7 dicas para uma avaliação de desempenho dos funcionários

Por que você precisa realizar uma avaliação de desempenho dos funcionários? Durante a análise de desempenho, eles podem fornecer informações sobre seus objetivos e aspirações profissionais, além de sugestões para melhorar seus processos de negócios e atendimento ao cliente.

Sua força de trabalho está envolvida nas atividades diárias da sua empresa; então, por que não estabelecer um processo formal e fornecer feedback aos funcionários de forma contínua, construtiva e formal?

O que é uma avaliação de desempenho dos funcionários?

Uma análise de desempenho dos funcionários envolve uma avaliação formal para saber como o funcionário está se saindo em uma organização. Essa revisão é um processo planejado e pode ser realizado trimestralmente, semestralmente ou anualmente, dependendo da organização.

Existem vários atributos discutidos nesse tipo de avaliação de funcionários, que podem ser realizados por meio de reuniões planejadas entre o empregado e seu supervisor ou gerente, por meio de pesquisas de funcionários ou de ambos.

Os atributos discutidos em uma análise de desempenho no trabalho variam de indicadores de desempenho, plano de trabalho, remuneração, comprometimento do trabalho, satisfação no trabalho e muito mais.

Uma análise de desempenho dos funcionários é um processo bidirecional; um funcionário é livre para compartilhar seus comentários com o gerente ou supervisor. A maioria das análises de desempenho dos funcionários é um processo de nível único, exceto uma avaliação de 360 graus, que utiliza um sistema de classificação múltipla no qual gerentes, colegas de trabalho e colegas fornecem informações e os funcionários se autoavaliam. 

Na próxima seção, discutiremos algumas dicas principais para uma análise eficaz do desempenho dos funcionários.

Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Dicas para revisar o desempenho dos funcionários

Cada organização possui um processo estabelecido para revisar o desempenho dos funcionários. Seja uma organização grande ou de médio ou pequeno porte, essas dicas ajudarão você como gerente a liderar com mais confiança.

Essas recomendações para a revisão do desempenho dos funcionários também podem ser usadas em suas reuniões diárias com os funcionários e tornarão seu processo positivo e robusto. Isso o ajudará a melhorar suas habilidades para interagir com os funcionários que reportam.

Aqui estão as 7 melhores dicas para melhorar o processo de análise de desempenho dos funcionários:

1. Prepare-se com antecedência

É sempre uma boa prática se preparar com antecedência para uma revisão do desempenho dos funcionários, é necessário ter sistemas e processos em funcionamento. Você precisa ter o arquivo do funcionário pronto antes de ficar frente a frente com ele. No arquivo, você deve ter notas das revisões anteriores que você ou qualquer outra pessoa fez.

Se houver um formulário que você precise preencher como gerente, faça-o corretamente. Prepare-se antes de falar se você deseja dar um feedback que faça sentido.

Medir a cultura empresarial: a Questionpro adquire WorXO

2. Comunique-se claramente para avaliar o desempenho dos funcionários

Clareza na comunicação com os funcionários é uma necessidade. Isso só acontece se você estiver preparado com antecedência. Ser muito crítico desmotivará seus funcionários e dizer todo o positivo não deixará espaço para feedback e melhoria.

Compartilhar taticamente os aspectos positivos e também compartilhar as áreas em que podemos melhorar manterá a discussão equilibrada e sutil.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

3. Forneça exemplos da avaliação de desempenho

Prepare-se, comunique-se com exemplos, isso facilitará a transmissão da mensagem que você deseja compartilhar com seu funcionário. Fique por dentro das realizações e dos aspectos de melhoria e compartilhe-as durante o processo de revisão do desempenho dos funcionários. O fato de poder localizar informações específicas prova que você fez sua lição de casa.

4. Use um sistema de revisão de múltiplos avaliadores

O feedback de 360 graus é um feedback anônimo de gerentes, colegas, companheiros de trabalho e, o mais importante, um funcionário pode se autoavaliar. O feedback de 360 graus é coletado por meio de uma pesquisa 360. Essas pessoas respondem à pesquisa preenchendo respostas apropriadas aos vários atributos do funcionário. Se a revisão do desempenho dos funcionários tende a se concentrar em atributos ou marcadores específicos, é a melhor maneira de expandir os resultados da sua discussão

O que é uma avaliação de desempenho 360? Conheça e aplique!

5. Faça da avaliação parte do manual do funcionário

Na sua organização, o manual do funcionário deve ter instruções claras sobre como o processo funciona, o que é esperado do funcionário que está sendo avaliado e os atributos que ele cobrirá.

Deve haver total transparência sobre o processo e os funcionários devem estar cientes disso no momento da incorporação. Distribua claramente todo o processo junto com a linha do tempo. Você deve trabalhar com seus consultores jurídicos para criar um sistema e processo sólidos.

Leia também: Experiência de compra: compartilhe com seus funcionários

6. Faça o processo de avaliação de desempenho dos funcionários contínuo

Em vez de simplesmente realizar revisões anuais, torne-o um processo contínuo. Realize revisões trimestrais e até semestrais. Dessa forma, seus funcionários terão sessões regulares de feedback e, se houver um problema que foi tratado no processo de revisão anterior, poderá ser tratado a seguir.

Você pode fazer ajustes regulares no desempenho dos funcionários em vez de fazer grandes mudanças de uma só vez.

7. Aja de acordo com o feedback

Uma análise de desempenho dos funcionários é um processo bidirecional. Quando seus funcionários recebem feedback, eles devem ser incentivados a dar seu próprio feedback sobre processos e sistemas.

Certifique-se de que, ao receber feedback deles, você atue de maneira diligente nesses pontos de feedback. Quando seus funcionários perceberem que suas sugestões estão sendo implementadas, terão um maior senso de pertencer à organização.

Se você deseja revisar o desempenho dos funcionários por meio de pesquisas on-line, não hesite em nos contactar! Agende uma demonstração e saiba como é fácil obter feedback de sua força de trabalho.

Também recomendamos: Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram