Estudos e análises de mercado. Qual é a diferença?

Se quer que o seu negócio seja um sucesso, tem de compreender as necessidades do seu mercado, mas existem diferentes formas de adquirir esse conhecimento. Hoje vamos aprender a diferença entre estudos e análises de mercado.

Pode descobrir dados relevantes dos seus consumidores através de grupos focais a bigdata, isto dependerá dos seus objetivos e da forma como pretende executar e obter os seus resultados, tendo sempre em mente que os dados recolhidos o conduzirão a melhores decisões empresariais.


Estudos e análises de mercado. Qual é a diferença?

A pesquisa de mercado refere-se ao feedback recolhido diretamente de uma fonte e utilizado para obter informações sobre uma marca, desenvolvimento de produtos ou para aprender sobre os hábitos dos consumidores.

O objetivo é obter dados precisos, fazendo com que os respondentes avaliem aspectos do objeto de estudo e exprimam efetivamente as suas crenças.

As marcas podem perguntar aos consumidores o que quiserem ou fazer pesquisas qualitativas que ajudem a obter dados mais aprofundados sobre o sentimento dos consumidores, e podem mesmo acompanhar os hábitos de utilização ou o comportamento de compra dos consumidores em tempo real, utilizando recursos offline, como as pesquisas por aplicativos.

Qual é então a diferença entre pesquisa de mercado e análise de mercado?

Inicialmente, a análise de mercado referia-se ao estado de saúde de uma empresa, tais como as vendas geradas e os níveis de rentabilidade das linhas de produtos. Estes dados serviriam de guia para o sucesso de uma empresa.

A imensa disponibilidade de informação de que as empresas dispõem atualmente é de grande ajuda para aumentar a eficácia, por exemplo, das campanhas de marketing, em vez de se concentrar simplesmente na melhoria das vendas.

A análise de mercado trata agora de todo o conjunto de informações recolhidas junto do consumidor, tais como o histórico de compras, hábitos e informações de contacto. E é esta valiosa soma de conhecimentos do cliente que torna estas duas disciplinas complementares.


Como aproveita-los em seus projetos?

Em vez de se concentrar nas diferenças entre pesquisa de mercado e análise de mercado, é melhor pensar nelas como duas fases distintas que o podem ajudar na sua pesquisa de consumo.

Os estudos de mercado são uma forma de investigação primária que lhe dará provas em primeira mão. Aqui estão alguns métodos de pesquisa de mercado que o podem ajudar a fazê-lo.

A análise de mercado será o passo seguinte, uma vez que é a análise que irá efetuar sobre os dados que foram recolhidos na sua investigação. Isto não significa que nenhum dos dois possa trabalhar por si só: ambos podem ser recolhidos diretamente junto dos consumidores e, em última análise, analisados.

No entanto, quando utilizados em conjunto, os seus benefícios amplificam-se mutuamente. Enquanto os estudos de mercado captam o que os seus consumidores querem que você ouça, a análise de mercado irá ajudá-lo a identificar padrões ou tendências.

Pode utilizar os dois juntos para validar a correspondência dos seus dados, ou seja, a sua análise reflete a sua investigação e vice-versa.

Ambas as disciplinas evoluíram dramaticamente nos últimos anos, mas pensar nelas separadamente apenas limita cada um dos seus potenciais.

Conhecer a diferença entre pesquisa de mercado e análise de mercado te permitirá apreciar que, em conjunto, dão uma visão mais abrangente dos seus clientes. Desta forma, pode oferecer-lhes as mensagens certas, no momento certo, procurando sempre alcançar a sua satisfação.

Lembre-se que no QuestionPro temos as ferramentas necessárias para realizar estudos e análises de mercado de uma forma eficaz e simples.

Pergunte no nosso chat online sobre os nossos produtos ou agende uma DEMONSTRAÇÃO VIRTUAL GRATUITA.