Diferenças entre MaxDiff e Análise Conjunta

Conheça as diferenças entre MaxDiff e Análise Conjunta e decida qual desses estudos de identificação das preferências dos clientes é o mais adequado para o seu caso.


 

O que é MaxDiff?

A escala máxima de diferenças, também conhecida como escala MaxDiff, é um método de pesquisa que consiste em medir as preferências dos consumidores entre produtos que compartilham algumas características.

No exemplo abaixo, o respondente compara os produtos e seleciona a melhor e a pior opção de comida:

exemplo de maxdiff

 

O que é a Análise Conjunta?

A análise conjunta é uma das técnicas utilizadas em pesquisas de mercado  para medir as preferências pelas características de um produto ou serviço.

Com este método de pesquisa é possível considerar o peso de cada um dos atributos e decifrar o que o consumidor realmente busca.

No exemplo abaixo, o respondente compara as variáveis de uma comida específica e escolhe quais características gosta mais:

exemplo análise conjunta

 

Diferenças entre MaxDiff e Análise Conjunta

Analisando de perto, podemos ver que são grandes as diferenças entre MaxDiff e conjoint analysis:

Em um estudo MaxDiff, são exibidos de 2 a 6 produtos para que os respondentes indiquem qual deles é o que eles mais gostam e o que eles menos gostam. O processo é repetido algumas vezes, mostrando diferentes produtos em cada repetição. A partir desta avaliação é possível calcular o valor único de cada uma das opções. Os dados coletados revelarão qual produto os clientes gostam mais e qual produto os clientes gostam menos.

Use a MaxDiff em um estudo de mercado para eleger qual tipo de produto ou serviço você vai oferecer.

Por outro lado, a Análise Conjunta separa um mesmo produto em seus diferentes atributos. Então, diferentes versões desse produto serão criadas através da variação destas características em um processo repetitivo, no qual os respondentes escolhem as características que mais gostam naquela versão apresentada do produto. Os dados coletados revelarão quais características são mais importantes para o cliente naquele produto.

Use a Conjoint Analysis para adaptar seu produto ou serviço a partir dos atributos que os clientes mais consideram, ou quando você precisar entender quais combinações são mais atraentes para seu mercado.

Pode-se dizer que com o estudo MaxDiff é possível determinar qual o produto preferido, enquanto no estudo de análise conjunta é determinado quais características do produto levam-no a ser o preferido.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

 

Agendar demonstração grátis