O que é uma análise pós data?

A análise pós data é a informação coletada automaticamente, durante o pagamento do cliente. Esses dados podem ser o estado do inventário, o tipo de gerenciamento de negócios ou as informações do consumidor como quem é, por que está comprando, hábitos e preferências de consumo, etc.

A análise pós data permite que varejistas e fabricantes realizem uma análise detalhada de cada ponto de venda, essencial para obter dados sobre o comportamento do consumidor e as tendências de compra.

Para que serve uma análise pós data?

A análise pós data é uma mina de ouro para as lojas de varejo, pois permite que elas entendam claramente o comportamento do consumidor e o impacto das vendas em cada ponto de venda.

No entanto, embora a maioria deles capture e armazene uma grande quantidade de dados relevantes para os negócios, eles não sabem o que fazer. É por isso que temos para você alguns dos principais usos de uma análise pós data:

1. Identificar os produtos de baixa demanda

Entre os principais problemas que os consumidores enfrentam estão os preços altos, a qualidade e a falta de variedade nos produtos oferecidos por uma loja de varejo.

Ao realizar uma análise pós data, é possível identificar a maneira pela qual os clientes respondem aos preços dos produtos e as estratégias que os varejistas podem aplicar para gerenciar o estoque e, assim, conhecer a disponibilidade, as tendências, o consumo das lojas. Os diferentes períodos.

A análise pós data permite que os gerentes solicitem mais de um produto que gere mais vendas e mais lucros para seus negócios

Análise da voz do cliente. Entenda qual a importância!

2. Comprar a quantidade certa de produtos

As empresas de varejo cometem o erro de escolher o número médio de produtos vendidos como parâmetro para aumentar ou diminuir seu armazenamento. No entanto, eles não levam em consideração temporadas como fins de semana, feriados, etc.

Ao conhecer essas informações, os varejistas realizam uma contagem de estoque apropriada e obtêm mais lucros com a quantidade correta de produtos.

3. Armazenar os produtos certos

Sabe-se que os produtos esgotados desaceleram as vendas de um negócio de varejo. Portanto, na análise dos dados do PDV, eles revelam uma tendência que indica quais estão em maior demanda e em que períodos.

O exposto acima permite priorizar os produtos armazenados nas lojas. Também gerenciá-los em diferentes categorias e ter estoque suficiente na hora de levá-lo às prateleiras.

4. Identificar as tendências de vendas

As informações coletadas durante uma análise pós data indicam com precisão as vendas e os ganhos de cada ponto de venda. Isso o ajudará a comparar os resultados, otimizar a produtividade de cada loja e aumentar a lucratividade entre eles.

É fácil obter dados comparáveis em uma análise de dados de PDV. Com essas informações, você pode conhecer detalhadamente cada produto, categoria e organização das prateleiras nos pontos de venda.

Veja também: Análise de sentimentos do cliente – como usar a ferramenta

5. Melhores estratégias comerciais

A análise pós data permite conhecer o que está acontecendo nos pontos de venda e os hábitos dos consumidores; para tomar melhores decisões e melhorar a comercialização dos produtos.

Com isso, é possível medir com precisão a eficácia das promoções comerciais executadas, identificar o ROI da promoção e qual é o aumento nas vendas de cada uma delas; para que você possa planejar melhor as promoções futuras e otimizar suas estratégias com preços baseados em dados.

Pesquisa de mercado e análise de mercado Qual é a diferença?

6. Conhecer os hábitos de consumo através da análise pós data

A análise pós data ajuda a coletar informações profundas sobre os consumidores. Analisar quais produtos eles mais consomem e quais outros produtos eles usam para complementá-los.

Isso permite planejar adequadamente as promoções, de acordo com o tipo de cliente e organizar os produtos nas lojas de acordo com o consumo.

Saiba Como descobrir os hábitos de consumo dos seus clientes

Importância de realizar uma análise pós data

A análise de dados do POS permite coletar informações constantes em grandes quantidades; o que permite rastrear e prever contagens de estoque, otimizar campanhas de marketing e obter informações detalhadas do cliente ideal.

Atualmente, a análise pós data é muito mais popular. Não se trata apenas de conhecer o mercado que sua marca cobre, mas também permite identificar outros fatores extremamente importantes. Como disponibilidade de produtos, status de estoque e vendas, ROI etc; que beneficiarão as áreas de vendas de maior oportunidade, o aumento da demanda do produto; e o processo identificado ao satisfazer as necessidades do consumidor. Análise de comportamento do usuário na web: saiba como realizar

A análise tradicional de informações fornece informações gerais. No entanto, a análise de dados do PDV oferece dados processáveis ​​que permitirão que você seja mais eficaz em suas promoções. Assim como também projete vendas e execute campanhas de marketing lucrativas.

Descubra como fazer uma análise de venda de PDV facilmente usando uma ferramenta de coleta de dados! Entre em contato conosco e nossa equipe o ajudará a alcançá-lo.

Também recomendamos: Saiba o que significa a análise SWOT

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram