Criar uma comunidade online > Guia prático

Criar uma comunidade online está cada vez mais em voga porque é uma solução bastante completa que mistura estudos qualitativos e quantitativos. Mas como podemos criar uma comunidade online que promova a participação e se transforme em insights realmente relevantes?

Neste artigo a QuestionPro mostra-lhe em 9 passos como planear a criação de uma comunidade online de êxito.


Como criar uma comunidade online?

Estas são as 9 melhores práticas para o ajudar criar uma comunidade online:

Passo 1: Avaliar as necessidades da organização:

Se pretende construir uma comunidade online de êxito o primeiro passo é compreender todos os objetivos e motivações que advêm da necessidade de criar a comunidade dentro da sua organização.

Ainda que algumas comunidades online tenham descoberto a fórmula para a interação com os seus membros, há comunidades que se arrastam no tempo e que lutam para criar uma comunidade que seja realmente valiosa. Para evitar que isto aconteça, nada melhor do que planear estrategicamente desde o início.

Para isso deverá:

Identificar os objetivos gerais da organização: Encontrar as prioridades para a sua empresa. Isto ajudá-lo-á a entender como encaixar a gestão da comunidade apoiando-se nesses objetivos.
Entrevistar os departamentos para compreender os objetivos e as prioridades: Criar uma comunidade online pode ser útil a vários departamentos. Podemos fazer diferentes estudos dentro da mesma comunidade com diferentes
Envolver as ideias dos colegas no seu projeto: Torne a comunidade indispensável à organização incluindo-a dentro das prioridades de cada departamento.

Passo 2: Avaliar as necessidades dos participantes na comunidade

Não deve considerar apenas que a sua organização necessita dos insights provenientes da criação de uma comunidade online, mas também deve assegurar-se de que está a criar uma comunidade atrativa para os seus utilizadores.
Quanto mais atrativa e mais participativos forem os membros da comunidade, melhor serão os resultados da mesma para a organização.

Quando alguém se inscreve numa comunidade online o que é que procura? O que é que vai obter com a sua participação?

Hoje sabemos que as pessoas gostam de ser desafiadas continuamente, gostam de ter um sentido de pertença e que sobre tudo, gostam de colaborar com as marcas que têm os produtos de que mais gostam. Assim, sentem que fazem parte de algo único e que ajudam a marca que gostam a crescer. Criar uma comunidade online que pertença também aos utilizadores traz diversos benefícios para a organização por isso, estes devem sentir-se especiais e saber que as suas opiniões importam.

Desta forma ao criar uma comunidade online deve cuidar da relação que é estabelecida entre os participantes e a marca, quanto mais valiosa for esta relação mais êxito terá a comunidade. Criar processos de gamification, com pontuações de participação, distinções para os mais participativos e/ou oferta de produtos/recompensas pode ser uma forma de incentivar a participação.

Se envolver os utilizadores e os departamentos da organização dentro de todo o processo acabará a criar defensores da comunidade e pessoas comprometidas com o seu projeto.

Sugerimos a seguinte leitura : Comunidade Havainas regista uma participação record.


Passo 3: Conseguir a aceitação por parte de toda a organização:

Antes do processo de planificação da comunidade começar é importante lançar a ideia internamente. Isso deve ser um processo informal de recolha de informação e de apresentação da ideia para perceber se existe apoio interno á iniciativa.
O objetivo passa por demonstrar como o facto de criar uma comunidade online com os objectivos certos pode ser de enorme valor para a empresa.

Passo 4: Establecer objetivos e KPIs para medir o éxito da comunidade.

Antes de lançar a comunidade online, é importante definir os indicadores que deverão ser medidos de forma a percebermos se a comunidade está bem encaminhada.

Pode mediar taxas de participação nas atividades, a taxa de retenção, etc. É importante garantir que as métricas que vai avaliar estão de acordo com os objetivos da organização.

Também é recomendável estabelecer objetivos para os primeiros seis meses de comunidade. Estes objetivos devem ser fácies de medir e alcançáveis, mas ambiciosos.

Passo 5: Decidir como vai organizar a comunidade

Nesta altura da criação de uma comunidade online já conhece as necessidades da organização e dos utilizadores. Antes de escolher a ferramenta a utilizar para criar a comunidade pense como a comunidade vai ser estruturada.
Dependendo do tamanho e das necessidades dos utilizadores pode optar por fazer uma grande comunidade ou segmentar os participantes em comunidades diferentes.

Passo 6: Selecionar a plataforma correta

Com objetivos e planeamento feito, é hora de escolher a melhor opção de ferramenta para criar uma comunidade comprometida.

Terá que ser uma plataforma atrativa, poderosa e que te permita motivar os membros a participar constantemente nas atividades propostas por forma a conseguir cumprir as métricas a que se propôs.

Aos fazer uma lista de soluções é importante ter em mente o tipo de atividades que estão planeadas e que tipo de características podem ter mais interesse para a sua comunidade em concreto.

Por exemplo, se o seu público está mais interessado em dar sugestões para produtos procure um fornecedor que torne isto fácil através de inquéritos online, focus group virtuais, salas de discussão, votação de ideias, etc.

Passo 7: Organizar a equipa que vai gerir a comunidade:

Outro dos passos importantes ao criar uma comunidade online é estabelecer uma equipa de trabalho. A gestão ativa de uma comunidade é de extrema importância para evitar o seu fracasso.
É uma tarefa de responsabilidade manter uma comunidade a mover e ao mesmo tempo estar atento a todas as interações que surgem. Por isso é importante planear as funções de cada pessoa na equipa.
Há muitas comunidades de êxito que são geridas somente por um community manager. O segredo está em saber o que é necessário para cada projeto. Pode começar com uma equipa pequena e ágil e estar preparado para alocar mais pessoas ao projeto se necessário.

Passo 8: Elaborar um plano de participação

As pessoas que se unem a este tipo de comunidades querem dar a sua opinião, partilhar ideias e ajudar a construir a marca. No entanto estas pessoas podem esquecer-se de participar na comunidade simplesmente porque a razão que as levou a inscrever-se não está a ser cumprida e a comunidade deixa de atrair a sua atenção.

Fazer um recrutamento cuidado pode será um fator de sucesso da comunidade. Há muitas opções para captar participantes para uma comunidade e no geral podemos usar canais de recrutamento interno e externo.

Por vezes as fontes de recrutamento interno não são suficientes e/ou pretendemos diversificar o perfil dos participantes. Assim, podemos recorrer também a fontes externas. Estas fontes incluem fornecedores de geração de leads, redes de afiliados e anúncios.
Embora o recrutamento possa ser um processo complexo, a qualidade dos painelistas é fundamental para o êxito da comunidade.

Passo 9: Prepare-se para moderar a comunidade

Assegure-se que a comunidade online é segura e agradável a todos os seus participantes.
Um fator muito importante para se converter num bom moderador é saber encontrar o equilíbrio entre controlar as conversas, manter a ordem e contribuir de forma a manter as conversas vivas dando aos membros a liberdade suficiente para que se sintam à vontade para se expressar.

A moderação geralmente inclui três elementos:
– Organizar e gerir o conteúdo gerado pelos utilizadores na comunidade online
– Manter um clima que fomente a conversa aberta
-Criar um ambiente online onde se promove a participação continua garantindo que são cumpridas as normas definidas para a mesma.


Usar as ferramentas da QuestionPro para criar uma comunidade online à sua medida.

Tendo em conta estes nove passos de planeamento estará totalmente preparado para criar uma comunidade online de sucesso. Com o tempo, verá que estes passos criam uma base sólida para a sua comunidade.

Aliar estes passos a uma ferramenta completa, personalizável e poderosa como as Comunidades da QuestionPro ajuda-o a ter um projeto bem sucedido.

Saiba mais em

Para criar as suas Comunidades Online  e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos, comunidades e estudos mercado.

Pedir demonstração