Como fazer uma avaliação do clima de trabalho com a QuestionPro

Descubra como realizar uma avaliação do ambiente de trabalho e motivar seus funcionários a alcançar os objetivos da sua organização.

As empresas devem entender e parar de fingir que se seus funcionários, fizerem mais do que lhes é dito, teriam o trabalho ideal. Esta é uma batalha perdida, você não pode, nem deve ser tudo o que uma pessoa precisa para trabalhar em sua empresa.

Sua missão é descobrir quais são os elementos que têm maior impacto no sucesso da sua empresa e, dessa forma, poder priorizar e se concentrar em cada um deles.

Por isso, decidimos criar uma avaliação do ambiente de trabalho por meio da ferramenta QuestionPro Workforce, que ajudará a identificar rapidamente as palavras, comportamentos, ações, valores e crenças que impulsionam o sucesso em sua organização.

Como conduzir uma avaliação do ambiente de trabalho com a QuestionPro

É bastante simples, a correlação existe no local de trabalho. Certos comportamentos levam a determinados resultados. Alguns mais fortes que outros.

O truque é entender quais comportamentos têm maior probabilidade de levar a resultados reais e permanentes. Então, digamos que o eNPS é a única medida em que você confia como um indicador dos sentimentos, experiência, satisfação e comprometimento dos funcionários.

Como elaborar uma avaliação NPS?

Certas coisas levam a esse resultado mais do que outras. E, apesar de ser dito o contrário, o que impulsiona os resultados desejados em sua organização provavelmente é diferente do que impulsiona os outros.

Portanto, para cada item que você avaliar em sua avaliação do ambiente de trabalho, a plataforma identificará rapidamente quais outras coisas afetam mais. Aqui está um exemplo de como isso funciona:

Separe o resultado que você deseja analisar

No nosso exemplo: A empresa mede o eNPS fazendo uma determinada pergunta em todas as suas pesquisas de funcionários.

Obtenha informações sobre outras coisas que podem ou não levar a esse resultado, mas também colete informações sobre outros comportamentos e experiências na mesma pesquisa.

Veja também: Questionário de recursos humanos para funcionários

Descubra o que impulsiona seus funcionários

Ao coletar as informações, você pode monitorar a avaliação do ambiente de trabalho para descobrir o que impulsiona seus funcionários.

Exemplo: a empresa deseja saber o que alimenta o eNPS.

E se você quiser ter uma representação visual de suas pontuações mais altas e mais baixas em todas as organizações com base em diferentes grupos demográficos? Ou você quer saber se há algum sinal de alerta rapidamente? Use um mapa de calor.

Também pode usar a correlação, que é uma técnica estatística que pode mostrar se os pares de variáveis estão relacionados e com que intensidade.

Não indica necessariamente “causalidade”, mas é um ótimo lugar para começar. Em um mar de variáveis e possibilidades, as correlações nos ajudam a classificar de cima para baixo. Também a identificar discrepantes e fornecer um contexto realmente bom para conversas e explorações adicionais.

7 dicas para uma melhor análise de Recursos Humanos

Resultado de uma avaliação do ambiente de trabalho

Um coeficiente mais próximo de 0 significa uma relação mais fraca entre os fatores correspondentes. Um coeficiente mais próximo de 1 implica que há uma forte influência de uma variável na outra; e um coeficiente mais próximo de -1 indica uma relação inversa entre essas variáveis.

Nesse caso, parece ter a maior influência no eNPS. Portanto, se apostássemos em onde direcionar nossos recursos, encontrar uma maneira de obter mais desse comportamento em nosso local de trabalho seria uma aposta segura.

Nossa pesquisa mostrou que quando as organizações se concentram em obter o comportamento que tem maior impacto em seu eNPS, pode aumentar até 23 pontos em um ano. O que significa maior comprometimento, maior intenção de permanecer, maior disposição para fazer um esforço. E quem não quer isso?

Os benefícios de realizar pesquisas de satisfação dos funcionários são enormes. Novamente, não faltam coisas que poderíamos ou deveríamos fazer para fortalecer a experiência dos funcionários no local de trabalho. No entanto, entendemos que não podemos fazer todos eles.

Então, vamos encontrar uma maneira de fazer coisas que terão o maior impacto. A avaliação do ambiente de trabalho da QuestionPro é um exemplo deles.

Agende hoje uma demonstração do nosso software de pesquisa on-line!

Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Marketing digital de performance – saiba do que se trata

5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.