
A população dividida num número finito de unidades distintas e identificáveis é uma unidade de amostragem.
Hoje vamos aprender mais sobre este conceito e como ele afecta os resultados de uma investigação.
O que é uma unidade de amostragem?
A unidade de amostragem é o elemento (do objeto em estudo) no qual as variáveis devem ser medidas. Uma unidade distinta e identificável na qual a população em estudo é dividida.
Por exemplo, na investigação, isto significa dizer se queremos medir variáveis para uma espécie animal, por exemplo, em adultos, juvenis, machos, indivíduos reprodutores, ou trabalhar com base em rastos (excrementos, pegadas, etc.), ou para um habitat numa superfície, etc. Este elemento deve ser definido a priori para poder ser identificado sem ambiguidade.
Uma unidade pode referir-se a qualquer pessoa, animal, planta, produto ou “coisa” sob investigação.
Exemplos de unidades de amostragem
O termo unidade refere-se a um valor singular numa base de dados de amostras. Por exemplo, se a investigação for efectuada com uma amostra de estudantes universitários, um único estudante universitário será uma unidade de amostragem.
Outro exemplo de uma unidade de amostragem poderia ser se estivesses a realizar uma pesquisa em linha com 50 agregados familiares, um agregado familiar seria uma única unidade.
As unidades de amostragem são retiradas de toda uma população, como um país, uma base de dados de clientes ou uma região, e colocadas num grupo mais pequeno para formar uma amostra de investigação. Este grupo de unidades é utilizado para investigar, analisar e tirar conclusões.
Importância da seleção de uma unidade de amostragem
A unidade de amostragem tem um efeito significativo na exatidão e precisão da amostra (e, consequentemente, nos custos de amostragem). As dimensões da unidade também podem ser manipuladas para promover uma distribuição normal nos dados recolhidos que permita a aplicação de modelos convencionais de análise de variância para a análise estatística.
Uma das razões fundamentais para a existência de estatísticas é a comparação de diferentes conjuntos de dados (por exemplo, para ver qual é o “melhor”). Unidades pouco definidas tornam as comparações impossíveis.
Por exemplo, a precisão relativa é o rácio das variâncias de erro de duas concepções de amostra diferentes que têm a mesma unidade e a mesma dimensão da amostra. Se as unidades não estivessem bem definidas, ou estivessem definidas com um pequeno erro, o rácio não teria qualquer significado.
Como selecionar uma unidade de amostragem?
A unidade de amostragem a utilizar é determinada, em grande medida, pelos grupos-alvo do inquérito e pelos dados de que se dispõe sobre a população a amostrar.
A seleção de um subconjunto da população exige o conhecimento das unidades de amostragem, que são representações físicas da população a auditar. Geralmente, o auditor tem de escolher entre dois tipos de unidades de amostragem: elementos individuais da população ou unidades monetárias individuais da população.
Para fazer uma seleção estatística, a população tem de ser dividida em unidades de amostragem individuais às quais pode ser atribuída uma probabilidade de serem incluídas na amostra. A coleção total de todas as unidades às quais foi atribuída uma probabilidade de seleção é designada por base de amostragem.
Conclusão
Uma unidade de amostragem é qualquer um dos elementos selecionados de uma população para constituir uma amostra. Por exemplo, se as salas de aula forem selecionadas aleatoriamente da população, então a sala de aula, e não o aluno individual, é a unidade de amostragem.
Todas as unidades são rastreáveis, ou seja, estão disponíveis informações de contacto, localização no mapa ou outras informações relevantes sobre as unidades de amostragem.
Lembra-te que no QuestionPro oferecemos-te um serviço de amostras para que tenhas os inquiridos certos para a tua próxima investigação. Conhece QuestionPro Audience e obtém as respostas que procuras.