Amostragem intencional: recursos e exemplos

Amostragem intencional é uma técnica de amostragem na qual a pessoa encarregada de conduzir a investigação depende de seu próprio julgamento para escolher os membros que farão parte do estudo.

A amostragem intencional é um método de amostragem não probabilístico, isso ocorre quando “os elementos selecionados para a amostra são escolhidos pelo critério do investigador”. Vale ressaltar que os pesquisadores geralmente acreditam que podem obter uma amostra representativa usando o bom senso, o que obviamente resulta em economia de tempo e dinheiro.

Exemplo de amostragem intencional

Um exemplo de amostragem intencional é encontrado quando os repórteres param as pessoas na rua para perguntar sobre suas opiniões, por exemplo, sobre uma questão política ou qualquer outra questão específica.

É importante especificar que o repórter deve ter um critério específico ao escolher quem fará as perguntas na rua; se não houvesse critérios anteriores, não seria uma amostragem intencional, seria uma amostragem aleatória.

Como alternativa, o método de amostragem intencional pode ser mais eficaz quando o número de pessoas que podem participar da investigação é limitado.

Por exemplo, para uma investigação que analise, por exemplo, o luto pela perda de um parente relacionado ao desempenho da pessoa no trabalho, o investigador pode usar seu próprio julgamento para escolher se é prudente que a pessoa participe ou não de uma entrevista profunda.

Amostragem de público: definição, métodos e como usar com a QuestionPro

Onde usar a amostragem intencional?

A amostragem intencional, também conhecida como amostragem discricionária ou amostragem experimental; é usada para ajudar a responder à principal questão de uma investigação.

Dependendo do tipo de caso, a amostragem intencional pode ser dividida nas seis categorias a seguir:

1.- Caso típico. Esses são casos comuns e normais.

2.- Caso extremo. A obtenção de amostras desse tipo de investigação pode ser percebida como algo incomum ou raro; um exemplo disso pode ser o de explorar os motivos da falha corporativa entrevistando executivos que foram demitidos pelos acionistas.

3.- Amostragem de casos críticos. Isso se concentra em casos específicos que geralmente são dramáticos ou muito importantes.

4.- Amostragem heterogênea ou variação máxima. Isso se baseia nos critérios do pesquisador para selecionar participantes com características diferentes. A razão pela qual isso é feito é garantir a presença máxima de variabilidade nos dados primários.

Amostragem aleatória – conheça agora suas características

5.– Amostragem homogênea. Isso se concentra em um subgrupo específico no qual todos os membros da amostra são semelhantes, por exemplo, têm ocupações semelhantes, trabalham na mesma equipe etc.

6.- Amostragem teórica. Este é um caso especial de amostragem baseado na teoria fundamentada.

Leia também: Amostragem representativa para uma investigação eficaz

Vantagens da amostragem intencional

1.- A amostragem intencional é um dos métodos de amostragem mais eficazes em relação ao custo e ao tempo.

2.- A amostragem intencional pode ser o único método apropriado se você tiver várias fontes de dados que possam contribuir para o estudo limitado.

3.- Essa técnica de amostragem pode ser eficaz na exploração de situações antropológicas nas quais a descoberta de significado pode se beneficiar de uma abordagem intuitiva.

Confira a Amostragem por conveniência, como posso utilizá-la?

Desvantagens 

1.- Erros devido à vulnerabilidade do julgamento do investigador.

2.- Baixo nível de confiança e altos níveis de desvios.

3.- Incapacidade de generalizar os resultados da investigação.

Amostragem probabilística: conheça as vantagens de utilizá-la

Devido a essas desvantagens, a amostragem intencional não é muito popular em estudos de negócios; na verdade, os encarregados de conduzir estudos geralmente recomendam o uso de outros tipos de amostragem com menos chance de desvios  ou maior confiabilidade, como amostragem sistemática ou amostragem por prestações.

Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.