Automação de processos e investigação de mercado

Automação é o controle de processos ou máquinas com o uso de tecnologia, software e algoritmos. No início do século XXI, a palavra “automação” tornou-se um modo de vida. Desde coisas simples, como o preenchimento automático de um formulário em um site, a coisas mais complicadas, como direção autônoma; a automação de processos está se enraizando cada vez mais profundamente em nossas vidas.

À medida que empresas e organizações se tornam mais ágeis e desejam se concentrar mais no cliente e na receita, a automação se torna a pedra angular do nosso estilo de vida sem que percebamos.

Trabalhos perdidos são trabalhos que obtêm automação. O debate sobre os efeitos da automação de processos está em andamento principalmente entre economistas e especialistas em tecnologia.

Os pessimistas estão ansiosos que a automação possa levar à destruição maciça de empregos, mas os otimistas veem abertura para automação e criação de novos empregos no mercado.

Um exemplo simples de trabalhos que não se perdem devido à automação é a introdução de caixas eletrônicos na década de 90. As máquinas substituíram os caixas dos bancos. Bem, não exatamente, mas em grande medida. No entanto, os funcionários que atendiam as caixas não perderam o emprego. Em vez disso, novos empregos foram criados para substituí-los.

Posições como trabalhos de manutenção e segurança de caixas eletrônicos foram abertas recentemente, empregando mais pessoas que caixas eletrônicos. Além disso, à medida que a necessidade de caixas eletrônicos diminuía, eles eram treinados e trocados para novas funções, como vendas, suporte técnico e assistência a clientes nos bancos para realizar transações financeiras de rotina.

Hoje, até o uso de caixas eletrônicos está diminuindo devido às compras on-line e ao uso de pagamentos móveis. Mas isso, por sua vez, abriu um novo mercado.

A automação de processos não está estagnada; está sempre evoluindo, ajudando a gerar novos trabalhos que o suportam.

5 Dados e estatísticas de automação em 2019

Alguns fatos interessantes sobre automação no ecossistema moderno do mercado, em 2019, são:

  • RPA (Automação Robótica de Processos) 

Como indústria, o RPA está disparando. Um relatório da Forrester prevê um crescimento de US $ 25 milhões em 2016 para quase US $ 3 bilhões até 2021. 

Automatizar pesquisas de mercado – saiba como realizar

  • Escalabilidade

Um estudo da SSCON descobriu que a escalabilidade com automação é imbatível. Antes do lançamento de qualquer produto, o trabalho robótico, se disponível, pode ser “quase instantaneamente duplicado”. Você não pode realizar essa atividade com facilidade, contando apenas com o trabalho humano.

  • A mudança nas atividades humanas

O estudo da McKinsey Digital sobre automação no local de trabalho sugere que cerca de 45% das tarefas pagas aos seres humanos podem ser automatizadas usando a tecnologia moderna.

Veja também: Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

  • Limpeza de dados

O Demand Gen Report revela que a principal preocupação ao alavancar a automação de marketing é a limpeza de dados. Esse é o desafio mais importante para 50% das organizações que possuem uma plataforma de automação de marketing.

Banco de Dados do Cliente – dicas para organizar

  • Chatbots 

O relatório State of Chatbots de 2018 descobriu que 64% dos usuários da Internet consideravam o serviço 24 horas o melhor recurso de chatbot para eles. A otimização de processos em todas as áreas é hoje uma realidade.

Saiba mais em: Chatbots de pesquisa: o que são e como se utilizam?

Máquinas e pessoas trabalhando de mãos dadas

Obviamente, não podemos ignorar o papel que os seres humanos desempenham junto com os computadores. A tecnologia de hoje é “avançada”, mas não tão “inteligente” para substituir os seres humanos em todos os aspectos.

Humanos e máquinas precisam trabalhar em estreita coordenação para obter o melhor resultado. As organizações estão cientes disso e valorizam a intervenção humana, juntamente com ferramentas e dispositivos. Os funcionários estão otimistas sobre o uso da tecnologia para obter melhores resultados em seu trabalho.

Por exemplo, o Stitchfix, um serviço de estilo pessoal on-line nos Estados Unidos, oferece a seus clientes uma experiência de compra pessoal selecionando a roupa e enviando-a, levando o ponto de exposição a uma plataforma virtual. Esta atividade é realizada com base nos dados fornecidos no início pelo cliente.

O processo de automação de processo é o seguinte: O cliente precisa responder a uma pesquisa, as medidas de seu corpo, acompanhadas de fotos dos estilos que eles gostam. O algoritmo processa os dados fornecidos pelo cliente, e os estilistas acessam esses dados para recomendar o melhor estilo adequado ao cliente. A decisão final está nas mãos do estilista, que usa os dados gerados para ajudá-los a escolher o estilo de roupa mais apropriado.

Leia também: A automação de atendimento ao cliente e o uso de APIs

Selecione a amostra para responder à sua pesquisa através da automação

Você sabe como automatizar uma pesquisa de mercado? Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a alcançá-lo. Para começar, na QuestionPro, incorporamos a automação para ajudar nossos clientes em seu projeto de pesquisa.

Com a QuestionPro Audience, os pesquisadores agora podem escolher sua amostra em três etapas simples e fazer uma compra das respostas da pesquisa.

Economizar tempo na pesquisa é essencial, pois ajuda a fornecer uma direção clara e clara do mapa para uma rápida tomada de decisão. Quanto mais rápidas as decisões são tomadas, mais rápidas as organizações podem se ajustar, realinhar e crescer de acordo com as rápidas mudanças no mundo de hoje.

Acesse diretamente os mais de 22 milhões de painelistas qualificados em todo o mundo com apenas três etapas simples. Em caso de dúvida, solicite uma demonstração com um de nossos especialistas. Será um prazer apoiá-lo!

Também recomendamos: Lógica de pesquisa: perguntas mais frequentes após a atualização.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram