Descubra a importância do Social listening nas empresas

Você já se perguntou qual imagem os outros têm de você ou de sua marca? Gostaria de saber se seus esforços em marketing digital nas redes sociais servem alguma coisa? Chegou a hora de você saber o que é o social listening e sua importância.

O que é o Social Listening?

O Social Listening, também conhecida como Audição em Mídia Social, permite saber tudo o que é comentado nas redes sociais sobre um tópico. Este tema pode ser notícia, marca, figura pública … Atualmente, 80% das pessoas entre 18 e 55 anos estão presentes em uma ou várias redes sociais. Portanto, saber o que eles pensam sobre um tópico ou marca é essencial para a estratégia de marketing de qualquer empresa ou marca.

As redes sociais são um elemento fundamental na estratégia de marketing de qualquer empresa. No entanto, o Social Listening não visa especificamente responder a comentários, perguntas ou críticas recebidas por esses canais; mas conhecer essas opiniões e coletá-las para, posteriormente, poder analisá-las ou gerenciá-las.

O Social Listening nos oferece informações muito valiosas sobre o que os clientes ou público-alvo de uma empresa sentem, pensam, precisam … Não apenas sobre a própria marca, mas também sobre a concorrência ou as necessidades que eles acham que não cobrem nenhum produto ou serviço existente.

Por que utilizar o Social Listening?

Agora que sabemos o que é o social Listening, podemos encontrar muitas vantagens que seu uso terá para nossa marca ou empresa.

1. Monitorar todas as suas menções no social listening

Atualmente, existem muitas redes sociais nas quais nossa empresa ou marca pode ter uma conta. Às vezes, controlá-los todos pode ser complicado, e a fuga de qualquer menção pode causar uma grave crise de reputação. Por tudo isso, o social Listening  permite agrupar tudo em um só lugar as menções e mensagens que nossa marca recebe. Desta forma é muito mais simples estar atualizados e manter nossos usuários bem servidos.

Leia também: Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los

2. Saber o que e onde falam sobre sua marca

Ouvir em redes sociais não serve apenas para monitorar menções. Também podemos encontrar opiniões nas quais os usuários não nos mencionam diretamente, mas falam sobre nós. Para fazer isso, podemos pesquisar não apenas nosso nome de usuário, mas também

nomes de produtos, hashtags relacionadas, palavras-chave comerciais … Tudo isso nos fornece muitas informações sobre a opinião que eles têm de nós e do nosso setor.

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

3. Conhecer o impacto de suas estratégias de marketing e obter novas ideias 

O Social Listening ajuda saber em primeira mão se os esforços de marketing em redes sociais estão impactando nosso público-alvo e, se estão fazendo isso correto.

Além disso, também podemos ouvir as necessidades de nossos clientes e público-alvo para poder criar campanhas e produtos que atendam aos seus verdadeiros desejos e necessidades.

Não é mais necessário fazer “experimentos” para saber o que funciona com seu público e o que não. Podemos ouvi-los diretamente para saber o que precisam e o que podemos mudar para melhorar. Descubra como criar pesquisas para redes sociais e obtenha o feedback que você precisa de seus usuários.

Estratégia de marketing digital – o que se necessita para criar-la?

4. Estudar e aprender com a competição

Não se trata de copiar tudo o que a concorrência faz, mas estudar quais são as estratégias seguindo e sabendo quais funcionam e quais não. Este estudo pode nos dar informações muito úteis da situação do nosso setor.

Saber quais produtos estão no mercado, com quem competimos, o que os clientes pensam nossa concorrência, quais são suas fraquezas, quais nichos de mercado não são coberto e pode ser uma oportunidade para nós … Toda essa pesquisa de mercado, que implicaria uma grande despesa de tempo e recursos, pode ser feito de maneira muito simples graças à escuta ativa nas redes sociais.

5. Antecipar situações de crise com o social listening

Se estivermos monitorando nossas contas de mídia social e o nome da nossa marca, é muito simples que percebemos quando surge uma crise de reputação on-line, e podemos resolvê-lo rapidamente. Em casos de crise, uma detecção oportuna é essencial para que o impacto seja o mínimo possível.

6. Encontre influenciadores do setor

Se, dentro da sua estratégia de marketing, você decidiu que deseja trabalhar com influenciadores, o social Listening o ajudará a encontrar o mais adequado para o seu setor e sua marca. O processo é muito simples, basta monitorar as principais palavras-chave do seu negócio e veja quem são os usuários e líderes de opinião mais ativos. Encontrar influenciadores relacionados principalmente ao seu setor será muito mais benéfico para sua stratégia; uma vez que eles segmentam especificamente seu público; e não de uma audiência geral.

Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

7. Melhorar nossos produtos ou serviços e desenvolver novos com o social listening

Saber o que uma grande parte de seus clientes pensa sobre seus produtos ou serviços o ajudará melhorá-los; e até desenvolver novos que ainda não estão no mercado.

Na opinião de usuários que já são clientes e outros que possam estar pensando sobre isso, podemos encontrar oportunidades e fraquezas de nossos produtos e serviços.

Como você pode ver, os benefícios do uso do Social Listening são numerosos para qualquer marca ou empresa. Além disso, se o compararmos com o pouco esforço que essa estratégia implica, os benefícios são muito grandes.

Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Como executar o Social Listening? 

Depois de mostrarmos todas as vantagens que o social listening pode ter para a sua empresa, você deve estar se perguntando, mas como faço isso?

Tentar encontrar tudo o que os usuários das redes sociais pensam sobre nós, nossa concorrência e nosso setor manualmente, é um trabalho árduo e muito complicado.

Para executar uma estratégia de social listening que nos informe de todos os benefícios mencionados anteriormente, o mais eficaz é usar uma ferramenta de social listening. Uma ferramenta permite agrupar em um único local todas as menções sobre as quais falamos anteriormente.

Também recomendamos: Marketing digital de performance – saiba do que se trata

Autor: 

Equipe Atribus, ferramenta de monitoramento e Social Listening. 

Facebook: AtribusMonitorizacion 

Instagram: atribus_com 

Linkedin: Atribus 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram