Como fazer inquéritos de satisfação para agências de viagens

O feedback da experiência do cliente é extremamente importante quando se trata de nos perguntarmos como melhorar, e se os serviços que prestamos são adequados. Para as empresas associadas à indústria do turismo é essencial conhecer este tipo de informação, por exemplo, os inquéritos de satisfação para agências de viagens são excelentes. Isto porque este tipo de empresa precisa de ter feedback de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

O que é um inquérito de satisfação para agências de viagens?

Um inquérito é um meio pelo qual podemos obter informações relevantes de pessoas que visitam diferentes destinos turísticos e utilizam diferentes tipos de serviços. Desta forma, podemos conhecer os nossos clientes com mais profundidade e saber se o serviço que lhes prestamos tem um impacto positivo ou negativo.

A importância de um inquérito de satisfação para agências de viagens

Uma agência de viagens, que por natureza tende a interagir com clientes de diferentes línguas, culturas, etc.), pode utilizar inquéritos multilingues como fonte de dados para verificar quão favorável foi a experiência do cliente com a sua agência de viagens e os vários serviços que utilizou, e tirar conclusões sobre o quanto recomendariam os serviços que oferece aos seus amigos ou familiares.

Compreender como, porquê e para onde as pessoas viajam é essencial para proporcionar uma grande experiência aos viajantes. Mantê-los satisfeitos é uma forma de gerar novos clientes, sem gastar tanto em publicidade, simplesmente por recomendações boca-a-boca que provêm de um bom serviço e recomendações feitas por uma agência de viagens.

Podem ser realizados inquéritos para agências de viagens para avaliar o serviço prestado pelos destinos que cada agência é responsável pela promoção, por exemplo, museus, hotéis, parques temáticos, excursões, cruzeiros, etc.

Quando realizar um inquérito de satisfação para agências de viagens?

Alguns momentos-chave para pedir feedback :

  • Após a compra de um pacote turístico
  • Completadas as férias do cliente, entrar em contacto para a sua realização

Embora já possa estar a realizar inquéritos de feedback via e-mail, ou diretamente no seu website, aguarde sempre por algum destes momentos. O cliente tem de usufruir de algo do processo de experiência de compra.

Vantagens da realização dos inquéritos de satisfação para aplicações móveis.

Algumas das principais vantagens destes inquéritos é descobrir detalhes sobre o que oferecem ao mercado ou conhecer o nível de satisfação do cliente. As principais são:

  • Criar melhores estratégias para aumentar o número de turistas.
  • Podem ser criadas melhores atividades para interessar os turistas.
  • As agências podem proporcionar uma boa experiência ao cliente, conhecendo as suas necessidades.
  • Os inquéritos têm uma grande vantagem, visto que dão ao visitante a opção de responder a partir de qualquer dispositivo móvel, em qualquer altura que deseje.
  • Pode obter grandes quantidades de informação sobre os locais turísticos mais visitados, de modo a criar melhores estratégias para continuar a gerar receitas.
  • Divulgar lugares que vão ao encontro dos gostos dos turistas e que lhes dão mais publicidade.

Exemplos de perguntas para inquéritos de satisfação para agências de viagens

Sem dúvida, um inquérito de satisfação é então a melhor forma de medir o estado da aplicação. A informação que receber irá ajudá-lo a dar a todo o público-alvo a experiência que merece. 

Aqui estão as metodologias mais populares de inquérito:

  1. Porque é que nos escolheu em vez de outras agências de viagens: isto informar-lhe-á se foi devido a uma recomendação, dos preços que oferece, ou da experiência que o seu pessoal deu-lhes no passado.
  2. Como encontrou os nossos serviços: esta pergunta é susceptível de fornecer-lhe informações que o ajudarão a reforçar as suas campanhas de marketing e vendas. O agente de vendas foi amigável e útil? O agente de vendas foi profissional? Poderá descobrir o quão bem treinado é o seu pessoal e se este reflecte os valores da sua empresa.
  3. Qual é o seu tipo de alojamento preferido: aqui pode descobrir quais são os gostos dos seus viajantes e oferecer-lhes o que eles realmente precisam.
  4. Com que frequência utilizou os serviços de uma agência de viagens? Descubra quem é o seu público alvo e esteja preparado para oferecer as melhores promoções.
  5. Com que frequência viajam todos os anos para o estrangeiro? Esta pergunta ajudá-lo-á a estimar o lucro que o seu negócio pode obter, assim como a organizar pacotes de viagem consoante as épocas de férias dos seus clientes.
  6. Em termos de serviço de viagens, como classificaria cada um dos seguintes critérios? Aproveite para questionar sobre pontos específicos. (Ex: Reservas de hotel, Conhecimento do turismo local, Informação fornecida, Reserva de transporte, Opções de itinerário propostas, Documentos de viagem claros, suficientes e úteis, etc).
  7. Pergunta NPS: “recomendaria os nossos serviços a alguém?” Assim, fica com uma noção se verdadeiramente é uma experiência que pode ser vivida por outra pessoa além do cliente.

Com efeito, claramente este tipo de inquérito só acrescentam valor à agência. Logo, serão sempre um bom caminho para conhecer o mercado.


Se pretende avaliar o seu serviço ou conhecer a satisfação do seu cliente em todos os pontos de contacto deste com a sua marca, conheça todas as vantagens do nosso software CX. Solicite uma demonstração da nossa plataforma QuestionPro CX.

Perceba como pode de uma forma simples saber a opinião dos seus clientes, dar seguimento e resolver os problemas através de tickets e fazer uma análise da experiência do cliente para a sua empresa. Utilize uma software de CX profissional

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração