Determinar o tamanho da amostra para uma pesquisa online tornou-se uma das perguntas mais comuns entre pesquisadores de mercado independentes. O processo para definir o tamanho ideal da amostra a ser coletada, de forma a permitir uma tomada de decisão assertiva, não é tão complicado quanto você imagina (ou do que se lembra das suas aulas de estatística). Como não existe um número mágico, há alguns aspectos que você deve considerar antes de começar a calcular o tamanho da amostra para sua pesquisa online:
Seus objetivos e metas
O que você espera obter com a pesquisa? Você planeja projetar os resultados para uma população ou grupo demográfico maior? Quer entender como um grupo específico pensa? Está tentando tomar uma decisão importante ou apenas definir uma direção?
Se você pretende projetar os resultados da pesquisa para uma população maior, o tamanho da amostra é crucial, e será necessário garantir que ela seja equilibrada e representativa. Se o objetivo é apenas compreender preferências, o tamanho da amostra não é tão determinante.
Quanta precisão você precisa ou deseja ter?
Quão precisos você quer que os resultados da pesquisa sejam em relação ao valor real caso toda a população respondesse? Se a pesquisa vai orientar decisões de grande impacto, como investimentos milionários, você precisará de alta precisão.
Quanto maior a necessidade de precisão, maior deverá ser o tamanho da amostra e melhor a capacidade de representar a população em geral. Agora, se sua população for pequena — digamos, cerca de 200 pessoas — talvez seja necessário realizar um censo completo, e não apenas uma amostra.
Quanta confiança você deseja nos seus resultados?
Pense na palavra “confiança” sob a perspectiva do risco. Quanto risco você está disposto a assumir? É aqui que a porcentagem do intervalo de confiança se torna relevante. Você deseja 98% de confiança? 95%? A escolha da porcentagem de confiança impacta significativamente o número de pessoas necessárias para concluir a pesquisa.
Quanto maior a confiança desejada, maior será o tamanho da amostra — o que implica custos mais elevados para a pesquisa. Isso ajuda a visualizar os números reais por trás das porcentagens e os custos para alcançá-las.
Por exemplo, se você deseja 99% de confiança, pode ser necessário recrutar cerca de 1.000 respondentes adicionais. Isso significa pagar por uma amostra maior ou manter sua pesquisa ativa por mais tempo. Você precisará avaliar se está disposto a fazer essa troca por um resultado mais preciso.
Que tipo de variabilidade você está buscando?
Em outras palavras, quão semelhante ou diferente é a população? Se você estiver pesquisando consumidores sobre um tópico amplo, provavelmente terá muita variabilidade e precisará de uma amostra maior.
Mas se estiver pesquisando uma população muito homogênea, a variabilidade será menor e você poderá amostrar menos pessoas. Portanto, mais variabilidade significa uma amostra maior e menos variabilidade significa uma amostra menor. Se você não tiver certeza, pode começar com 50% de variabilidade.
Calcule sua taxa de resposta
É claro que você quer que todos respondam à sua pesquisa, mas sabemos que isso não vai acontecer. A taxa de resposta dependerá do nível de engajamento da sua amostra ou população com seu produto, serviço ou marca. Quanto maior a taxa de resposta, mais engajada sua lista.
O tamanho da amostra BASE é o número de respostas que você PRECISA obter. Para atingir seus objetivos, você precisará aumentar o tamanho da sua lista, lembrar as pessoas de responderem à pesquisa e também analisar a estrutura do questionário. Por exemplo, às vezes as pessoas não respondem a pesquisas longas. Portanto, se você reduzir o número de perguntas na sua pesquisa, a taxa de resposta poderá aumentar.
Como obter o número mágico?
Agora você está pronto para descobrir o tamanho da sua amostra!
Abaixo segue um diagrama que você pode usar como referência para começar:
Classificações
Esta tabela assume um nível de confiança de 95%, identificando um risco de 1 em 20. Esse erro real é maior do que a margem de erro (maior que 5%).
O tamanho base da amostra deve ser aumentado para compensar a possível falta de resposta.
Uma margem de erro de 5% indica a disposição de aceitar uma estimativa dentro de uma variação de ±5% do valor obtido. Quando a população calculada com o menor atributo ou conceito for inferior a 10%, a amostra precisa ser maior. A suposição de população normal é inadequada para níveis de precisão de 5% quando a população é de 100 pessoas ou menos.




