Como fazer inquéritos de satisfação para restauração

Os inquéritos de satisfação proporcionam aos serviços de restauração uma visão inestimável da experiência dos clientes. Nesse sentido, como exceder as suas expetativas? A resposta está na realização de inquéritos para entender a sua opinião.

Com efeito, se está nesta área, este artigo para si. É o primeiro passo para descobrir o que os clientes pensam do serviço do seu espaço de restauração e fazer as alterações certas para melhorar a experiência dos mesmos.

Por isso, saiba como fazer inquéritos de satisfação para restauração.

O que é um inquérito de satisfação para restauração?

Um inquérito de satisfação para restauração permite recolher informações dos clientes a fim de conhecer a qualidade do serviço em todas as áreas e atividades que o restaurante possui, tais como espaço de comer, menu, qualidade do staff, serviço de bar, etc.

Ao aplicar esta ferramenta é possível saber quais são os pontos fortes do espaço e quais necessitam de ajustes para melhorar a satisfação do cliente.

Porque é importante realizar inquéritos na restauração?

Este tipo de inquéritos permite, como referido, descobrir que áreas precisam de ser melhoradas, medir a qualidade dos seus produtos, o serviço prestado pelos seus empregados, o estado do seu estabelecimento e muito mais.

Além disso, o mercado da restauração é bastante competitivo. Logo, fornecer um serviço de qualidade é essencial para continuar a receber mais visitantes e superar a concorrência.

Vantagens da realização de inquéritos para a restauração

Como referido, a realização deste tipo de inquérito é essencial para subir de nível e entender como pode melhorar a experiência de cliente. As principais vantagens associadas são:

  • Pode descobrir o que os seus clientes pensam sobre o menu que oferece.
  • Saiba o nível de satisfação com o seu serviço, se é adequado e se os tempos de serviço do seu pessoal são eficientes.
  • Com inquéritos é possível identificar áreas que precisam de ser modificadas e fazer os ajustes apropriados para satisfazer as necessidades dos clientes.
  • Com esta ferramenta pode manter um serviço de qualidade que lhe permite obter clientes fiéis que escolhem o seu restaurante em vez dos seus concorrentes.
  • Pode recolher insights que o ajudarão a criar campanhas de marketing e a gerar mais receitas e presença da marca.
  • Um estudo de mercado pode ajudá-lo a definir estratégias de serviço e a implementar estratégias de preços para os pratos e bebidas que irá oferecer.

Tipos de inquéritos para a restauração

Um inquérito num restaurante pode ser realizado para diferentes fins:

Para avaliar os seus produtos

Está a oferecer produtos frescos e de qualidade aos seus clientes? Com este inquérito pode descobrir se os seus clientes pensam que precisa de fazer alterações aos seus produtos, desde ingredientes a pratos inteiros.

Para avaliar a qualidade do seu serviço 

Estes inquéritos informam-no se os seus empregados tratam os seus clientes corretamente e se o seu serviço está dentro do prazo e do orçamento.

Para ajustar preços e promoções

Os preços do seu restaurante são adequados e adaptados à qualidade dos seus produtos? Ao aplicar um inquérito saberá se os seus clientes estão satisfeitos com o dinheiro que gastam no seu negócio e se as promoções que faz estão certas ou se deve tentar outras formas de atrair clientes.

Se começa um novo restaurante 

Se está a começar um novo negócio, este inquérito é o mais adequado para si. Com um criador de inquéritos poderá avaliar se o local onde vai começar o seu restaurante é o local certo, que tipo de comida é a mais popular, se vai gerar mais vendas e que preços lhe permitirão ter um bom nível de rendimento.

Como fazer inquéritos de satisfação para restauração?

Com o contexto enquadrado, chegou então a hora de responder brevemente quais são os próximos passos para a realização do inquérito. Eles são 7.

1. Identifique o que quer perguntar

É importante saber que perguntas faz no seu inquérito, no entanto, o mais importante é saber qual é o objetivo e saber o que quer perguntar.

