Investigação conceitual: saiba como aplicá-la no seu negócio

A investigação conceitual é definida como uma metodologia na qual a pesquisa é realizada observando e analisando informações existentes sobre um determinado tópico. Esse tipo de investigação não implica a realização de experimentos práticos. Está relacionado a conceitos abstratos ou idéias. Os filósofos há muito tempo usam a investigação conceitual para desenvolver novas teorias ou interpretar teorias existentes sob uma visão diferente.

Exemplo de investigação conceitual

Por exemplo, Copérnico usou a investigação conceitual para chegar a conceitos sobre constelações estelares baseadas em suas observações do universo. Mais tarde, Galileu simplificou a pesquisa de Copérnico ao fazer suas próprias observações conceituais que levaram a pesquisas mais experimentais e confirmaram as previsões feitas na época.

O exemplo mais famoso de uma pesquisa conceitual é de Isaac Newton. Ele observou seu ambiente para conceituar e desenvolver teorias sobre gravitação e movimento.

Einstein é amplamente conhecido e apreciado por seu trabalho em pesquisa conceitual. Embora suas teorias fossem baseadas em observações conceituais, Einstein também propôs experimentos para chegar a teorias que provassem a investigação conceitual.

Hoje, a investigação conceitual é usada para responder a questões comerciais e resolver problemas do mundo real. Pesquisadores usam ferramentas analíticas chamadas estruturas conceituais para fazer distinções e organizar as ideias necessárias para fins de pesquisa.

Use a QuestionPro 

O QuestionPro oferece estruturas conceituais facilmente disponíveis. Essas estruturas podem ser usadas para investigar a confiança do consumidor, a satisfação do cliente, a avaliação do produto, etc. Você pode selecionar uma ampla variedade de modelos de pesquisa que temos disponíveis para você. Entre em contato com nossos consultores on-line e responda suas perguntas sobre o uso de nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

4 etapas para determinar o valor da descoberta de insights

Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

Ferramentas para fazer uma investigação de campo

Pesquisa explicativa: conheça este método de investigação

Modelo representativo para uma investigação eficaz

Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios