Arquétipo do cliente: como definir um cliente ideal?

Você é um daqueles que desejam ter clientes sem saber quem são ou de onde vêm? Sem dúvida, definir o arquétipo do cliente é uma estratégia muito melhor e mais eficaz para os seus negócios. Isso ajudará você a criar relacionamentos mais significativos com seus consumidores e mantê-los alinhados com seus objetivos.
Conheça as características dos clientes para criar melhores relacionamentos e gerar maiores vendas para o crescimento do seu negócio.

Importância de definir o arquétipo do cliente e atrair melhores consumidores

Você sabe o motivo pelo qual você não atrai os clientes certos para o seu tipo de negócio? Você está completamente satisfeito com os clientes que possui? Se você não possui um arquétipo de cliente definido, em vez de atrair alguém muito específico, estará atraindo clientes que não ficarão totalmente satisfeitos.

Ainda que se você esteja dedicando tempo e esforço ao seu marketing para atrair novos seguidores nas redes sociais, atualizando sua loja, seu site, etc; para ser conhecido por mais pessoas, você deve ter um arquétipo de cliente ideal para alcançar as vendas que precisa.

É aqui que ter uma ideia de quem é seu cliente ideal pode fazer toda a diferença. Levar em conta uma pessoa muito específica com quem você está se comunicando fará uma grande diferença.

Criar um arquétipo de cliente é vital para um negócio bem-sucedido e pode ajudá-lo a criar melhores serviços e produtos. Ao manter em mente o cliente dos seus sonhos e saber como ele pensa e se sente, você pode se conectar diretamente e dar o que ele realmente precisa.

Leia também: 4 maneiras de cuidar do relacionamento com o cliente

Etapas para definir um arquétipo de cliente

Como escolher e definir o tipo ideal de cliente que você precisa?

Escolha e defina o buyer persona.

Questionário para buyer persona: como criar um?

1. Analise seus clientes atuais

Na verdade, nem todos os nossos clientes são nossos clientes ideais, isso é normal e está tudo bem. Usamos a situação atual como ponto de partida para melhorar. Analise quem são seus clientes existentes e identifique aqueles com quem você realmente gostava de trabalhar, aqueles que se encaixam perfeitamente no arquétipo do cliente.

Descubra quem foram os clientes mais lucrativos, quem realmente aprecia o seu serviço e está pagando com prazer. Clientes leais à sua marca, que amam seus valores e continuam voltando.

Se ainda não houver clientes reais, ou eles simplesmente não são os perfeitos, você ainda pode fazer este pequeno exercício, apenas imagine o cliente dos seus sonhos.

A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

2. Defina seu tipo ideal de cliente

Escreva todos os detalhes que você conhece sobre o arquétipo do seu cliente. Quanto mais clara você tiver uma ideia de quem é seu cliente ideal, melhor.

Anote informações pessoais, como idade, sexo, estado civil, onde moram, etc. Pergunte a si mesmo qual é o seu status de ocupação e renda, como você vive, come, se veste e conversa. Quais são seus principais valores e crenças? Obtenha todos os dados, de preferência o mais detalhado possível. Isso ajudará você a ter uma imagem clara do que está procurando.

Veja também: 3 estratégias para identificar um cliente ideal

Definir seus clientes com os seguintes critérios é um bom ponto de partida:

– Nome, idade, sexo

– Estado civil

– Ocupação e renda

– Como é a sua vida familiar?

Seus interesses

– Quais livros e revistas leem?

– O que veem na televisão?

– Filmes favoritos?

– Quais são suas páginas web favoritas?

– Podcasts ou canais do youtube ouvem ou assistem?

Seu estilo

– Quais são as marcas que preferem?

– Que roupa vestem?

– Qual é o tipo de música que ouvem?

Seus valores

– O que os inspiram?

– Vão a eventos / conferências / treinamentos?

– Quais são suas principais crenças na vida?

– O que eles valorizam no seu produto / serviço?

Escolher e criar um arquétipo de cliente ideal pode ajudá-lo sem dúvida em seus negócios.

Veja: 5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

3. Crie uma visão para definir o arquétipo do cliente

Agora defina as estratégias que você usará para atrair o cliente dos seus sonhos. Use todas as informações disponíveis para criar, por exemplo, conteúdo que lhe interessa; ofertas que não se pode recusar e criar relacionamentos realmente significativos.

Lembre-se de que, com a QuestionPro, você pode criar formulários on-line para obter dados de pessoas que visitam sua empresa diariamente ou usam seu serviço. Identifique o arquétipo ideal do cliente e obtenha melhores resultados para o seu negócio!

Também recomendamos: Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.