
A estrutura de um inquérito e a sua conceção são extremamente importantes para obter os resultados desejados. Aqui tens algumas dicas sobre como criar o melhor inquérito.
Porque é que a estrutura de um inquérito é importante? O êxito da tua investigação depende da conceção do teu inquérito. Este deve ser claramente organizado para evitar uma taxa de abandono que prejudique o projeto de investigação.
Qual é a estrutura de um inquérito?
Aqui tens os elementos que fazem parte da estrutura de um inquérito, concebidos para guiar os participantes ao longo de todo o questionário online:
IntroduçãoTambém pode ser um convite para responder ao inquérito e o local ideal para informar os inquiridos de que as suas opiniões ou respostas são seguras.
Duração do inquérito. É importante dar aos inquiridos uma estimativa do tempo que demorarão a preencher o inquérito.
Perguntas de avaliação dos inquiridosPerguntas concebidas para garantir que o inquirido cumpre os critérios necessários para responder ao inquérito. Os filtros típicos incluem dados demográficos (idade, sexo, região), nível de responsabilidade ou poder de compra (B2B), utilização de produtos/serviços ou conhecimento da marca/empresa. Os filtros são úteis para definir quotas.
Organismo de inquéritoReferimo-nos à maior parte do inquérito. Perguntas sobre a utilização, as atitudes, a sensibilização, a prova de conceito, as percepções da concorrência, etc.
Dados demográficosPerguntas utilizadas para traçar o perfil ou segmentar os inquiridos. Partilhamos contigo 7 perguntas demográficas para um inquérito.
Reflexões finais: Termina o inquérito com uma pergunta aberta que pede comentários adicionais.
RedirecionarPode ser uma simples página de agradecimento, um redireccionamento para o teu site ou para um artigo que fornece informações adicionais.
Passos para a conceção de um inquérito
Tendo em conta os elementos que fazem parte da estrutura de um inquérito, temos para ti os passos que te ajudarão a criar um facilmente:
1. antes de realizar um inquérito
Define o objetivo do teu inquérito: Certifica-te de que conheces a finalidade da investigação, ou seja, o que pretendes alcançar. Os objectivos devem ser claramente definidos e justificados.
É importante mantê-los do princípio ao fim, pois durante a análise dos dados, os objectivos são uma boa ferramenta que te permitirá ordenar a informação recolhida no inquérito.
Determina o tamanho da amostra: Depois de estabelecer os teus objectivos, o passo seguinte na estruturação de um inquérito é determinar a dimensão da tua amostra. tamanho da amostra a partir da qual a informação será obtida. A amostra é retirada de uma população principal ou de uma população maior e os passos para a obter dependem dos seguintes factores:
- O objetivo da investigação
- A hipótese de investigação
- Natureza das informações a obter
- Barreiras geográficas, financeiras ou de tempo
2. Desenvolvimento do inquérito
Depois de teres definido o tipo de informação que queres recolher, o passo seguinte é pensar na conceção do inquérito. conceção do inquérito. Para criar a estrutura de um inquérito da forma correta, tens de pensar nas perguntas que queres fazer, porque é a partir delas que vais obter a informação que pretendes.
Tem igualmente em conta os seguintes elementos:
Introdução: Esta secção deve incluir o objetivo da investigação, as indicações que os participantes devem seguir ao responderem e, claro, um agradecimento pelo tempo que dedicam a responder.
Informação do inquirido: Recomenda-se que esta secção seja acrescentada à estrutura de um inquérito. Os participantes podem indicar o seu nome, idade, estado civil, nível de escolaridade, estatuto socioeconómico, etc. Estas informações podem variar em função do objetivo do teu inquérito ou dos dados que já possuis, por exemplo, na tua base de dados de clientes ou de empregados.
Secção de perguntas: O teu inquérito deve incluir perguntas que te permitam recolher as informações de que necessitas. Um aspeto a considerar é que as perguntas podem ser abertas, fechadas ou mistas.
- Perguntas abertas: Este tipo de pergunta dá ao inquirido a possibilidade de responder com as suas próprias palavras.
- Perguntas fechadas: Neste tipo de pergunta, o inquirido tem de escolher entre algumas das opções de resposta indicadas. As perguntas abertas têm a vantagem de serem recolhidas e analisadas rapidamente, em comparação com as perguntas abertas.
- Perguntas mistas: Trata-se de uma combinação de perguntas abertas e perguntas fechadas.
3. Análise dos dados
Uma vez concluído o processo acima referido, o passo seguinte na estrutura de um inquérito é a recolha de informações e a análise dos dados. Nesta secção, os dados são contados e processados para facilitar a análise.
Lembra-te que os resultados devem estar relacionados com os objectivos do inquérito. Processa os dados corretamente para uma análise eficaz.
Uma vez concluída a análise, deves preparar um plano de ação e começar a implementar as mudanças.
Dicas para criar a estrutura de inquérito correta
- Sê claro e breve nas instruções do questionário.
- As perguntas do questionário devem ser diretas, compreensíveis e interessantes. Desta forma, incentiva os inquiridos a responder.
- O inquérito deve ter uma ordem definida; se houver perguntas relacionadas, devem ser agrupadas.
- Coloca as questões mais importantes em primeiro lugar. Se o inquérito for abandonado, obterás as respostas de que precisas.
- A informação recolhida deve ser analisada de forma objetiva.
A estrutura de um inquérito é extremamente importante para obteres as informações pertinentes e necessárias. Seguir as etapas acima de forma ordenada é um fator-chave para garantir o sucesso da tua investigação.
A criador de inquéritos é muito útil para criar e enviar um questionário piloto para te ajudar a certificares-te de que a estrutura de um questionário está correta e fazeres as alterações necessárias. Se quiseres saber mais sobre esta ferramenta, contacta-nos, nós guiar-te-emos ao longo do processo.