Plano de pesquisa: crie um e obtenha melhores resultados

O início de uma investigação começa com a conclusão de um plano de pesquisa detalhado e cuidadosamente elaborado, que especifica cada etapa da investigação a ser realizada. Este plano de pesquisa só é considerado adequado se você especificar:

  • O problema da pesquisa em termos concisos e precisos.
  • A informação necessária para resolver o problema.
  • Os métodos que serão usados para coletar as informações podem ser pesquisas on-line, entrevistas, grupos focais, etc. 
  • As técnicas analíticas que serão utilizadas para interpretar os dados obtidos.

Manter a objetividade na pesquisa é essencial para ter confiança suficiente nos resultados e, consequentemente, tomar decisões arriscadas. Para tanto, os pesquisadores utilizam, na medida do possível, o método científico, cuja característica principal é a conversão de preconceitos, noções e opiniões pessoais em proposições ou mesmo hipóteses.

Mas no final tudo se resume à análise das informações obtidas, uma vez que a tarefa do pesquisador vai além da coleta de dados. Você também deve interpretar essas informações em termos do que isso significa para a organização que encomendou a investigação. Os dados precisam se tornar informações e ser úteis na tomada de decisões e, para isso, é necessário realizar a análise relevante. Esse ponto de vista extra que o pesquisador dá, essa análise baseada em sua experiência no setor, traz um valor inquestionável a cada investigação. Você pode encontrar pequenos detalhes que certamente irão causar ótimos resultados. 

Concentre seu plano de pesquisa corretamente

A pesquisa de mercado pode estar relacionada a uma variedade de aspectos: produto, vendas, comportamento do consumidor, promoções, distribuição, preços, embalagem etc. Como o pesquisador não pode investigar tudo sobre um mercado, ele deve ser seletivo. A questão permanece como o pesquisador decide onde focar o estudo e em que profundidade cada tópico deve ser investigado. Para fazer isso, você deve usar os objetivos do projeto ou os dados que o cliente solicitou e que a investigação precisa obter. Portanto, a fim de realizar o melhor plano de pesquisa, é importante conhecer em profundidade os dados, tais como:

  • O propósito da investigação.
  • Os objetivos são definidos de maneira clara, concisa, atingível e quantificável.
  • O período de tempo em que a investigação será realizada.
  • Os recursos que possuem.
  • Estabelecer o período de apresentação do relatório.

Veja também: Estudos de mercados como veículo para os meios de comunicação

A importância de conhecer o objetivo da investigação no plano de pesquisa

Não é de estranhar que muitos pesquisadores não tenham conhecimento do objetivo exato do plano de pesquisa. Eles, muitas vezes, não apreciam a necessidade de fazê-lo. Em vez disso, simplesmente indicam o que acham que precisam saber. Isso pode resultar em erros de todos os tipos, incluindo uma má seleção de amostras. Por isso, vem a importância de conhecer os objetivos que se pretendem atingir, a fim de conduzir a investigação da melhor maneira possível. Aqui algumas considerações para ter a melhor amostragem:

Se o problema não for conhecido, é difícil tomar as decisões certas

O problema deve ser identificado! Este é o primeiro passo na concepção do nosso plano de pesquisa e que é consistente com as metas estabelecidas.

Isso também nos ajudará a decidir como coletaremos os dados, a metodologia que será usada, assim, poderemos agendar nossas atividades. Por exemplo, no caso de realizar pesquisas on-line, selecionar nossa amostra, aplicar a pesquisa, analisar os dados, criar um relatório,etc. 

Estudo de viabilidade de mercado: como utilizá-lo?

Uma vez que os resultados são obtidos, algo deve ser feito com eles

A pesquisa de mercado nos dá precisamente a oportunidade de gerar informações relevantes para a tomada correta de decisões. Por isso, devemos avaliar e entender essas informações e gerar novas ideias, repensar objetivos e métricas para atacar.

Não esqueça que o plano de pesquisa não é um processo único. O comportamento do consumidor está mudando constantemente. Então, você necessita estar atualizado, estar atento sobre as tendências e inovações do mercado. Procure a inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente. É por isso que temos que nos adaptar e crescer em conjunto, descobrir as novas necessidades dos clientes, seguir em frente, aprender novas técnicas e aplicá-las. Em poucas palavras, tornar-se uma referência em pesquisa. Faça um Teste de mercado: realize antes de lançar um produto

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Saiba mais sobre:

Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

Tamanho do mercado: veja estes 5 passos para calculá-lo