6 dicas para encontrar bons respondentes para pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado existe há muito tempo e ajudam muitas indústrias a crescer, agarrando as oportunidades certas com base apenas no feedback do consumidor. Hoje, as pesquisas migraram para o ambiente digital e estão mais efetivas que nunca. E para otimizar ainda mais os resultados das pesquisas, é preciso eleger bem seus respondentes para pesquisas de mercado. Saiba onde encontrá-los!


 

Onde encontrar os melhores respondentes para pesquisas de mercado?

A investigação de mercado é definida como a descoberta e compreensão da viabilidade de um produto ou serviço através da realização de pesquisas diretamente com clientes atuais e potenciais. A pesquisa é necessária para saber em que ponto você se encontra entre seus concorrentes no mercado. Veja abaixo 6 dicas para conseguir os melhores respondentes para pesquisas de mercado.

 

1. Identifique o público alvo correto

Como um exercício preliminar para reunir insights acionáveis de pesquisa de mercado, é crucial identificar o público alvo e o mercado alvo correto. A precisão e confiabilidade de seus dados de pesquisa dependem de quão bem você define seus respondentes e quão bem eles são adequados para o estudo. Você deve saber quem utilizará seus produtos ou serviços porque suas opiniões são as mais importantes para suas decisões. Se você coletar respostas de entrevistados inaptos para pesquisa de mercado, acabará perdendo tempo, dinheiro e tomando más decisões.

Por exemplo, se você estiver realizando um estudo para a indústria de animais de estimação, certifique-se de identificar e visar apenas proprietários ou veterinários de animais de estimação para coletar informações confiáveis.

 

2. Use as mídias sociais para atrair respondentes para pesquisas de mercado

Hoje, a mídia social desempenha um papel maciço na vida de muitas pessoas. Chegar aos entrevistados através de canais de mídia social como Twitter, Facebook e Instagram, para citar alguns, não parece ser uma má opção. Com tanta informação compartilhada, passada e armazenada on-line através de vários canais de mídia social, os pesquisadores podem efetivamente receber respostas colocando as pesquisas nos lugares de alto tráfego e mantendo-as curtas e simples, mas intrigantes. Saiba como compartilhar suas pesquisas nas mídias sociais.

 

3. Construa uma comunidade de pesquisa online e envolva seus clientes

Construir uma comunidade online é uma excelente maneira de conduzir uma melhor pesquisa de mercado. Os pesquisadores podem distribuir pesquisas, conduzir pesquisas ao vivo, realizar grupos de discussão (focus group) em vídeo e envolver os membros da comunidade com discussões abertas sobre tópicos. Desde que as comunidades online tiveram um sucesso tão grande no passado, os pesquisadores continuam a construir, crescer e nutrir sua comunidade para obter insights mais rápidos. As recompensas como pontos interativos, dinheiro, e doações mantêm a comunidade viva e altamente engajada.

Criar comunidade online

 

4. Utilize painéis de pesquisa online (amostragem) que já possuam respondentes para pesquisas de mercado pré-qualificados

Os painéis online, ou amostragem, são um sucesso na pesquisa de mercado e há muitas razões para isso. Para começar, os painéis mantêm um banco de dados de diferentes tipos de respondentes pertencentes a múltiplos dados demográficos. A QuestionPro conta com um painel de mais de 22 milhões de respondentes de pesquisa em todo o mundo. As taxas de resposta entre os painéis de clientes são geralmente altas. Na maioria dos casos, o fornecedor do painel assume a tarefa de encontrar os respondentes certos com base nas necessidades do pesquisador. Assim, os pesquisadores podem dedicar mais tempo a outras atividades de pesquisa coma tranquilidade de que contam com os melhores respondentes para pesquisas de mercado.

Obter respondentes pré-qualificados

 

5. Envie suas pesquisas por email

Muitas vezes, muitas informações dos clientes são coletadas nos pontos de venda. A obtenção dos endereços de e-mail de seus clientes é muito valiosa para um maior envolvimento. Distribua pesquisas encorporadas no email a esses clientes para entender os problemas que eles enfrentam e o que mais eles querem do produto ou serviço. Ofereça algumas recompensas, como cupons, brindes ou até dinheiro para quem responder e mantenha as taxas de resposta altas.

Além disso, assegure-se de que sua pesquisa seja curta, mas envolvente para obter o máximo de respostas em sua pesquisa. Trabalhe no feedback que seus clientes lhe dão para receber sempre uma alta taxa de resposta em estudos de mercado. Envie lembretes de pesquisa para garantir que não haja muitos possíveis respondentes para pesquisas de mercado que escapem das fendas.

Criar pesquisa online

 

6. Coloque a pesquisa embutida em seu site e consiga respondentes para pesquisas de mercado organicamente

Que tal incorporar sua pesquisa em seu site? Incorporar o estudo de pesquisa facilita para respondentes para pesquisas de mercado compartilharem suas opiniões e dar feedback sobre seus produtos e serviços. Seja coletando feedback em páginas que você redesenhou recentemente, feedback sobre a experiência de compra ou informações sobre impressões gerais, uma pesquisa pop-up ou uma pesquisa incorporada no site é uma excelente maneira de coletar feedback de seus clientes diretamente. Saiba como conseguir o código para encorporar a pesquisa no corpo da sua página.

 


Agora que você sabe como conseguir os melhores respondentes para pesquisas de mercado, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração