Qualidades de um líder em tempos de crise organizacional

É natural que dentro das organizações haja crises por diferentes razões. Hora ideal para as qualidades de um líder brilharem. Entre as situações que podem surgir estão:

  • Como a falta de resultados financeiros e a violação dos objetivos de negócios estabelecidos acima.
  • Um clima organizacional hostil que impede o desenvolvimento normal das atividades, causando desânimo e desinteresse dos funcionários em cumprir suas funções.

As situações mencionadas de crise nos negócios são propícias para se destacar um líder, com capacidade, caráter e criatividade para redirecionar os objetivos da empresa e trazê-la à tona novamente, com as menores consequências possíveis. Para conseguir isso, o seguinte decálogo de ações deve ser considerado:

Qualidades de um líder

  1. Tomar decisões sábias sob pressão.
  2. Saber como delegar funções.
  3. Dar bom uso à autoridade, com autonomia e respeito.
  4. Ter serenidade e persistência.
  5. Ser realista
  6. Reagir rapidamente para identificar os motivos que geraram a crise.
  7. Ser apaixonado pelo trabalho que você faz.
  8. Ter a capacidade de ouvir.
  9. Explorar diferentes caminhos de saída.
  10. Assumir riscos controlados.

Diferentes qualidades de um líder são refletidas, por exemplo, em dois personagens que se destacaram por sua experiência de sucesso organizacional e que deixaram grandes lições das quais todos devemos aprender.

Leia também: Características que um líder de vendas digital deve ter

Exemplos

Antes de mais nada, Steve Jobs, um visionário com espírito criativo, fundador da Apple, que mudou o mundo com sua criatividade, perseverança e capacidade de enfrentar novos desafios e se reinventar; gerando novas oportunidades de negócios e emprego, como a Pixar. Uma pequena empresa de animação computadorizada na qual ele investiu em 1986. Uma aposta arriscada para a época, que se tornou o gigante que conhecemos hoje, graças às inovações tecnológicas que Jobs impulsionou. Aventurando-se na sétima arte, cenário em que ele incluía a animação como peça chave para suas produções, transformando-o em um elo de grande importância dentro de sua estrutura organizacional e gerando significativos dividendos financeiros.

Uma das chaves do seu sucesso foram seus funcionários. Ele disse que “os maiores sucessos não são feitos por uma pessoa, são feitos por uma equipe de pessoas”. Jobs demonstrou as qualidades de um líder, capacitando-os e fazendo deles seus grandes aliados. Fez com que eles se sentissem parte da empresa e maximizou seu talento através de seu senso de pertencimento, criando círculos de confiança e um bom clima organizacional; que se tornou um fator fundamental para o cumprimento dos objetivos propostos e o posicionamento da empresa. Empresa a nível mundial.

Em segundo lugar, temos o empresário Germán Efromovich, nascido na Bolívia e nacionalizado brasileiro e colombiano. Em 2004, adquiriu a companhia aérea colombiana Avianca, quando passava por uma profunda crise econômica e foi protegida pela Lei 550, também conhecida como lei de falências.

Quando ele assumiu o controle da empresa, uma de suas primeiras frases foi: “Uma crise é uma oportunidade”. Treze anos depois, a Efromovich demonstrou as qualidades de um líder em fazer desta empresa um dos transportes aéreos mais importantes e lucrativos da América Latina.

5 funções de liderança e gerenciamento

Esta grande empresa possui um plano estratégico baseado em três premissas:

  1. Serviço ao cliente de alta qualidade.
  2. A expansão planejada da empresa em outros países da região, por meio de alianças estratégicas que geram mais serviços e novas fontes de emprego.
  3. A renovação permanente da frota de aeronaves da empresa, decisão que lhe permitiu manter um bom serviço e a confiança de seus clientes como uma mais-valia pela segurança que oferece.

A conclusão que pode ser levantada, após essa breve abordagem das qualidades de um líder, é que todas as pessoas têm a capacidade de exercer liderança em vários aspectos e diferentes contextos sociais. A diferença é que algumas pessoas são inovadoras e assumem riscos que lhes permitem sair dos estágios da crise dos negócios; deixando lições e caminhos a serem seguidos para superar esse tipo de situação.

Também recomendamos:

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Características de um líder de atendimento ao cliente

Comunicação do líder com sua equipe

O líder tóxico e seu efeito no ambiente de trabalho

Sobre o autor:

Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Comunicador social, redator e Community Manager da Universidade de Los Libertadores en Colombia. Criador, Diretor e Jornalista do “El Radar Informativo de Felipe Fuentes”.

Email:  radarinformativocol@gmail.com

LinkedlIn: Andrés Felipe Fuentes Velásquez

Twitter: @elradarinfoff

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram