15 perguntas para conhecer a cultura de negócios

Cada empresa possui uma cultura única e a sensação de estar confortável nela tem uma grande influência no bem-estar no trabalho. Portanto, queremos compartilhar algumas perguntas para conhecer a cultura de negócios e avaliar o trabalho que sua empresa faz sobre o assunto.

A cultura corporativa é fundamental para o desempenho da sua empresa. Negligenciar essa cultura, não se interessar pelo destino de seus funcionários, seguir uma política de gerenciamento rígida, está comprometendo a sustentabilidade da sua organização.

A longo prazo, as repercussões dessa atitude gerencial podem ter sérias consequências para sua empresa. Diminuição da motivação dos funcionários, produtividade, fuga de talentos, alteração da imagem da marca …

Perguntas para conhecer a cultura de negócios

Há várias perguntas que os clientes em potencial podem solicitar especificamente um emprego durante uma entrevista para descobrir detalhes internos sobre a cultura de uma organização e decidir se é o espaço de trabalho que você está procurando.

Perguntamos a alguns recrutadores e especialistas em contratação quais perguntas os candidatos costumam fazer sobre a cultura do trabalho. Essas perguntas podem ajudá-lo na próxima vez que você estiver em uma entrevista e quiser descobrir os segredos de uma organização.

Lembre-se de que a cultura vai de como as pessoas se vestem no trabalho, como se comunicam, em que tipo de discussão participam, liderança, sistema de recompensas e muito mais. Como futuro funcionário, você terá uma melhor satisfação no trabalho, ficará mais feliz se você encontra o espaço ideal!

Há perguntas a serem aprendidas sobre a cultura comercial específica que discutiremos nesta seção, que você pode solicitar ao seu futuro empregador para descobrir se a organização é ideal para você. Essas perguntas fornecerão mais informações do que você simplesmente deseja ouvir.

Como construir uma cultura empresarial saudável?

  Aqui estão as 15 perguntas mais importantes a serem feitas:

Perguntas relacionadas ao comprometimento e apoio

  • O que os orgulha de estar associados à organização?
  • Como a organização ajuda no seu desenvolvimento profissional?
  • Que tipo de programas de treinamento são realizados aqui?
  • O que você deseja mudar na organização?

Perguntas relacionadas à resolução de conflitos

  • Quais são os métodos prováveis usados para a resolução de conflitos?
  • Você pode descrever a que o termo “conflito” se refere nesta organização?
  • Como e quando as pessoas se dão feedback nesta organização?
  • Como são tomadas as decisões de alto risco nesta organização?
  • Quem é a maior autoridade nesta empresa?

Leia também: Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Perguntas relacionadas ao ambiente de trabalho

  • Como a organização celebra o sucesso de seus funcionários?
  • Como os gerentes motivam a equipe se eles não alcançaram nenhum objetivo?
  • A organização possui contratos de trabalho flexíveis?
  • Quais são os tipos de recompensas oferecidas ao funcionário por sua excelente contribuição?
  • Quais são as atividades recreativas oferecidas aos funcionários?

Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Benefícios de fazer perguntas para aprender sobre a cultura de negócios

Nas organizações em que a formulação de perguntas não é incentivada, as informações se acumulam e as pessoas tendem a fazer o mesmo todos os dias, sem estarem dispostas a correr riscos suficientes.

Em uma organização orientada a respostas, as pessoas são curiosas, arriscadas e continuam desafiando a melhorar dia após dia. Você deve fazer perguntas para obter as respostas. Fazer as perguntas certas pode ajudá-lo a descobrir muito mais do que você pode imaginar.

Veja também: A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Aqui estão as três principais vantagens de fazer perguntas para conhecer a cultura comercial:

Inovação: Inovação em uma organização é quando as pessoas fazem as coisas de maneira diferente. Faça a pergunta certa para entender se a organização possui uma cultura de inovação ou risco. Se uma organização não for inovadora, em breve será primitiva. Se você gosta de inovar e correr riscos, é melhor se associar a uma organização que aprecia essas características.

Melhora a tomada de decisão: Quando você conhece a cultura de uma organização e também sabe que é adequada para você, depois de ingressar na organização, você pode tomar melhores decisões, porque agora você sabe o que é aceitável e o que não é. Dessa forma, você pode acompanhar e tomar decisões informadas que beneficiarão os resultados.

Rápida adaptação: Fazer perguntas para conhecer a cultura comercial durante a entrevista oferece segurança. Depois de tomar a decisão de fazer parte da organização, você pode se adaptar facilmente à sua cultura porque já está familiarizado com ela. Isso reduz seu tempo de resposta a muitas atividades e você pode se adaptar rapidamente ao estilo de trabalho.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Interessado em saber mais?

Aprenda sobre as ferramentas on-line que também fornecem feedback dos funcionários. Agende uma demonstração e saiba mais sobre o nosso software de pesquisa on-line.

Também recomendamos: Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.