Inquéritos Offline: tudo o que precisa saber

A investigação evoluiu, agora são necessários novos métodos para realizar inquéritos mais precisos. Neste sentido surgiram os Inquéritos Offline, um novo recurso em que a tecnologia e as metodologias são misturadas para criar uma melhor investigação.

Com efeito, neste artigo estão todas as informações necessárias para tirar o máximo partido do potencial dos inquéritos offline.

O que é um inquérito offline?

Um inquérito offline é um instrumento dentro da investigação quantitativa cujo objetivo é recolher, de forma organizada e sistemática, informações sobre temas de interesse. 

Este método pertence ao ramo da investigação quantitativa, sendo composto de várias etapas: conceção, recolha de dados, análise e divulgação.

Um inquérito offline é mais frequentemente utilizado para generalizar dados sobre uma população específica. No entanto, nem sempre é este o caso.

Se olhar atentamente, um inquérito é um conjunto de perguntas capturadas num documento (digital ou impresso). Tal documento é conhecido como um questionário. 

O questionário é o instrumento utilizado para recolher a informação para um inquérito offline (e online). É o questionário que irá alimentar todas as outras fases de um inquérito.

Tipos de inquérito offline

Os tipos de inquérito offline são classificados segundo o tipo de perguntas que contêm e os meios de recolha de informação, ou seja, a forma (o canal) em que se fazem perguntas ao seu público de interesse.

Segundo o tipo de perguntas

Existem três tipos de inquéritos consoante o tipo de perguntas: abertos, semi-estruturados e estruturados.

Uma pergunta aberta é aquela em que se permite ao respondente responder sem qualquer opção pré-estabelecida. 

Exemplo: Qual é a sua cor favorita?

Visto que não lhe damos quaisquer opções de resposta, é uma questão em aberto.

Por outro lado, uma pergunta fechada é uma pergunta em que só existem opções de resposta pré-estabelecidas. Se pegarmos nesta questão acima e a encerrarmos, seria assim:

Exemplo: Qual é a sua cor favorita?

Azul

Vermelho

Verde

Amarelo

Pink

Assim, um inquérito em aberto utiliza apenas perguntas abertas.  Um inquérito estruturado utiliza apenas perguntas fechadas. Um inquérito semi-estruturado utiliza ambos.

Consoante o canal

Essencialmente, existem quatro tipos de inquéritos dependendo do canal: presenciais, telefónicos, auto-resposta e digitais (via web, aplicações, etc.).

Os inquéritos presenciais são aqueles em que uma pessoa entrevista outra pessoa. Já alguma vez foi entrevistado na rua? Foi um inquérito cara-a-cara.

Os inquéritos telefónicos são onde uma pessoa entrevista outra pessoa por telefone (como o nome sugere). As companhias telefónicas utilizam muito este tipo de inquérito para fazer avaliações do seu serviço.

Os inquéritos auto-resposta são inquéritos em que a própria pessoa preenche o questionário, sem ser entrevistada por outra pessoa. Por exemplo, se for a um restaurante e derem-lhe um inquérito de satisfação alimentar, foi um inquérito auto-resposta..

Os inquéritos digitais são aqueles que são enviados através de uma ligação, correio eletrónico ou outro canal digital. 

Com efeito, vejamos agora as vantagens dos inquéritos offline.

Quais as vantagens Inquéritos Offline

1. Não dependem da conectividade

Inquéritos “tudo para fins offline” permitem às empresas ou outras organizações recolher informação de organizações a partir de um dispositivo móvel que não está ligado a um servidor, à Internet ou a dados móveis. 

Mas o que acontece aos dados se não houver Internet ou se o servidor estiver desligado? As respostas serão enviadas assim que for estabelecida uma ligação, evitando a perda de dados.

2. Recolha de dados a partir de qualquer local

Os formulários de inquérito offline permitem recolher informações com um tablet ou smartphone a partir de locais remotos e fora da cidade, ou administrar inquéritos de marketing em bares, em centros comerciais, ou mesmo em transportes públicos. As possibilidades são infinitas.

3. Disponibilidade para a web, iOS e Android

A maioria das novas modalidades de inquérito offline estão disponíveis para vários sistemas operativos: web, iOS, e Android, tornando-os acessíveis a qualquer utilizador que precise 24 horas destas ferramentas, onde quer que se encontrem.

4. Conteúdo enriquecido

O entrevistador pode acrescentar conteúdo extra ao enviar o inquérito, tal como fotos do local onde o inquérito é realizado, incluir a assinatura, a localização GPS do local onde o inquérito foi realizado e o tempo para verificar a veracidade.

5. Eles também estão online!

A principal vantagem das últimas versões dos inquéritos offline é que, desde que tenha uma ligação à Internet ou acesso a dados móveis, pode enviar os resultados dos inquéritos em tempo real. Tal como um inquérito online para a web, mas de onde quer que o utilizador esteja!

Offline ou online, é importante que cada organização escolha a alternativa mais conveniente e que melhor se adapte aos seus objetivos. Só cada organização sabe que tipo de inquérito necessita e como implementá-lo da forma mais eficaz.

Inquéritos offline: offline (mas sempre online) com aplicações móveis

Com efeito, seguindo a linha das vantagens e num dos pontos mencionados, neste ponto de leitura já entendeu ser possível fazer inquéritos offline e que, posteriormente, ligar-se a um sistema e compilar toda a informação recolhida. 

Isso é possível porque as aplicações dos inquéritos permitem às empresas e agências de investigação obter melhores dados em comparação com os inquéritos em papel ou outras ferramentas tradicionais.

Nesse sentido, as aplicações dos inquéritos vieram revolucionar a investigação, este tipo de ferramentas permitiram aos investigadores recolher informações e dados onde quer que estejam, independentemente da conectividade, localização ou características do local do estudo. 

 


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração