Como descobrir os hábitos de consumo dos seus clientes

Identificar os hábitos de consumo dos clientes é uma parte essencial do marketing que ajudará seu negócio a crescer. Para qualquer negócio prosperar, você precisa encontrar os clientes certos. Mas, como você encontra as razões pelas quais as pessoas compram seu produto ou usam seus serviços?

Por não olhar atentamente para os hábitos de compra, você pode estar desperdiçando milhares de oportunidades e concentrando seus esforços de marketing e publicidade em algo que não funciona.

Descobrir os hábitos de consumo é o primeiro passo para aumentar as vendas. Você pode fazê-lo através das pesquisas de mercado. Também recomendamos a leitura de: Medir a intenção de Compra – Uma abordagem de funil

Quais são os hábitos de compra?

Os hábitos de compras são as tendências que os clientes apresentam ao comprar produtos e serviços. Essas tendências vêm de uma variedade de diferentes fatores, dos quais parecem óbvios e sem importância. Conheça também: Segmentação de mercado: conheca os diferentes tipos

Ao examinar os hábitos de compras, tenha em mente os fatores físicos e mentais que compõem sua base de clientes. Você estará mais bem preparado para desenvolver um plano de marketing que aproveite os hábitos de compra de seus clientes e gere mais vendas.

Encontre o público certo

O público-alvo da sua empresa é o grupo de pessoas que são os consumidores previstos ou potenciais do seu produto. Seu público pode ser jovens profissionais, empresários, pais ou viajantes, tudo depende de seus produtos e serviços. Veja: Você conhece as necessidades de consumo dos seus clientes? Eles também não!

Para encontrar e criar o público-alvo certo para sua empresa, observe seus atuais clientes fiéis. O que eles têm em comum? Por que eles participam do seu negócio? O que os levou a fazer uma compra? Use essas informações para incentivar outras pessoas a se tornarem clientes.

Se você está apenas começando ou não tem uma base de clientes fiéis, verifique o histórico de compras anteriores. Ao conhecer o comportamento do consumidor, você pode detectar semelhanças e tendências entre seus clientes, isso lhe dará uma ideia de como encontrar mais dessas pessoas.

O que influencia os hábitos de consumo das pessoas?

Existem dois tipos de influências que afetam significativamente os hábitos de consumo dos clientes e são os principais fatores que influenciam as pessoas a comprar seu produto ou serviço. Esses dois tipos de influências são internos e externos.

Influências internas

As influências internas são os fatores que afetam as compras dos clientes. Os desejos, necessidades e preferências dos clientes são influências internas que impulsionam as decisões de compra.

Os clientes tomam decisões de compra com base no sexo, idade, localização, nível de escolaridade e família, etc. As influências menos óbvias que podem estar afetando seus clientes podem incluir humor, status social, hora e funcionamento cognitivo. Quais são as influências internas que afetam seus clientes? Identificá-las permitirá que você alcance os consumidores que estão procurando por um produto ou serviço como o que você oferece.

Influências externas

As influências externas são as que influenciam os hábitos de compra fora das necessidades e desejos individuais, como os anúncios no Facebook, recomendações de celebridades, depoimentos de clientes e tendências atuais. Saiba mais em: Pesquisas para adolescentes, saiba como e quando utilizá-las

Use influências externas para incentivar os clientes a fazer uma compra, identifica o que influencia seus clientes-alvo e use essas forças externas para obter mais vendas.

Investigue os hábitos do consumidor e alcance mais clientes

O marketing só é eficaz se atingir as pessoas certas. Identificar as coisas que influenciam as decisões de compra permite que você aproveite esses fatores para alcançar mais clientes.

Por exemplo, se o seu público-alvo for homens com mais de 65 anos que fazem compras pela manhã, seu método de marketing mais eficaz pode ser em jornais ou anúncios impressos. Por outro lado, se o seu público-alvo for adolescentes, um anúncio em um shopping ou no Facebook pode ser o meio de publicidade mais eficaz.

Alinhar seus objetivos de marketing a longo prazo com os hábitos de compra de seus clientes pode afetar suas vendas. Leia também: Quais são os 4 C’s de marketing?

Monitore os hábitos de compra dos clientes

Agora que você sabe o que pode influenciar os hábitos de consumo dos seus clientes, pode precisar de ajuda para monitorar esses diversos fatores.

A análise do site pode ajudar você a monitorar as consultas de pesquisa dos usuários. Saber o que levou alguém ao site da sua empresa pode fornecer informações valiosas sobre as influências para conseguir uma venda. Leia também: Serviço ao cliente: características essenciais para a melhoria

Outra maneira de monitorar os hábitos de compra dos clientes é através do uso de programas de fidelidade. Ofereça um incentivo para obter clientes recorrentes, que podem mostrar padrões nas vendas e ajudá-lo a conhecê-los melhor. Quanto mais você conhece os hábitos de consumo de seus clientes, mais fácil você poderá vendê-los.

Agora que desmistificamos quais são os hábitos de compra dos clientes e como você pode identificá-los e aproveitá-los, use essas informações para se concentrar em seu público-alvo e obterá melhores resultados.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize auma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.