Tipos de erros – dicas para que não ocorram em sua investigação

Um detalhe simples pode fazer com que sua pesquisa não obtenha os resultados esperados, e isso significa que as informações para serem úteis devem ser o mais precisas possível. Existem vários tipos de erros, como os relacionados a uma seleção incorreta de respondentes ou até à falta de respostas obtidas. Portanto, você deve ter cuidado e fazer todo o possível para evitar cair neles.

Tipos de erros ao selecionar nossos entrevistados

Falha na seleção da população específica do nosso estudo

Este tipo de error ocurre cuando el investigador selecciona una población inadecuada. Es importante la selección del universo desde el cual obtendremos nuestros datos. 

Veja também: Como alcançar a qualidade das respostas de uma pesquisa

Erro de amostragem

É muito importante que aqueles que respondem às suas pesquisas representem com precisão a população a quem seu estudo é direcionado. Quanto mais homogênea a população, menor o erro amostral.

População e amostra: qual a diferença? Saiba aqui!

Erro de seleção

Esse é outro dos tipos mais comuns de erros. É um erro de amostragem que ocorre quando uma amostra é selecionada pelo método da não-probabilidade; para que possamos entender que essas pessoas não representam a população de que precisamos.

Erro ao não responder a uma pesquisa

Para começar, quem responder a pesquisa deve representar a população que você deseja estudar. Aqui você deve levar em consideração o fato de que eles não respondem porque não se conseguiu entrar em contato ou porque não queriam responder à pesquisa. Essas são duas coisas muito diferentes. Praticamente todas as pesquisas contêm um certo grau de erro, devido à impossibilidade de obter uma visão 100% representativa dos entrevistados.

Erros na experiência do cliente, como resolvê-los?

Tipos de erros devido à precisão das respostas

Erros de medição

Isso é muito comum na investigação, pode ocorrer, por exemplo, quando o entrevistador modifica a intenção da pergunta por escrito; ou quando o entrevistado entende alguma coisa que está sendo solicitada ou simplesmente não recebe as instruções para claro ao responder à pesquisa.

Leia: O que é controle de qualidade de dados para pesquisas

Erros por não responder

Aqui, nos referimos, por exemplo, a perguntas específicas que tratam de questões sensíveis para o entrevistado. Como questões pessoais ou que consideram colocá-las em risco, causando uma pesquisa inacabada.

A falta de resposta também pode ser um problema se uma investigação for realizada dentro de uma empresa. Pois, os entrevistados são indivíduos que representam uma organização em que existem diferentes níveis de autoridade. Portanto, é mais viável para um funcionário responder a uma pesquisa se tiver autoridade para fazê-lo ou se tiver o conhecimento necessário para responder em nome de toda a organização que representa. Também se tiver motivos pessoais ou profissionais para fornecer as informações que se está solicitando.

Detratores de marcas: dicas sobre o que fazer com eles

Devemos estar cientes de que existem vários tipos de erros que podem ocorrer e afetar nosso projeto, e que é nosso objetivo tentar minimizá-los. Para isso, devemos realizar boas práticas, como buscar a precisão de nosso projeto de pesquisa, medir ou estimar a margem de erro em que poderíamos cair. Uma má decisão pode fazer com que você cometa um erro. Portanto, esteja ciente de que nossas decisões boas ou más influenciam o sucesso de qualquer objetivo.

Também recomendamos: Conheça o que são as perguntas de controle e a importância de aplicá-las

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram