Cultura laboral: Por que é importante?

A cultura laboral se refere aos valores que você deseja compartilhar com seus funcionários; esses valores servem como um guia, um ponto de referência, um mecanismo para todos. A cultura do trabalho também é definida como a história da sua empresa e o que constitui sua identidade.

Seus funcionários devem se tornar embaixadores dessa cultura. Como gerentes dessa cultura corporativa, eles devem comunicá-la à sua comunidade.

Quando uma pessoa está procurando trabalho, geralmente se concentra na posição desejada. Obviamente, este é um elemento importante, mas também é importante se sentir confortável no trabalho. Lembre-se de que você gasta 8 horas por dia no mínimo em um emprego, portanto, ter uma boa cultura laboral é muito importante.

Entre outras coisas, a cultura do trabalho definirá se um funcionário se sente confortável no espaço de trabalho.

94% dos executivos e 88% dos funcionários acreditam que uma cultura diferente no local de trabalho é necessária para o sucesso dos negócios, de acordo com uma pesquisa recente da Deloitte. Para qualquer organização, grande ou pequena, a cultura do trabalho é muito importante, pois é isso que define a organização.

Aspectos como crenças, comportamentos, atitudes, princípios são os que definem a cultura de uma organização.

Posso me encaixar na cultura do trabalho? Como isso apoiará meu crescimento? Essas são apenas algumas das perguntas que um possível ou novo funcionário pode ter ao considerar ingressar ou não em uma organização.

Então, por que é tão importante ter uma cultura laboral?

Vantagens de uma boa cultura laboral

Esses são alguns dos benefícios que você obtém por ter uma melhor cultura laboral:

Compromisso dos funcionários

Uma cultura eficaz (a certa para sua empresa, seu mercado, seus clientes e seu pessoal) aumentará o grau em que seus funcionários trabalham em plena capacidade todos os dias. O comprometimento dos funcionários alimenta a intenção de permanecer e a vontade de fazer um esforço diário. Mas também resulta em uma força de trabalho geralmente mais conectada aos negócios, que sente um maior senso de afiliação com o objetivo e está comprometida com seu sucesso.

Leia também: A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Marca do empregador e a cultura laboral

A cultura laboral correta não precisa de publicidade no mercado, mas seus funcionários farão isso por você. Os funcionários que estão totalmente enraizados na cultura serão os melhores advogados de sua organização, seus apoiadores mais visíveis e expressivos … seus promotores mais fortes.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

O tipo certo de retenção

Sempre perderemos uma porcentagem de nossa força de trabalho a cada ano devido a separações voluntárias. E isso é bom … desde que seja a porcentagem certa de nossa workforce. A cultura laboral correta pode ajudar com isso.

Confira Como construir uma cultura empresarial saudável?

Produtividade na cultura laboral

Um maior comprometimento dos funcionários significa que eles estão mais dispostos a fazer um esforço: ir além, não porque precisam, mas porque querem. Isso impulsiona a produtividade. 

O outro lado da moeda é o que um funcionário sem compromisso pode fazer com sua produtividade e moral da empresa. O tipo certo de cultura laboral pode minimizar o impacto dos funcionários que não estão envolvidos.

Construir a cultura laboral correta é uma grande responsabilidade, e todos na organização são os proprietários. Se você estiver interessado em aprender mais sobre como as ferramentas de cultura organizacional da QuestionPro ajudam a gerenciar a cultura no local de trabalho, agende uma demonstração virtual com um de nossos consultores.

Também recomendamos: Medir a cultura empresarial: a Questionpro adquire WorXO

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

O que é compromisso organizacional e como melhorá-lo?