2. Faça perguntas essencialmente importantes

Uma vez identificada porque pretende realizar o inquérito, a seguir vêm as perguntas que vai fazer aos seus clientes. É eficaz que apenas sejam feitas perguntas extremamente importantes para evitar irritar os clientes. Faça perguntas simples e diretas, e dê-lhes opções de resposta adequadas à sua escolha.

3. Seja Breve

É fácil deixar-se levar pelas emoções, contudo, é aconselhável manter o seu inquérito curto e preciso. Se o seu inquérito for complicado e demorado, há probabilidades dos seus clientes se aborrecerem com o cansaço do inquérito e haverá uma série de desistências e não conseguirá recolher o feedback necessário.

4. Faça uma pergunta de cada vez

É aconselhável fazer uma pergunta de cada vez aos seus inquiridos. Ao conceber um inquérito pode ser tentado a incluir muitas perguntas pensando que precisa de respostas a todas elas, isto é um pecado absoluto ao conceber o seu inquérito. Demasiadas perguntas numa única pergunta confundirá totalmente e deixará a pergunta sem resposta.

5. Evite usar o jargão

A indústria da restauração tem um jargão próprio e para profissionais e donos de restaurantes são palavras regulares e não jargões, por isso há uma tendência para usar esses jargões, mas para os clientes, pode parecer grego ou latim. Lembre-se, o que os seus clientes não entendem eles não respondem a isso. Neste caso, mais uma vez, as perguntas ficarão sem resposta e o objetivo de implementar o inquérito ficará sem efeito.

6. Tenha calma ao idealizar o inquérito

Note que tem um objetivo, uma razão para implementar este inquérito e é recolher informação e feedback dos seus clientes para ajudar a sua empresa a melhorar e crescer. Gastar tempo para conceber o seu inquérito. Saiba que perguntas pretende incluir, qual será o layout do seu inquérito, etc. 

7. Obtenha feedback

Mesmo antes de começar a enviar o inquérito, faça-o circular internamente entre os seus amigos, colegas e pessoal para garantir que não existem erros ortográficos, para verificar o layout e conceção do inquérito e, mais importante ainda, para verificar a facilidade de preenchimento do inquérito. Assim que estiver satisfeito e tiver testado o inquérito internamente, está agora pronto para ser distribuído.

Após tudo isto, uma vez recebido o feedback, certifique-se de que o analisa e o planeia. Não há nenhum significado na implementação do inquérito se não vai agir com base no que lhe é dado pelos seus clientes. 

Certifique-se de os informar de que o seu feedback foi necessário e valorizado. Esta é uma forma de apreciar e agradecer aos seus clientes.

Questões a realizar num Inquérito de Satisfação para Restauração

Com efeito, preste sempre um melhor serviço ao cliente através da recolha de feedback. O importante é que obtenha os conhecimentos certos através das perguntas certas para fazer ajustamentos e estratégias que o ajudem a obter novos clientes e a manter os que tem.

Eis algumas das perguntas que pode incluir ao realizar um inquérito de satisfação.

  • Está satisfeito com o nosso serviço?
  • Acha que o nosso menu é variado?
  • Julga que leva muito tempo a servi-lo?
  • Recebeu a comida que encomendou?
  • Os alimentos que recebeu corresponderam à qualidade descrita no menu?
  • Pensa que o preço do produto é adequado para o que recebeu?
  • Como classificaria o ambiente do restaurante?
  • Considera que as normas de higiene são cumpridas?
  • Com que frequência visita o nosso restaurante?
  • Porque é que prefere este restaurante a outros que oferecem o mesmo tipo de comida?
  • Recomendaria este lugar aos seus amigos e familiares?

Temos a certa que com estes exemplos, ajudamos na questão de como fazer inquéritos de satisfação para restauração. 

 


Se pretende avaliar o seu serviço ou conhecer a satisfação do seu cliente em todos os pontos de contacto deste com a sua marca, conheça todas as vantagens do nosso software CX. Solicite uma demonstração da nossa plataforma QuestionPro CX.

Perceba como pode de uma forma simples saber a opinião dos seus clientes, dar seguimento e resolver os problemas através de tickets e fazer uma análise da experiência do cliente para a sua empresa. Utilize uma software de CX profissional

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração