Atendimento ao cliente online: construa a confiança do seu negócio online

Como você constrói um relacionamento de confiança com o cliente? É mais fácil quando você pode se conectar com eles pessoalmente, para poder ler suas expressões mais facilmente à medida que interagem e ouvem suas necessidades e sua perspectiva em que ou em tal situação. Mesmo em conversas telefônicas, o tom da voz do cliente pode ajudá-lo a determinar seus sentimentos. Mas e o atendimento ao cliente online em um negócio on-line? Como construímos sua confiança em relação à nossa empresa?

Construir a confiança do cliente online é diferente. Isso não dificulta necessariamente, mas existem alguns fatores que você deve considerar para um melhor atendimento ao cliente online. Existem empresas que dominam a arte de construir essa confiança e têm reputação e elogios para provar isso. Algumas delas, como a Apple, são classificadas entre as melhores empresas pelo atendimento tradicional ao cliente, como online, enquanto outras, como a Amazon, que surgiram online, constroem sua confiança através de práticas inteligentes para chegar ao topo. 

Dicas para criar confiança através do atendimento ao cliente online

1.- Mantenha as coisas fáceis

Coloque-se no lugar do cliente e siga todo o procedimento de navegação do seu site para fazer um pedido. É fácil entender a navegação no site? 

Veja também: Estratégia de experiência do cliente – confira algumas dicas

2.- Seja acessível e melhore o atendimento ao cliente online

As pessoas querem fazer negócios com as pessoas. Ofereça vários canais através dos quais você obtenha um melhor atendimento. Eles devem ter a possibilidade de fazer perguntas, comentários ou sugestões, por meio de uma central de atendimento, email, mensagens de texto, Facebook, Twitter, etc. 

Ideias simples para uma melhor experiência do cliente

3.- Publique informações de contato

Coloque-a em todas as páginas do seu site. Facilite para um cliente ligar, enviar e-mail ou entrar em contato instantaneamente com as várias áreas da empresa ou da área de atendimento ao cliente online.

Marketing de experiências, a fórmula para amar sua marca

4.- Mantenha os tempos de espera do telefone ao mínimo e aumente a eficâcia do atendimento ao cliente online

Os clientes que precisam esperar se sentem frustrados e sentem que a empresa não se importa o suficiente para ter a equipe certa para o atendimento ao cliente. Você pode usar a tecnologia que informa ao cliente quanto tempo será a espera ou oferecer a opção de retornar a chamada automaticamente.

5.- Responda rapidamente às suas redes sociais para melhorar o atendimento ao cliente online

Quando um cliente entra em contato através de uma rede social, você deve responder em minutos – não em horas ou dias. Monitore constantemente as redes sociais, garanto que você pode tirar proveito delas, não apenas no atendimento. 

Dicas para alcançar uma melhor experiência do cliente digital

6.- Compartilhe os depoimentos de clientes satisfeitos com seu produto, serviço ou marca

Essa será uma maneira de testar a confiança de seus clientes e ajudará os clientes em potencial a abordar sua empresa para sentir essa experiência.

Estratégia de atendimento ao cliente: 5 passos para criar uma eficaz

7.- Peça aos seus clientes para postarem seus comentários on-line

Incentive os comentários. Não apenas daqueles que tiveram uma ótima experiência, mas também de qualquer cliente que possa ter tido um problema ou crítica; esteja satisfeito com o tratamento da situação ou com a resposta que você deu a ele.

Espero que você implemente essas dicas para o atendimento ao cliente online e faça do seu projeto um sucesso.

Feedback negativo do cliente: você está escutando?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram