5 características para construir uma equipe de trabalho

Construir uma equipe forte que possa atingir os objetivos pode ser construída incorporando certas características que estimulam o sucesso. Depois que um líder for selecionado, os membros da equipe de trabalho são informados dos objetivos e quando as metas devem ser alcançadas. O líder pode ter membros da equipe participando de atividades de construção para gerar confiança e amizade entre os colegas de equipe.

Elementos para formar uma equipe de trabalho de sucesso

Há vários elementos que você deve considerar para ter uma equipe de trabalho que forneça os resultados esperados e ajude a atingir seus objetivos de negócios, por exemplo:

Estabeleça objetivos claros

Quando uma equipe é construída, os objetivos devem ser estabelecidos de forma clara. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, relevantes e alcançáveis dentro de um determinado período de tempo. Os objetivos são apresentados a todos os membros da equipe de trabalho para que todos estejam no mesmo canal.

Receba o compromisso da sua equipe de trabalho

Uma das características bem-sucedidas para a formação de equipes de trabalho é garantir que os membros trabalhem com base em decisões consensuais. Idealmente, cada indivíduo compartilha suas opiniões, percepções e sentimentos com outros membros da equipe. Se surgirem problemas, o membro da equipe apropria-se da situação e encontrará soluções em vez de culpar os outros. Membros de empresas bem-sucedidas solicitam feedback sobre seu comportamento para que possam melhorar, já que isso pode ser feito para realizar pesquisas de pulso ou avaliações 360º. Saiba mais em: O que é uma avaliação de desempenho 360? Conheça e aplique!

Buscar interação entre colegas da equipe de trabalho

Outra característica da formação de equipes de trabalho bem-sucedidas nas empresas é incentivar os membros a sugerirem ideias. As pessoas confiam e apoiam seus colegas e as incorporam na tomada de decisões. Os indivíduos também são geralmente tolerantes a diferenças entre outros membros da equipe. Também tentar colocar em prática as novas ideias que eles sugerem.

Procure por linhas de comunicação eficientes

A formação de equipes requer um mecanismo de comunicação entre o líder, os membros da equipe de trabalho e todos os outros membros da organização. A comunicação consiste em enviar relatórios, e-mails e reuniões para garantir que os membros da equipe estejam cientes do que foi alcançado e do que precisa ser feito.

Estabeleça um processo decisório definitivo

Uma empresa de sucesso segue um procedimento para tomar decisões e resolver problemas. Isso evita a armadilha de discussões extensas e sem sentido que podem acabar em frustração ou falta de ação. O procedimento claramente estabelecido garante que todos os membros da equipe tenham voz ativa nas decisões. Este procedimento pode ser direcionado aos membros da equipe de trabalho para chegarem em um consenso ou decidir pela maioria dos votos.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Trabalho em equipe: reconheça se você aplica ou não no seu ambiente de trabalho

Como conduzir uma pesquisa sobre o bem-estar dos funcionários

Pesquisa de saída de funcionários, de que se trata?

Manifesto ágil e comprometimento dos funcionários

Incentivos para funcionários, quais devo oferecer?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.