Pergunta de escala de classificação com precisão decimal

Como as plataformas para a realização de pesquisas on-line, também há uma evolução constante no tipo de perguntas que são feitas com esse tipo de ferramentas. Passamos de encher uma caixa de uma pesquisa em papel com um lápis para responder a uma pergunta de balança digital em um computador, dispositivo móvel ou tablet. Essa é uma das vantagens das pesquisas on-line mais interativas do que nunca. Neste artigo, falaremos da pergunta de escala de classificação.

No entanto, com uma interface de usuário melhor, há também a necessidade de maior precisão na captura dos dados obtidos. O nível de precisão nas opções de uma pesquisa dependerá principalmente do segmento da indústria para o qual o pesquisador está tentando coletar as informações.

Por exemplo, para a captura de dados da pesquisa de satisfação do cliente; uma escala de 5 pontos geralmente é suficiente para obter uma ideia correta do grau de satisfação do cliente com nosso produto ou serviço. No entanto, para ter uma escala com base na distância que os clientes viajam, usando, por exemplo, a plataforma Uber; é importante oferecer aos usuários outras opções. Ao contrário de um único ponto que pode causar grandes mudanças na tomada de decisão; você pode usar uma pergunta de escala de classificação. Também chamada de escala numérica quando precisar de mais precisão decimal em uma pesquisa; que precise ser mais detalhada e transparente nos resultados.

Cada pessoa tem uma maneira diferente de ver as coisas, para muitos, além de preto e branco, há nuances diferentes. Uma pergunta de escala de classificação oferece aos pesquisadores a oportunidade de incorporar perguntas e estilos de resposta. Essas dão um escopo mais amplo às respostas e permitem animação e interatividade com os participantes.

Tipo de Pergunta de escala de qualificação

É por isso que a QuestionPro introduziu pontos decimais nas perguntas da escala de classificação

Agora você pode realizar pesquisas on-line nas quais os participantes não precisam limitar sua resposta a números inteiros. Tenha a liberdade de fornecer uma resposta mais precisa de 10 casas decimais entre cada número. Em outras palavras, os respondentes poderão dar um valor mais preciso à sua opinião, simplesmente deslizando para a classificação desejada.

Uma análise de dados é tão boa quanto a informação que os forma. Ao usar perguntas com escalas mais precisas, você terá informações de melhor qualidade e uma visão mais analítica das perguntas em sua pesquisa. Agora, com a precisão decimal de uma pergunta na escala de classificação; você pode experimentar um salto adiante na clareza de seus dados. Assim como também obter novas ideias e tomar melhores decisões derivadas da coleta de dados. Sem esquecer que seu uso depende dos objetivos declarados. Em toda investigação teste as perguntas da escala de classificação na plataforma QuestionPro e aprenda detalhes do que seus entrevistados dizem.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Escala de diferencial semântica: vantagens e desvantagens

Saiba o que é uma escala de atitude e melhore suas investigações

Customer Effort Score ou Escala Net Promoter Score?

MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Utilize as escalas de controle deslizante (Slider) para uma qualificação mais precisa