Avaliação 360: guia completo

O que é avaliação 360?

Uma avaliação 360 é uma pesquisa que permite medir as atitudes, percepções, satisfação e desempenho dos trabalhadores.

Ela é aplicada em todos os membros da equipe para que avaliem o desempenho de seus colegas e de si mesmos, proporcionando um feedback 360 graus que te permite identificar as variáveis que necessitam otimizações.

  • Variáveis independentes: comunicação corporativa, o pagamento de benefícios, o ambiente de trabalho, etc.
  • Variáveis dependentes: satisfação geral, a probabilidade de recomendar a empresa onde trabalham ou a probabilidade de permanecer por muito na empresa.

É preferível que esses tipos de avaliações sejam realizadas confidencialmente, proporcionando mais segurança aos funcionários e contribuindo com informações honestas, sem medo de represálias.

Com a avaliação 360, é mais fácil entender o que a equipe pensa sobre a empresa e o trabalho que realizam diariamente, colaborando com o comprometimento dos funcionários com os objetivos da empresa e a cultura organizacional.

 

5 vantagens da avaliação 360

  1. Melhora do ambiente de trabalho, aumentando o engajamento do funcionário e diminuindo a rotatividade de empregados.
  2. Identificação e resolução de problemas que afetam a produtividade dos funcionários.
  3. Compreensão das preocupações da equipe e a melhora do programa de benefícios para funcionários.
  4. Melhora na comunicação e redução de atrito entre a equipe.
  5. Analisar dados e comparar medidas tomadas para identificar as que realmente funcionam.

>>> Saiba como funcionários comprometidos podem tornar sua empresa mais rentável.

 

 

Tipos de avaliação 360

 

Pesquisa de satisfação do funcionário

Você pode medir o índice de satisfação dos funcionários com uma avaliação 360 para identificar lacunas e variáveis que necessitam mais atenção.

Um funcionário satisfeito é um funcionário engajado, com bom desempenho para colaborar com o crescimento da empresa.

A experiência positiva faz com que a equipe trabalhe alinhada com os objetivos da empresa e cultiva bons relacionamentos com o cliente, favorecendo a popularidade da empresa e gerando mais lucros.

 

Pesquisa de clima no ambiente do trabalho

Um ambiente de trabalho saudável incentiva a motivação do funcionário e o deixa mais engajado com os colegas de trabalho, proporcionando um rendimento elevado e potencializando os benefícios que o trabalho em equipe pode trazer.

>>> Aprenda como medir o clima no ambiente de trabalho.

Você pode aplicar uma avaliação 360 para medir o que os funcionários pensam das políticas e procedimentos executados pela empresa.

 

 

Pesquisa de desligamento

Entenda porque seus funcionários se demitem e repare esses fatores que levam à alta rotatividade de funcionários.

Com uma pesquisa de desligamento você descobre como manter os funcionários trabalhando por mais tempo, o que resulta em uma grande economia de recursos, tempo e esforços.

Demissão e contratação são processos trabalhosos, demorados e muito caros. É melhor para o caixa da empresa e para a imagem que passa ao público, que a rotatividade de funcionários seja baixa.

 

Feedback 360 graus

Se você deseja obter o feedback de várias de fontes para ter uma visão mais geral, recorra a uma pesquisa de feedback 360 e consiga o ponto de vista dos funcionários, dos supervisores, clientes e todos que constituem sua empresa.

Tenha uma ampla percepção de tudo o que acontece na empresa e certifique-se de implementar as mudanças necessárias.

Conheça o grau de desenvolvimento de seus funcionários, identifique a necessidade de treinamentos, facilite o trabalho em equipe, potencialize as qualidades de cada funcionário e entenda como você também pode melhorar.

As pesquisas podem ser realizadas semanalmente na forma de avaliações de desempenho contínuas. Desta forma, os problemas encontrados não se acumulam e podem ser solucionados com mais rapidez e eficiência. Além disso, as avaliações de desempenho contínuas podem ser enviadas ao celular dos funcionários, facilitando a participação e diminuindo a taxa de abandono da pesquisa.

>>> Saiba como incentivar os respondentes com recompensas.

 

3 passos para criar uma avaliação 360 graus 

Muitos funcionários têm receio de participar de pesquisas assim porque acham serão repreendidos por suas respostas. Para gerar confiança, informe-os sobre o propósito da pesquisa e ao habilite a opção de responder anonimamente.

 

1. Criar pesquisa: escolha a plataforma de pesquisa da QuestionPro que conta com uma ampla variedade de perguntas e lógicas inteligentes que melhoram a qualidade dos dados coletados. Além disso, possibilita a realização de pesquisas multilíngue e anônimas.

2. Distribuir: depois de criar sua pesquisa, você pode enviá-la para seus funcionários através de vários canais, como você Linkedin, Twitter ou Facebook. Também é possível enviar um e-mail personalizado, códigos QR ou diretamente no celular de cada um.

3. Analise: analise os resultados em tempo real com a plataforma da QuestionPro. Você tem acesso a tabelas e gráficos para apresentar seu relatório aos outros departamentos e facilitar o processo de tomada de decisão. Se necessitar uma análise mais avançada, basta exportar os resultados para o Excel ou o SPSS.

 


 

Agora é hora de pesquisa com o melhor software de pesquisa online do mercado. Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromisso e totalmente em português.

 

Agendar demonstração grátis