Indução do trabalho – conheça as vantagens desta pesquisa

Você já respondeu a alguma pesquisa de indução do trabalho? A integração ou indução da força de trabalho é um processo que ajuda os novos funcionários a se adaptarem aos aspectos sociais e de desempenho da organização em que foram contratados recentemente. Esse processo ajuda os novos funcionários a se adaptarem rapidamente ao novo emprego e também a aprender atitudes, conhecimentos, habilidades, etc; necessários para funcionar eficientemente dentro da organização.

Se você foi empregado, é mais provável que tenha passado por algum processo de indução do trabalho. Desde o momento em que você entrou na organização, há muitos rostos novos para conhecer e cumprimentar, muitos processos para se acostumar, a tecnologia não proporciona um momento de paz e há uma montanha de papéis. Tudo isso pode ser bastante esmagador, especialmente se este é seu primeiro emprego. Portanto, para aliviar toda a tensão em torno disso, o processo de indução garante que os novos funcionários comecem com o pé direito.

A incorporação de funcionários pode ser dividida em duas categorias:

Incorporação formal de funcionários

Esse processo envolve uma tarefa e procedimentos organizados que ajudam efetivamente os novos funcionários a se adaptarem à sua posição. A razão pela qual é chamado de processo formal é porque, nesse processo, os novos funcionários são sistematicamente separados dos que já existentes para passar por um processo de orientação semelhante ao treinamento em sala de aula.

Incorporação informal de funcionários

Esse processo envolve uma tarefa organizada e procedimentos que efetivamente ajudam os novos funcionários a se adaptarem. Se trata de uma atividade semi-organizada pela qual um novo funcionário aprende com seus colegas mais experientes da organização. Isso geralmente envolve segui-los de perto, treinamento personalizado improvisado e processos similares. Além de concluir simultaneamente todos os processos de Recursos Humanos.

Depende inteiramente da cultura de trabalho da organização, que processo de indução seguir: formal ou informal. No entanto, um dos processos deve ser implementado para ajudar o novo funcionário a se sentir confortável em seu primeiro dia de trabalho.

Segundo estudos, as empresas gastam até 30% do salário de um novo funcionário no processo de incorporação ou integração. O que me preocupa aqui é que, se você está investindo tanto, os resultados devem ser positivos.

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Perguntas para uma pesquisa de indução do trabalho

Aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas aos novos funcionários durante sua incorporação:

1. Realizaram perguntas relevantes sobre o trabalho durante o processo de entrevista?

Quando um novo funcionário ingressa em uma organização, é importante saber se a entrevista de emprego foi relevante para o trabalho oferecido. Fazer as perguntas indicadas em uma entrevista é o começo para construir uma relação de confiança com eles.

2. A descrição e as responsabilidades do cargo foram explicadas corretamente?

É importante ser honesto com os novos funcionários e, ao mesmo tempo, explicar claramente suas funções e responsabilidades; para ajudá-los a analisar sua função e garantir que possuam as habilidades essenciais necessárias para se adaptarem ao seu trabalho. Essa é uma questão importante e deve fazer parte da pesquisa de indução do trabalho.

3. Você recebeu informações úteis sobre produtos / serviços, histórico da organização durante a orientação?

O processo de orientação ou integração do funcionário visa compartilhar todas as informações necessárias com o novo funcionário. No onboarding, certifique-se de fornecer ao funcionário todas as informações que os ajudam a se estabelecer na organização.

4. O programa de indução foi interativo e interessante?

Verifique se o programa de indução de trabalho é atrativo. A maneira como você recebe seus novos funcionários fala muito sobre a cultura de trabalho da organização. Torne o processo interativo e incentive o diálogo.

5. Você recebeu treinamento suficiente para fazer seu trabalho?

Se for uma nova tecnologia ou software com o qual você espera que seu novo funcionário trabalhe, você deve fornecer o treinamento necessário para o uso dessas ferramentas. A resposta a essa pergunta na pesquisa de indução do trabalho determinará se o seu programa de treinamento para novos funcionários é eficaz ou não.

Questionário de recursos humanos para funcionários

6. Você recebe regularmente feedback do seu gerente sobre as tarefas atribuídas a você?

O feedback construtivo é sempre apreciado, seja de um funcionário experiente ou de um novo funcionário. Certifique-se de que um novo funcionário receba feedback oportuno de seu gerente. Isso os ajudará a melhorar suas habilidades e a se adaptar melhor ao novo ambiente.

Se você deseja um feedback mais completo, que inclui a visão de gerentes, colegas de trabalho e autoavaliação, lembre-se de que existem recursos, como a pesquisa de avaliação on-line de 360 graus.

7. Compartilharam com você a visão geral de qual será sua carreira profissional e o progresso na organização?

É bom explicar aos novos funcionários qual será sua trajetória profissional antes de ingressar na organização. Isso garantirá o comprometimento dos funcionários e, se sua trajetória profissional for acompanhada dos objetivos da organização, será mutuamente benéfico para ambas partes.

