Desempenho no trabalho – saiba como medi-lo de forma efetiva

O desempenho no trabalho se trata do comportamento que um trabalhador tem ao executar as atividades que o correspondem. Desta forma, se considera se a pessoa é adequada ou não para a posição atribuída.

Avaliar o desempenho no trabalho é uma das tarefas mais importantes que o departamento de recursos humanos de qualquer empresa deve executar. Para fazê-lo corretamente, é necessário considerar os seguintes fatores:

  • Definir o objetivo da investigação,
  • Considerar a jornada do funcionário,
  • Os critérios de referência devem estar relacionados com a área de trabalho,
  • O funcionário deve saber o que é avaliado e concordar,
  • O gerente deve apresentar propostas que melhorem os erros detectados no processo.

Por que é importante medir o desempenho no trabalho?

Ao realizar uma avaliação do desempenho dos funcionários, não apenas a empresa se beneficia, mas também os colaboradores; pois podem obter melhores oportunidades na função ou uma posição de acordo com seu perfil. Além disso, é essencial testar a capacidade do gerente da equipe de liderar; assim como também a comunicação e o nível de integração dos funcionários dentro da organização.

Veja também: Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

Vantagens de medir o desempenho do empregado

  • Estabelecer benefícios que vão de acordo com as funções de cada trabalhador.
  • Oferecer melhorias ou promoções nos trabalhos de acordo com sua competência de trabalho.
  • Encontrar problemas na organização dos negócios.
  • Reduzir fatores externos para a empresa que influenciam o trabalho dos funcionários.

Quais fatores influenciam o desempenho no trabalho?

Existem muitos fatores que podem afetar o desempenho de um funcionário. Desde a falta de treinamento da empresa até o entusiasmo e comprometimento com que ele realiza seu trabalho.

Leia também: Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

  • Clima de trabalho: que um funcionário esteja em um ambiente de constante assédio, estresse, falta de motivação, higiene, etc., pode desencadear seu desinteresse ou falta de compromisso com o trabalho de qualidade.
  • Falta de treinamento: há empregos que exigem conhecimento especializado e um nível mínimo de escolaridade; ou são reforçados por meio de cursos e treinamento de pessoas com experiência. A ausência desses fatores causaria um mau desempenho e não atingiria os objetivos estabelecidos.
  • Paixão: se o funcionário não gostar da posição ou não sentir paixão pelo que faz, não terá um desempenho adequado no trabalho.

É importante detectar o status de cada um desses fatores, pois eles podem afetar o funcionário, a equipe de trabalho, o departamento e toda a empresa em geral.

Veja também: A importância das pesquisas no plano de marketing

Como medir o desempenho no trabalho?

Para fazer uma avaliação completa e adequada dos funcionários, é necessário que os programas de desempenho sejam realizados ao menos uma vez por ano. Dessa forma, os erros detectados podem ser corrigidos no tempo.

A avaliação de desempenho nas empresas depende, em geral, do departamento de Recursos Humanos que é composto por um gerente, diretor, especialistas técnicos e responsável da área.

Os testes de desempenho são realizados com o objetivo de motivar o trabalhador para que, desta forma, as más práticas e fragilidades da empresa diminuam e a produtividade do trabalho aumente.

Leia também: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

Existem alguns métodos que as empresas realizam para avaliação dos funcionários:

  • O teste de desempenho é realizado pelo chefe do departamento, desde que seja ele quem conheça o empregado e o esforço que ele coloca nas atividades que realiza diariamente.
  • Uma autoavaliação em que o funcionário avalia seu desempenho e oferece propostas para melhorar.
  • Prova de desempenho no trabalho pelos colegas da equipe.
  • Pesquisas para funcionários em que eles classificam o trabalho do diretor da área.
  • Teste realizado pelo cliente no qual ele avalia o trabalho realizado pelos funcionários com quem lida diretamente.

Realizar uma avaliação do desempenho no trabalho é necessário para analisar se sua força de trabalho está cumprindo os objetivos estabelecidos. Só assim podem ser tomadas decisões que melhorem a produtividade dos trabalhadores e aumentem a possibilidade de crescimento, tanto para a empresa como para os trabalhadores.

Conheça também: O que é pesquisa exploratória?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.