O que é um painel de clientes?

Seus projetos de pesquisas e investigação de mercado podem ser muito mais precisos se você fizer uso de um painel de clientes para obter insights ainda mais qualificados e precisos. Entenda um pouco mais sobre o que é um painel de clientes, passos e vantagens para a criação de um.


O que é um Painel de Clientes?

Painel de clientes é um grupo online de pessoas pré-selecionadas que estão interessadas e dispostas a participar em estudos de mercado, grupos de discussão online, pesquisas, etc. Este grupo de pessoas pode ser os seus clientes atuais, futuros clientes ou simplesmente pessoas com interesses e crenças comuns. Enfim, é um painel de respondentes que contribuem com respostas as suas pesquisas.

A utilização de um painel de clientes oferece às empresas um método eficaz de coleta de dados e feedback de um grupo de participantes. É uma das formas de as empresas poderem tornar a investigação dos consumidores eficaz e definitivamente menos dispendiosa do que os métodos tradicionais de investigação.

Normalmente, os participantes de um painel online, normalmente chamados painelistas, só tomam conhecimento do tema de discussão depois de terem participado nos estudos de investigação. A estes membros do painel são dados outros pormenores sobre o que esperar durante o projeto.


O que é um Painel de Estudos de Mercado?

Um painel de estudos de mercado é um painel de estudos online que é particularmente seleccionado para estudos de mercado, para avaliar uma marca ou produtos/serviços oferecidos por uma marca e é por isso que é também designado painel de estudos de marca.

O painel de investigação online é a opção mais popular em comparação com as entrevistas telefónicas mais tradicionais com pessoas que são completamente aleatórias e podem ou não apresentar problemas de privacidade. Além do elevado custo de tais processos, não há garantia de que a pessoa contatada por telefone esteja pronta para responder às suas perguntas. Desta forma, é uma perda de tempo e de recursos.   

Ter um painel de clientes facilita a realização de pesquisas, uma vez que os painéis online já estão preparados e prontos para começar. Isto poupa às empresas o incómodo de terem de começar do zero, uma vez que as informações do painel estão facilmente disponíveis.

A resposta a pesquisas ou sondagens online garante que as perguntas e respostas podem ser avaliadas e analisadas da mesma forma para todos os membros do painel. Isto elimina, respostas precipitadas, quaisquer preocupações com a privacidade, quaisquer preconceitos envolvidos, etc.

O uso de um painel de clientes também inclui a oportunidade de incluir multimídia: fotos e vídeos ou até mesmo áudios ao fazer um estudo de pesquisa, o que daria aos participantes do painel uma melhor oportunidade de responder ou comentar sobre o estudo. Tal seria praticamente impossível de incluir numa pesquisa telefônica.

Um membro do painel de clientes é cuidadosamente monitorizado em relação a quaisquer alterações no seu perfil. Se estes membros não responderem regularmente aos pedidos de participação, há a possibilidade de estes membros poderem ser afastados definitivamente de qualquer estudo de investigação adicional. Geralmente, um membro do painel está limitado a um determinado número de estudos, geralmente três a seis estudos por ano.

Os painéis de clientes dão às empresas a oportunidade de testar os seus produtos/serviços muito antes da sua introdução no mercado, de obter feedback num curto espaço de tempo e de permitir que todo o processo se mantenha dentro do orçamento estabelecido. 

Saiba mais: Amostragem de público: definição, métodos e como usar com a QuestionPro


Passos para a criação de um painel

Utilize o canal de recrutamento adequado: Existem vários canais disponíveis que pode utilizar para recrutar e acrescentar respostas ao seu painel de estudos de mercado. A Internet é o melhor recurso para qualquer organização recrutar os seus membros para o painel. O e-mail e as redes sociais desempenham um papel importante na análise dos membros do painel.

Mantenha o processo curto e fácil: Assim que os seus contatos decidirem e se comprometerem a integrar o painel, envie-lhes uma pequena pesquisa para obter detalhes sobre eles: nome, morada, profissão, etc. O envio de e-mails longos pode desencorajar os respondentes que possam abandonar o estudo.

Envie a pesquisa aos membros apenas após confirmação: depois de ter recebido os dados básicos dos respondentes, é agora o momento certo para lhes enviar uma pesquisa detalhada para que possa conhecer melhor o seu público-alvo. A coleta de informações detalhadas sobre o perfil dos membros irá ajudá-lo a entender melhor o seu painel de clientes.

Envie um e-mail de boas-vindas: É educado agradecer aos membros uma vez que eles tenham aceitado oficialmente fazer parte do projeto. Este e-mail deve ser claro e deve servir para os lembrar do objetivo de aderir ao painel em linha. Além disso, é bom mencionar quaisquer critérios de recompensa associados à participação nos estudos.

Anuncie seus prêmios: Recompensas não são necessariamente sobre ganhos monetários, você pode oferecer aos seus membros cartões-presente, vouchers de produtos, vales-presente, descontos em lojas, etc.


Vantagens de investir

Rapidez da investigação: A própria investigação de mercado pode ser um processo lento, no entanto, para a acelerar é aconselhável investir num painel de clientes bem definido, o que o ajudará a acelerar o processo. Por exemplo, se o seu produto vai ser lançado em 2 meses e precisa de determinar um objetivo demográfico, então um painel de clientes bem estabelecido pode ajudá-lo a acelerar o processo.

Rentabilidade: Se, como empresa, pretende realizar apenas alguns estudos nos próximos meses ou mesmo durante o ano, então investir numa amostra é muito mais rentável do que gastar em métodos de investigação tradicionais. Além disso, pode obter peritos na matéria para o seu painel de investigação e ter a certeza de que o feedback será genuíno.

Diversidade de membros do painel: Ao investir num painel de clientes bem estabelecido, pode ter a certeza de que os membros provêm de uma variedade de origens e de localizações geográficas e demográficas. A diversidade dos membros do painel pode ser um critério que poderá querer apresentar antes de investir num painel de estudos de mercado.

Saiba mais: Painel de Respondentes: saiba como ter entrevistados qualificados

Agende sua demonstração online com nossa equipe especializada em Painéis de Clientes: AGENDAR