
É comum pensar que os teus melhores empregados não precisam de motivação extra. Afinal de contas, eles já são produtivos e são compensados de acordo com o que lhes prometeste. Assumir que não precisas de o fazer, no entanto, pode levar a consequências negativas que é melhor evitar. Por isso, o melhor é implementar estratégias para motivar os teus empregados, independentemente de achares que eles estão a dar o seu melhor.
Porque é que os empregados com melhor desempenho são os menos empenhados?
Há várias razões para isso, por isso evita perdê-los conhecendo primeiro as razões que os levariam a fazê-lo:
- Muitas vezes, as chefias não dão aos melhores empregados certezas quanto à sua capacidade de progredir ou subir na hierarquia profissional.
- Passa menos tempo a motivar os melhores empregados do que a motivar os empregados com um desempenho médio ou fraco.
- É muito comum que os melhores trabalhadores da empresa não sejam suficientemente reconhecidos ou desafiados. Convido-te a ler: Reconhecimento do trabalho. Conselhos para as empresas .
- Os gestores não resolvem rapidamente os problemas de mau desempenho na empresa (o que cria trabalho extra para os melhores empregados).
Estes são alguns pontos a que deves prestar atenção, pois é muito comum os trabalhadores pedirem a demissão quando se sentem desmotivados.
Estratégias para motivar os teus empregados
Tem em mente que um empregado não dará o seu melhor se não estiver satisfeito ou não se sentir valorizado. Aqui estão cinco estratégias que podes aplicar na tua empresa para fazer sobressair o melhor dos teus empregados modelo:
- Antecipa o tédio. Desafia-os para que não percam o interesse pelo seu trabalho e desistam. Em vez de esperares para saber se estão aborrecidos ou não, toma medidas para os manteres entusiasmados com o seu trabalho.
Podes aplicar um inquérito de avaliação do desempenho Se o teu pessoal não tem um bom desempenho nas suas actividades, isso pode ser um sinal de alerta ou de falta de inspiração. Se reparares que a sua rotina diária de trabalho não mudou ultimamente, isso significa que não têm quaisquer desafios ou desafios que os entusiasmem.
A maneira mais fácil de saber se uma pessoa está aborrecida é, naturalmente, perguntar-lhe diretamente. Lembra-te que o objetivo aqui é descobrir o tédio antes que ele se aperceba.
Quando detectares este problema, certifica-te de que as tarefas que lhes dás aumentam continuamente os seus conhecimentos e competências e encoraja-os a fazer coisas que lhes interessam.
Dar aos empregados a liberdade de escolher quanto tempo dedicar aos seus projectos ajuda a evitar o tédio e mantém-nos empenhados no trabalho.
Quando os teus empregados estão motivados, vão certamente encontrar formas de fazer o seu trabalho ainda melhor.
O que muitos empregados apenas querem é a oportunidade de serem realmente estratégicos e/ou criativos, para além do seu trabalho ou função. Recomendo que leias também: Chaves para desenvolver um melhor clima de trabalho através da motivação.
Não te esqueças de dar aos teus empregados feedback sobre o seu desempenho – mesmo os bons empregados gostam da afirmação dos seus superiores. Os empregados mais talentosos tendem a procurar formas de melhorar tudo o que são responsáveis por fazer.
- Incentiva o crescimento do emprego. Os trabalhadores talentosos podem sentir que não têm oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa.
Nas pequenas empresas, é possível conceber oportunidades de crescimento profissional. De facto, pode dizer-se que as pequenas empresas têm uma vantagem quando se trata de crescimento profissional para os seus empregados, porque podem criar novas posições centradas nas necessidades e objectivos de empregados específicos.
Uma das estratégias para motivar os teus empregados é criar e comunicar a todos os membros da empresa estas oportunidades de crescimento. Gere o sentimento de pertença dos teus colaboradores..
Cria cargos que se concentrem nas competências, no talento e no interesse dos melhores funcionários da empresa. Isto também pode significar oferecer aos teus melhores empregados algum tipo de formação ou desenvolvimento profissional que lhes permita pensar e envolver-se mais na sua carreira.
O importante aqui é: faz com que os teus melhores empregados sintam que a empresa investe no seu futuro, para que não queiram sair, mas queiram ficar e crescer na empresa.
- Oferece melhores incentivos. Os trabalhadores que trabalham bem esperam certamente uma melhor remuneração. É de salientar que, de facto, é este tipo de compensação que os trabalhadores mais valorizam.
Uma das estratégias para motivar os teus empregados é dar-lhes uma maior compensação financeira. Por exemplo, podes dar-lhes um bónus de produtividade, que funciona melhor do que um aumento salarial anual.
- Promove uma boa cultura de trabalho. Todos os trabalhadores têm um papel importante a desempenhar na cultura do local de trabalho. É importante tomar as medidas necessárias para tentar melhorar o desempenho dos trabalhadores e, se necessário, em alguns casos, despedi-los.
Podes começar por fazer um inquérito em linha à tua força de trabalho e descobrir mais sobre o clima de trabalho, as suas necessidades ou preocupações. Aqui tens 14 Razões para um inquérito sobre o clima de trabalho diferente.
- Reconhece os teus melhores empregados. Alguns estudos mostram que os melhores empregados anseiam pelo reconhecimento do bom trabalho que fazem. De facto, é provável e comum que os melhores empregados se sintam pouco apreciados quando ninguém lhes dá crédito ou repara no esforço extra ou no sucesso que alcançam.
Agradece-lhes publicamente por terem alcançado excelentes resultados e motiva os restantes funcionários a serem os melhores da empresa.
À medida que a tua empresa cresce, torna-se ainda mais importante pensar na gestão de pessoas e em como motivar e reter os teus melhores funcionários. A implementação destas estratégias para motivar os teus empregados ajudar-te-á a reter os melhores – boa sorte!