5 passos para atender bem o cliente

A única maneira de saber se um cliente está insatisfeito com seu serviço é quando ele entra em contato com a empresa e os informa sobre sua má experiência. Também quando a empresa se comunica com o cliente por meio de seus executivos. No entanto, muitas vezes, se o atendimento ao cliente não estiver disponível, o cliente não reclamará de nada. Mas, mudará para a concorrência, tudo porque você não conseguiu atender bem ao cliente. Para que isso não ocorra, se atente nessas dicas de como atender bem o cliente.

Como você localiza esses clientes insatisfeitos? E que perda tem o seu negócio quando o cliente que decidiu mudar para a concorrência não lhe conta os erros que você teve?

Neste caso, a melhor opção para atender bem o cliente é estabelecer procedimentos que assegurem que o mecanismo do seu atendimento esteja sendo realizado. Estabelecer esses mecanismos para o seu serviço ajudará você de duas maneiras:

  • O atendimento ao cliente será proativo ao implementar essas etapas.
  • O cliente terá a oportunidade de dar sua opinião à empresa quando estiver insatisfeito com alguma coisa.

Dicas para atender bem o cliente

1) Esteja sempre disponível

Dependendo do orçamento que você tenha, pode disponibilizar uma linha de suporte 24 horas, os 7 dias da semana, ou contratar uma empresa para este trabalho a um custo menor. Isso ajudará você a estar disponível para seus clientes a qualquer momento. Se isso não for possível, atenda pelo menos as chamadas durante o horário de trabalho. Use seu site e um e-mail para atender os clientes. Essas formas de comunicação ajudarão você a fornecer um melhor serviço ao cliente e, desse modo, ficarão satisfeitos.

2) Responda rapidamente

Tome como exemplo qualquer problema que você teve. Hoje, os clientes são impacientes e querem uma resposta o mais rápido possível. As pesquisas mostram que quanto mais rápido o serviço ou a resposta da empresa, o cliente criará um link mais próximo com a sua marca. Então, você precisa reduzir o tempo de resposta o máximo possível. A ideia é ter seu próprio sistema de suporte para ajudá-lo a atender bem ao cliente e fornecer o melhor serviço.

3) Treine os funcionários que terão contato direto com seus clientes

Se você pegar um banco como exemplo, o cliente entrará em contato com muitas pessoas de diferentes departamentos. Ele entrará em contato com o caixa, com o departamento de segurança, se estiver investindo, com o departamento de empréstimos, se ele solicitar um. Um serviço inadequado de qualquer um desses departamentos faria com que eles perdessem esse cliente. É por isso que você precisa treinar todas as pessoas que estarão em contato com os usuários. Essas pessoas precisam ser empáticas para atender bem o cliente. Esses funcionários devem ser treinados sobre o valor do tempo das pessoas.

4) Aceite seus erros

Muitas vezes, por ser uma organização em crescimento ou por ter um calendário acelerado, deixamos de estabelecer um mecanismo para receber as opiniões ou reclamações dos clientes. Essas falhas tornam-se mais agudas quando temos queixas e as ignoramos. Dar importância a essas reclamações é vital. Pois, elas ajudarão a organização a crescer e também darão informações sobre o que melhorar.

Coletar comentários e estabelecer medidas de atendimento ao cliente é uma coisa. Mas, os comentários recebidos por meio desses mecanismos necessitam ser ouvidos para dar um melhor atendimento ao cliente a longo prazo e transformar sua empresa em uma das principais marcas.

5) Mostre que seus clientes são importantes para você

Uma boa decisão para o seu negócio é investir na criação de processos completos de atendimento ao cliente. Mas, certifique-se de que o cliente esteja satisfeito com sua marca. Certamente você deve entrar em contato com o cliente que não procurou por você. Como alternativa, os clientes que compram repetidamente precisam estar localizados também para receber suas opiniões.

Você pode começar a enviar uma pesquisa de satisfação e saber quais são as necessidades do cliente, suas motivações e opiniões sobre seu produto ou serviço. Ao fazer tudo isso, você está demonstrando que se importa em atender bem o cliente. Isso envia uma ótima mensagem sobre o compromisso que você tem com o serviço que dá ao seu consumidor final.

Em geral, há mais etapas que você pode modificar e implementar em sua organização para atender bem o cliente e fazer com que ele retorne. De qualquer maneira, você deve agir em relação aos comentários negativos para fornecer um serviço excelente e alcançar a satisfação do cliente.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Aqui deixamos uma lista de leituras para você:

Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Sucesso do cliente e atendimento ao cliente: entenda a diferença

Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Qualidade do atendimento ao cliente

Dicas para melhorar seu atendimento ao cliente virtual