Atendimento ruim ao cliente – dicas de como superar esse problema

Você já refletiu sobre atendimento ruim ao cliente e a qualidade do serviço que oferece ao seu consum? Muitas empresas não cumprem o que prometem: dar o melhor serviço. Isso acaba fazendo com que muitos consumidores decidam não fazer uma compra ou nunca retornem devido a uma experiência ruim.

Hoje, as empresas enfrentam uma maior demanda dos consumidores, que buscam constantemente ser ouvidos para satisfazer suas necessidades e desejos. Infelizmente, muitos funcionários prestam um serviço inadequado ao cliente e arriscam as vendas da empresa.

As expectativas dos clientes estão aumentando. Eles buscam a personalização, o tratamento direto e valorizam serem reconhecidos. Portanto, é importante conhecê-los em detalhe e criar empatia, tratando-os como merecem.

Evite o atendimento ruim ao cliente aplicando pesquisas online

Compartilhando as informações solicitadas, se obterá, por exemplo, mais ofertas, campanhas promocionais, preços especiais e lançamento de novos produtos. Os clientes querem se sentir úteis e dispostos a compartilhar ideias, comentários ou sugestões. Tudo para melhorar o atendimento ao cliente. Por meio de uma pesquisa online, você pode dar voz ao cliente e tomar as melhores decisões. Crie uma conta gratuita na QuestionPro e explore a plataforma.

Veja: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Cada cliente que consome nossos produtos, marca ou serviço é único. É nossa responsabilidade trocar experiências que nos conduzam à melhoria contínua e a satisfação de cada um deles. Nisso reside o sucesso do que fazemos dia após dia. Um mau atendimento ao cliente, uma má cara, uma resposta negativa podem acabar com o trabalho de todos.

Portanto, devemos:

  • Simplificar processos,
  • Crescer,
  • Buscar estabilidade,
  • Criar um impacto duradouro no mercado.

Concentrar-se no cliente nos ajudará em todos esses aspectos e, é claro, também conseguiremos sua lealdade.

Veja aqui: Sucesso do cliente e atendimento ao cliente: entenda a diferença

Atenda as necessidades dos clientes

Analise o trabalho dos responsáveis ​​pelo atendimento ao cliente ou a área de suporte. Preste atenção naqueles que têm contato direto com seus consumidores. Garanto que você encontrará muitas áreas para melhoria. Também é importante conhecer o ponto de vista dos funcionários. Eles possuem informações em primeira mão que irão ajudá-lo a não cair em um mau atendimento ao cliente. Convido-o a ler também: Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

É verdade que não basta apenas conhecer as reclamações dos clientes, temos que resolvê-las e garantir que eles saibam que fizemos isso. Para isso, uma vez resolvido o problema, você pode enviar um e-mail informando aos clientes sobre as mudanças que foram feitas ou sobre as ideias que você implementou com a ajuda deles.

Esse tipo de ação, além de proporcionar uma melhor experiência aos clientes, também ajuda a melhorar o ambiente de trabalho da empresa,. Pois, os trabalhadores se sentem motivados e percebem que pertencem a uma empresa que se preocupa com o fornecimento de soluções rápidas e eficazes.

Talvez você esteja interessado em ler: Experiências memoráveis para fidelização dos consumidores

Na busca por rostos sorridentes

Existem muitas empresas que na busca de satisfazer seus clientes fazem uso de diferentes ferramentas,. No entanto, devemos ter certeza que a implementação de qualquer uma delas ocorre por um motivo. Os funcionários devem ter treinamento adequado de cada ferramenta fornecida, a fim de serem explorados ao máximo e que o mau uso isso não se torne outro problema. O mesmo acontece quando implementamos novos processos ou regras. Esses não devem interferir ou colocar mais obstáculos, muito pelo contrário, deve encurtar os tempos, fornecer soluções para proporcionar a melhor experiência.

Entenda como trabalhar a confiança dos clientes na sua empresa

Clientes satisfeitos são clientes felizes, e é por isso que todos na empresa, cada um em sua área, devem trabalhar duro para resolver e ajudar o cliente no que ele precisar. Tornar-se seu aliado, fazê-los sentir que são parte do processo de melhoria da empresa. 4 tipos de lealdade de clientes e as características que o distinguem

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.