de funcionários, elas são capazes de identificar áreas de desenvolvimento. Suas pesquisas podem mostrar que departamentos específicos em seu local de trabalho têm altos níveis de engajamento enquanto outros departamentos não têm, ajudando a apontar seu foco na direção certa.

 

O software de gestão da experiência do funcionário da QuestionPro, conta com ferramentas para realizar as pesquisas de engajamento de funcionários e analisar os dados de modo a compreender pontos de necessidade de otimização.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

 

Agendar demonstração grátis