A automação de atendimento ao cliente e o uso de APIs

A Internet teve um grande impacto no relacionamento comercial / cliente, por exemplo, facilitando a comunicação e melhorando a automação de atendimento ao cliente. Hoje, as empresas aproveitam o uso de novas tecnologias para tornar os processos de pesquisa mais eficientes, obtendo cada vez melhores resultados.

Hoje, graças às novas tecnologias, é possível receber e-mails de nossas lojas favoritas com ofertas cada vez mais personalizadas. Conheça todas as novidades e promoções sem precisar ir ao ponto de venda. Obtenha feedback do cliente em tempo real e faça as melhorias necessárias para reter um cliente insatisfeito etc.

Uma das maneiras atuais e mais fáceis de obter a automação do atendimento ao cliente é através do uso de vários aplicativos que se comunicam entre si; para isso é necessário fazer uso de APIs. Aqui, mostramos como alcançá-lo.

A Interface de programação de aplicativos (API) permite que diferentes aplicativos se comuniquem. As APIs facilitam a interação entre diferentes dispositivos e aplicativos, expondo um número limitado de funções básicas. Para muitos usuários, a chave de acesso da API é usada para interagir com a API em vez de uma senha.

A API da API REST da QuestionPro incorpora funções HTTP, como autenticação HTTP e verbos HTTP, para interagir de forma segura com a API a partir de um aplicativo Web do lado do cliente. Todas as respostas serão retornadas no formato JSON. A autenticação é feita enviando a chave da API na solicitação.

Como uma integração de API ajuda em um programa de experiência do cliente?

Agora que sabemos que a API ajuda a automatizar um processo entre dois aplicativos, a próxima coisa que precisamos saber é como uma integração de API pode ser útil para automatizar o atendimento ao cliente ou a experiência do cliente da empresa.

As APIs listadas na próxima seção ajudam a automatizar o processo de envio de uma pesquisa por email ou SMS, obter as estatísticas de entrega de convites e, assim que as pessoas começarem a responder à pesquisa, automatize o processo de obtenção de respostas reais com todos os dados relevantes.

Em resumo, as integrações da API QuestionPro CX simplificam o processo de pesquisa de ponta a ponta, minimizando o esforço manual e alcançando a automação do atendimento ao cliente.

Para saber se os clientes estão tendo a melhor experiência ou não, é essencial coletar seus comentários em tempo real. O QuestionPro permite que vários aplicativos coletem dados por meio de APIs. Tudo o que eles precisam fazer é simplesmente pressionar o URL da API e executar a operação necessária.

Sistema de atendimento ao cliente online – como melhorá-lo

Quais APIs existem para o CX?

Esta é a lista de APIs que o QuestionPro CX oferece para facilitar a automação do atendimento ao cliente e melhorar a experiência de seus usuários.

Envie convites para pesquisas para clientes

Essa API importa uma lista de clientes e envia um link de pesquisa por email ou SMS.

Saiba mais em:Pesquisas incorporadas no email: conheça as vantagens de utilizá-la

Engajamento por e-mail

Essa API obtém a lista de convites de pesquisa enviados e o status de entrega de cada convite.

API de dados brutos

Essa API obtém o registro de todas as respostas recebidas em sua pesquisa.

Geração de dados: saiba qual a importância em uma investigação

Estatísticas dos participantes

Essa API retorna a lista de clientes aos quais uma pesquisa é enviada com suas informações de contato, o nome da pesquisa, o status de conclusão e o status de entrega.

Conheça o Relatório de pesquisa: transforme-o em um infográfico

Enviar lembrete

Essa API é usada para enviar um lembrete aos clientes para concluir a pesquisa. Faça a pesquisa e os detalhes de contato como entrada. Você também pode decidir se deseja definir um lembrete por email ou SMS.

Obter o URL da pesquisa

Essa API obtém o link da pesquisa. Além disso, você pode enviar o link para o cliente através do seu e-mail ou número pessoal ou compartilhá-lo através da mídia social, o que facilita automação do atendimento ao cliente.

4 maneiras de cuidar do relacionamento com o cliente

Como obter automação de atendimento ao cliente por meio de uma API na plataforma QuestionPro CX?

Etapa 1: faça login na sua conta da QuestionPro CX

Etapa 2: Vá ao guia Admin >> Integrações. Clique na API.

Etapa 3: selecione o tipo de API que o ajudará na automação do atendimento ao cliente, pesquisa, modelo de email ou SMS, segmento e solicitação de JSON. A chave da API será adicionada no final do URL da API.

automação de atendimento

 

Etapa 4: Clique em “Enviar” para ver a resposta JSON que será enviada ao aplicativo de terceiros. Ele conterá todas as informações solicitadas, como detalhes da pesquisa, estatísticas dos participantes, endereços de email, etc.

Graças à integração da API, os processos de negócios são simplificados, alcançando a automação do atendimento ao cliente. São seus usuários que mais se beneficiam com isso.

Conheça outras integrações oferecidas pela QuestionPro.

Se você deseja obter mais informações sobre como automatizar o fluxo de trabalho de sua pesquisa e oferecer a melhor experiência ao cliente, entre em contato. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a obter a automação do atendimento ao cliente da sua empresa.

Também recomendamos: Automatizar pesquisas de mercado – saiba como realizar

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.