
A escala ordinal é um dos níveis de medida que nos dá a classificação e a ordem dos dados sem estabelecer o grau de variação entre eles. A escala de medida ordinal é a segunda das 4 escalas de medida.
Os dados ordinais são basicamente dados estatísticos que têm a mesma naturalidade, mas existe uma diferença entre eles que é desconhecida. Estes dados podem ser agrupados ou ordenados.
Por exemplo, uma escala ordinal pode responder a perguntas como:
Estás satisfeito com os nossos produtos?
- Totalmente satisfeito
- Satisfeito
- Neural
- Não estás satisfeito
- Totalmente insatisfeito
Estás satisfeito com o serviço de apoio ao cliente?
- Muito infeliz
- Infeliz
- Neutro
- Feliz
- Muito feliz
O que os inquiridos fazem é escolher entre as opções de satisfação, mas é claro que a resposta à pergunta “quanto exatamente” fica sem resposta. Compreender as diferentes escalas de medição ajuda os investigadores a obterem dados que possam ser utilizados no futuro.
Por conseguinte, é utilizada uma escala ordinal como parâmetro para compreender se as variáveis são maiores ou menores. A tendência central da escala ordinal é a mediana.
A escala escala de Likert é um exemplo de como não se pode concluir a diferença intervalar entre variáveis ordinais. De facto, nesta escala, as opções de resposta são frequentemente polares, por exemplo, algo como “totalmente satisfeito” ou “totalmente insatisfeito”.
A intensidade da diferença entre estas duas opções não pode ser relacionada com valores específicos, uma vez que o valor da diferença entre totalmente satisfeito e totalmente insatisfeito é muito maior do que a distância entre satisfeito e neutro.
Imagina que uma pessoa adora carros Mercedes Benz e que lhe é dado um inquérito com uma pergunta: “Qual é a probabilidade de recomendares carros Mercedes Benz aos teus amigos e familiares?” Imagina que seria muito fácil para essa pessoa escolher “Extremamente provável” em vez de “provável”. Mas e se fosse uma pessoa “neutra”, essa pessoa talvez tivesse alguma dificuldade em escolher. É por isso que uma escala ordinal é utilizada quando é necessário deduzir a ordem das opções e não quando é necessário estabelecer uma diferença de intervalo.
Propriedades da escala ordinal
- Para além de identificar e descrever a magnitude, a escala ordinal mostra normalmente o alcance relativo das variáveis.
- As propriedades do intervalo não são conhecidas
- São medidos atributos não numéricos, como a frequência, a satisfação, a felicidade, etc.
- Para além da informação fornecida pela escala nominal, a escala ordinal identifica o intervalo das variáveis.
- Utilizando esta escala, os enumeradores podem analisar o grau de concordância ou discordância dos inquiridos em relação à pergunta feita.
Exemplos de escalas ordinais
- Classificação dos alunos do ensino secundário: 1º, 3º, 4º, 5º, etc. Um aluno com uma nota de 99/100 seria classificado em primeiro lugar, outro aluno com uma nota de 98/100 seria classificado em segundo lugar, e assim por diante.
- Inquéritos de avaliação de restaurantes: quando recebes um inquérito com uma pergunta como “Qual o seu grau de satisfação com a experiência de jantar?” Neste caso, as opções de resposta podem ser algo como uma classificação de 0 a 10, em que 10 é extremamente satisfeito e 0 é extremamente insatisfeito.
- Escala de Likert: A escala de Likert é uma variante da escala ordinal utilizada para calcular a satisfação dos clientes ou dos empregados. Vê aqui 5 exemplos de escalas de Likert para o teu próximo inquérito.
- Esta escala também é útil para compreender o contexto socioeconómico de um público-alvo: rico, classe média, pobre, etc. (estes dados pertencem à categoria dos dados ordinais).
- Frequência de ocorrência: perguntas como: “Com que frequência lavas o teu carro?” Muito frequentemente, frequentemente, não frequentemente, nunca.
- Outro exemplo de utilização é para a avaliação da concordância, por exemplo, algo como: “indica o nível de concordância ou discordância que tens com as políticas da empresa onde trabalhas:” Concordo fortemente, concordo, neutro, discordo, discordo fortemente.
- Da mesma forma, as escalas ordinais são úteis para compreender as preferências das pessoas: se um comerciante realizar um inquérito em linha para descobrir qual a marca de computadores portáteis que os participantes preferem, o comerciante pode utilizar uma escala ordinal. A pergunta poderia ser algo como: “Das cinco marcas de computadores listadas abaixo, classifica-as por ordem da tua preferência: HP, Apple, Lenovo, Dell, Acer”.
Vantagens da escala ordinal
A principal vantagem da utilização da escala ordinal é a facilidade de comparação entre variáveis. Este tipo de escalas é extremamente conveniente para agrupar variáveis depois de ordenadas.
Se utilizares estas escalas corretamente em inquéritos ou questionários, obterás respostas úteis para a tua empresa. As respostas recolhidas podem ser facilmente comparadas e podes tirar conclusões poderosas sobre o público-alvo. Além disso, vale a pena mencionar que, como os valores são indicados relativamente utilizando uma escala linear, os resultados são frequentemente mais informativos do que a escala nominal.
Faz a tua próxima pesquisa online utilizando uma das nossas ferramentas, agenda uma demonstração e conhece as funcionalidades que o software de inquéritos QuestionPro tem para oferecer.