O que é compromisso organizacional e como melhorá-lo?

Compromisso organizacional é definido como uma visão psicológica dos membros de uma organização e seu apego ao local de trabalho. O comprometimento dos funcionários é fundamental para determinar se os trabalhadores permanecerão por um período maior de tempo e o farão com a paixão necessária para alcançar os objetivos estabelecidos.

Conhecer o comprometimento organizacional ajuda a prever a satisfação no trabalho, o comprometimento da força de trabalho, a distribuição da liderança, o desempenho, a insegurança no trabalho etc. É importante que isso seja observado do ponto de vista da gerência para poder conhecer sua dedicação às tarefas que são atribuídas diariamente. Leia também: Colaboradores comprometidos – como tê-los e mantê-los

Teoria do Compromisso Organizacional

A Teoria do Compromisso Organizacional é baseada em um modelo de três componentes, fala da existência de três diferentes elementos de comprometimento organizacional:

Compromisso afetivo. É o apego emocional que um empregado tem em relação à organização. Esta parte do Modelo dos Três Componentes diz que, se um funcionário tem um alto nível de comprometimento ativo, as chances de ele permanecer na organização por um longo período são altas. Isso também significa que um funcionário não é apenas feliz, mas também participa de atividades como discussões e reuniões, dando contribuições valiosas ou sugestões que ajudarão a organização, a ética proativa de trabalho etc.

Compromisso com a continuidade. Este é o nível de comprometimento em que um funcionário pensaria que sair de uma organização seria caro. Quando há um nível contínuo de comprometimento, isso significa que você deseja permanecer na organização por um período mais longo, porque acha que precisa ficar, já que investiu energia suficiente e se apegou à organização. Por exemplo, uma pessoa durante um período de tempo tende a desenvolver apego ao seu local de trabalho e isso pode ser uma das razões pelas quais eles não gostariam de desistir, já que estão emocionalmente envolvidos.

Compromisso regulatório: Este é o nível de compromisso organizacional em que um funcionário se sente obrigado a permanecer na organização, porque é a coisa certa a fazer. Quais são os fatores que levam a este tipo de compromisso? É uma obrigação moral, porque alguém acredita neles? Eles sentem que foram tratados aqui e não querem arriscar deixar a organização?

É importante entender que o nível de compromisso organizacional depende de múltiplos fatores e pode variar de um indivíduo para outro. Por exemplo, hipoteticamente, um indivíduo está trabalhando com uma empresa de pesquisa de mercado e está sendo pago generosamente. Nessa situação, há possibilidades de que o indivíduo tenha um compromisso afetivo em que ele fique feliz em permanecer na empresa, mas também pode ter o compromisso de ficar porque não quer abrir mão do salário e do conforto que o emprego lhe oferece. Finalmente, dada a natureza do trabalho, o indivíduo sentiria a necessidade de permanecer nele, o que levaria a um comprometimento organizacional normativo. Saiba mais: Comunidade de pesquisa online – O que é e como utilizá-la.

Como melhorar o comprometimento organizacional?

Altos níveis de comprometimento organizacional estão relacionados ao desempenho superior dos negócios, maior lucratividade, maior produtividade, retenção de funcionários, métricas de satisfação do cliente, menor rotatividade de clientes e, acima de tudo tudo, a melhoria da cultura do trabalho. Esse é o nível de comprometimento que uma organização espera de seus funcionários. Mas como chegamos lá?

Aqui estão algumas dicas para melhorar o compromisso da organização:

Crie uma forte cultura de trabalho em equipe

Construir uma cultura forte de trabalho em equipe facilita um ambiente saudável. Não há dois funcionários em uma empresa que possam ser exatamente iguais. Quando as pessoas vêm de diferentes origens, haverá diferenças na maneira de ver e perceber as coisas e o mesmo acontece quando as pessoas trabalham em equipe. No entanto, se uma organização promove treinamento e trabalho em equipe, os funcionários serão motivados a trabalhar juntos e conseguir mais. Isso ajudará a aumentar seus níveis de comprometimento e criar harmonia na cultura de trabalho de longo prazo.

Comunicar metas e expectativas claras aos funcionários

A maioria dos funcionários deseja fazer parte de um futuro irresistível, quer saber o que é mais importante em seu trabalho e como eles podem alcançar a excelência. Para que os objetivos façam sentido e sejam efetivos, os objetivos e expectativas da gerência devem ser claramente comunicados. Se um funcionário tiver um senso de propriedade, ele ficará mais tempo com uma organização. Veja também: Crie seu plano de pesquisa de mercado e obtenha melhores resultados

Seja transparente e incentive a comunicação aberta

Deixe os funcionários participarem do que está acontecendo dentro da organização e se envolvam em seu desenvolvimento. Quando uma empresa é transparente e compartilha números e números, é mais provável que os funcionários se sintam valorizados e tenham um maior senso de pertencimento.

Manter a ética de trabalho

Os funcionários gostariam de se sentir bem na organização com a qual trabalham. Ter altos padrões de ética no trabalho faz com que eles se sintam motivados e respeitosos e se destaquem por seu comprometimento organizacional. Quando os trabalhadores sabem que uma empresa tem moral elevado, eles permanecem associados a ela.

Promover uma cultura de trabalho positiva

Uma cultura de trabalho positiva é aquela em que os funcionários se sentem felizes em fazer parte da organização, sentem-se motivados e incentivados a compartilhar novas ideias e a facilitar a comunicação com a administração sem medo de serem mal compreendidos.

Desenvolver confiança

Quando os funcionários começam a desenvolver a confiança entre si, assim como a liderança, isso é um sinal positivo do desenvolvimento organizacional. Os funcionários aprendem habilidades de tomada de decisão e como ajudar mudanças estratégicas dentro da organização. Eu convido você a ler: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Promover a inovação

A inovação é uma das melhores maneiras de incentivar os funcionários. Quando um funcionário tem a ideia de fazer as coisas de maneira diferente e melhor, em vez de desencorajá-los, a gerência deve motivá-los a ter mais ideias.

Fornecer feedback construtivo e não crítico

Os funcionários devem receber feedback construtivo sempre que necessário. Ser apreciado pelo que eles estão fazendo bem irá ajudá-los a elevar sua moral. Quando eles estão errados, eles não são informados de que estão errados, você tem que dar-lhes as razões e, sobretudo, o caminho para se molhar. Há uma diferença entre crítica e feedback construtivo. A crítica apenas diz o que está errado, o feedback construtivo lhe diz o que está errado, porque está errado e como fazê-lo bem.

Delegar tarefas eficientemente

Uma organização que trabalha eficientemente conhece a arte de delegar tarefas. É preciso entender que nem todo trabalho pode ser feito por uma pessoa. Quando o trabalho foi distribuído de forma eficiente, ninguém, em particular, tem uma sobrecarga de trabalho.

Ofereça incentivos

Quando um funcionário executa excepcionalmente bem, as organizações precisam avaliar sua contribuição. Nesses casos, é uma boa ideia oferecer incentivos ao funcionário para reconhecer seu bom trabalho e dedicação. Se os compromissos de trabalho são procurados, é essencial que a administração os recompense adequadamente.

Compromisso organizacional é essencial para qualquer empresa. É importante valorizar as pessoas que demonstram dedicação e comprometimento, por isso você precisa ir mais fundo e encontrar a causa raiz dos problemas que os funcionários enfrentam para tomar medidas oportunas para reduzir sua rotatividade. Uma boa opção para obter essas informações é através de uma avaliação de 360 ​​graus.

Finalmente, convido-vos a ler: Amostra por conglomerados. Um tipo de amostragem probabilística

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.