8. Você sabe como seu trabalho será medido e como seu desempenho será avaliado?

Seja muito transparente em relação à avaliação dos funcionários e aos parâmetros que serão usados para medir seu sucesso no trabalho. Fazer essa pergunta em uma pesquisa de indução é essencial. Você ficará surpreso com algumas das sugestões e comentários que seus funcionários podem lhe dar.

9. Você é capaz de gerenciar um equilíbrio entre trabalho e sua vida pessoal?

É importante que, como organização, você faça perguntas a seus funcionários que os ajudem a determinar se estão indo bem no local de trabalho e em suas vidas pessoais; isso certamente também ajudará a reter funcionários. Para ajudar seus funcionários a gerenciar esse equilíbrio, essa pergunta precisa fazer parte da pesquisa de incorporação.

10. Você se sente bem-vindo e valorizado pela equipe?

Para um novo funcionário, é importante fazer parte e se sentir parte da equipe. Por isso, é importante fazê-lo se sentir confortável no local de trabalho. Ao fazer essa pergunta na pesquisa de indução do trabalho, você saberá exatamente o que sua força de trabalho pensa quando faz parte de uma equipe.

Leia também: Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

Práticas recomendadas para o processo de integração de novos funcionários

Ao realizar uma pesquisa de indução do trabalho, deve-se tomar muito cuidado para garantir que os dados obtidos sejam processados e que os funcionários se sintam confortáveis em fornecer um feedback honesto e imparcial. Ao implementar pesquisas de funcionários, você obterá melhores resultados.

Estas são algumas das melhores práticas:

1. Pesquise seus funcionários no momento certo

A pesquisa correta deve ser enviada no momento certo. O mesmo vale para a pesquisa de indução do trabalho. Então, quando é o momento certo para enviar a pesquisa, após o seu primeiro dia, sua primeira semana de trabalho, o primeiro mês ou três meses após ingressar na sua equipe? Independentemente de quando você decide enviar a pesquisa, verifique se não é tarde demais. Esperar demais para enviar uma pesquisa significa perder informações valiosas. Idealmente, automatize o processo. Enviar a pesquisa no momento certo ajudará os funcionários a lembrar e anotar os comentários relevantes.

Conheça: Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

2. Mantenha sua pesquisa curta e simples

A conclusão de uma pesquisa não deve parecer como executar tarefas diárias ou ser um processo complicado. Faça uma pesquisa curta e direta. É recomendável que as pesquisas tenham no máximo 10 perguntas. A maioria delas deve ser perguntas fechadas com opções de resposta apropriadas e não mais que 3 perguntas abertas. Lembre-se de que não é um ensaio universitário em que você está trabalhando.

3. Avalie a experiência 

Acompanhe o verdadeiro motivo pelo qual você está fazendo essas perguntas aos novos funcionários. Você deve garantir que os novos membros se encaixem rapidamente e eficientemente no sistema. Por fim, sua pesquisa deve ser projetada com o resultado final em mente.

4. Seja direto em sua abordagem 

Faça perguntas diretas, dê aos funcionários a capacidade não apenas de avaliar sua experiência, mas também de moldar sua carreira profissional na organização. Faça perguntas que ajudem a avaliar seu próprio desempenho e pensar no futuro.

5. Faça as perguntas mais relevantes 

Personalizar ou adaptar suas perguntas às necessidades da pesquisa evocará melhores respostas. Embora um conjunto de perguntas genéricas possa dar um bom ponto de partida, é aconselhável pular rapidamente para o ponto importante, para evitar o alto abandono da pesquisa. É importante que o tópico e as perguntas da pesquisa sejam sempre limitados à indução de funcionários.

5 características para construir uma equipe de trabalho

Por que usar uma pesquisa de indução do trabalho?

O processo de incorporação correto pode ajudar na produtividade de uma equipe e, por sua vez, de uma organização. Uma vez que pega os melhores aspectos de um novo funcionário e os combina com os da organização. Isso faz com que o feedback desse processo seja da maior importância para o sucesso e para eliminar qualquer inconveniente que o programa possa ter hoje.

Algumas das razões mais importantes pelas quais uma pesquisa de indução do trabalho deve ser realizada são:

  • Compreender o que o funcionário pensa sobre o processo de integração e sobre a empresa.
  • Avaliar se o novo funcionário entende bem sua função e possui as ferramentas para cumprir suas responsabilidades.
  • Informar ao novo funcionário sobre quais são as expectativas da organização em relação ao funcionário.
  • Saber se são necessárias mais informações ou treinamento para que o funcionário possa desempenhar bem sua função.
  • Também pode ser usado para resolver qualquer problema que o funcionário enfrente.
  • A pesquisa de indução do trabalho também é uma das ferramentas mais poderosas para coletar feedback sobre o processo de incorporação e resolver qualquer problema, se houver.

Também recomendamos: Complexo de Jonas e Millennials no ambiente de trabalho

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram