Pesquisa explicativa: conheça este método de investigação

A pesquisa explicativa foi realizada para investigar de forma pontual um fenômeno que não havia sido estudado anteriormente, ou que não havia sido explicado bem antes. Sua intenção é fornecer detalhes onde existe uma pequena quantidade de informações.

O pesquisador tem uma ideia geral e utiliza a pesquisa como uma ferramenta para guiá-lo a temas que poderiam ser abordados no futuro. Seu objetivo é descobrir o porquê e para que de um objeto de estudo. Veja também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Características da pesquisa explicativa

Entre as características mais importantes da pesquisa explicativa estão:

  • Permite aumentar a compreensão sobre um tópico específico. Embora não ofereça resultados conclusivos, o pesquisador pode encontrar as razões pelas quais um fenômeno ocorre. Leia também: Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado
  • Utiliza a coleta de dados secundários como fonte de informação, como textos da área ou artigos publicados, que são cuidadosamente escolhidos para ter uma compreensão ampla e equilibrada do assunto.
  • Permite que o pesquisador tenha uma ampla compreensão do assunto e possa refinar questões de pesquisa subseqüentes para aumentar as conclusões do estudo.
  • Os pesquisadores podem distinguir as causas pelas quais os fenômenos surgem durante o processo de pesquisa e antecipar as mudanças.
  • Pesquisas explicativas permitem replicar os estudos para aprofundá-los e obter novos pontos de vista sobre o fenômeno. Também recomendamos a leitura de: Tipos de modelos de pesquisa

Tipos de pesquisa explicativa

Os métodos mais populares de pesquisa explicativa são os seguintes:

Pesquisa em textos: É um dos meios mais rápidos e menos custosos para determinar a hipótese do fenômeno e coletar informações. É responsável por pesquisar bibliografia na internet e em bibliotecas. Também ser em revistas, jornais, artigos comerciais e acadêmicos.

Entrevista em profundidade: O processo envolve falar com uma pessoa que é informada sobre o assunto que está sendo investigado. A entrevista em profundidade é usada para aproveitar as informações oferecidas pelas pessoas e suas experiências, podem ser profissionais que estão na organização ou fora dela. Leia também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Grupos focais: Os grupos focais consiste em reunir de 8 a 12 pessoas que tenham informações sobre o fenômeno estudado e organizar sessões para obter dessas pessoas vários dados que ajudarão na investigação.

Estudo de caso: Com este método, os pesquisadores podem tratar casos cuidadosamente selecionados. A análise de casos permite à organização observar empresas que enfrentaram o mesmo caso e tratá-lo com mais eficiência.

Importância da pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa é realizada com o objetivo de ajudar os pesquisadores a estudarem o problema com maior profundidade.

Ao realizar esse processo de pesquisa, é necessário adaptar-se a novas descobertas e os novos conhecimentos sobre o assunto. Embora não seja possível obter uma conclusão, variáveis ​​com alto nível de profundidade podem ser exploradas.

Pesquisas explicativas permitem ao pesquisador familiarizar-se com o tópico que será examinado e projetar teorias que podem ser testadas.

Este método é extremamente valioso para a pesquisa social. São essenciais quando você deseja transmitir novos dados sobre um ponto de vista do estudo. Veja também: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa

Pesquisas explicativas permitem que os pesquisadores encontrem um fenômeno que não foi estudado em profundidade. Embora não se dê uma conclusão sobre o referido estudo, ajuda a entender de forma eficiente o problema.

As pessoas que realizam uma investigação explicativa fazem com o objetivo de estudar em detalhe a interação do fenômeno. Portanto, é importante ter informações suficientes para realizá-lo. Leia também: Pesquisa de viabilidade de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.