Utilize as escalas de controle deslizante (Slider) para uma qualificação mais precisa

Utilize escala de controle deslizante em seus projetos de pesquisa, esse recurso traz mais facilidade para os entrevistados e agiliza do tempo de resposta.

Anos atrás, quando eu trabalhava como pesquisadora para uma empresa de pesquisa de mercado, éramos treinados para fazer perguntas de qualificação de uma determinada forma. Por exemplo:

PESQUISADOR: Em uma escala de 1 a 5 onde 1 corresponde a improvável e 5 muito provável. Qual a probabilidade de você recomendar a marca X para um amigo ou familiar?

PESQUISADO: Hummm… deixe-me pensar um pouco. Bom, creio que 3 ou 4.

PESQUISADOR: Bem, você diria que mais próximo de 3 ou de 4?

PESQUISADO: O que você acha de 3 ½?

PESQUISADOR: Você diria que mais próximo de 3 ou de 4?

Você pode ver como é incomodo tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado. Foi por ter tido essa experiência, pois se não tivesse sido assim não descobriria o que os pesquisadores já descobriram, que a escala de Likert é um instrumento bastante impreciso. A real opinião de um participante pode ficar justamente nos espaços entre as respostas admissíveis e inclusive além dos critérios avaliativos tradicionais. Alguns sugerem que outras escalas possam mais adequadas por permitirem aos entrevistados diferenciar suas opiniões.

Veja também:

As perguntas de controle deslizante (Slider) são uma ótima alternativa às escalas de Likert.

Você pode estar se se indagando: mas, o que é uma pergunta de controle deslizante?

Segue um modelo de questionário: vantagens das pesquisas de dados móveis.

post6BR

Neste caso, uma imagem vale mais que mil palavras: em vez de apenas lhe dar uma escala de 5, 7 ou 10 pontos, a escala de controle deslizante em QuestionPro permite que o cliente qualifique seu produto ou serviço a uma de até 100 pontos, e mais que isso, você pode saber exatamente a pontuação recebida.

Quais as vantagens de usar escalas interativas de qualificação de controle deslizante?

As escalas de qualificação de controle deslizante oferece aos pesquisadores a oportunidade de produzir tipos de perguntas e respostas que incorporem uma maior amplitude de respostas, bem como, permitam animações e interatividade.

Em outras palavras, os entrevistados já não ficarão preocupados com classificações como 3,5, simplesmente deslizarão por meio do controle a qualquer classificação que melhor expresse a sua opinião.

Quando se deve usar perguntas com escala de controle deslizante?

Estas perguntas funcionarão melhor para pesquisas online. “O poder” desse tipo de pergunta consiste na capacidade dos entrevistados poderem deslizar e controlar a qualificação que eles desejarem.

Embora você possa usar esse tipo de pergunta em pesquisas de mercado feita em campo, ela já não terá o mesmo impacto como quando o próprio entrevistado move o controle deslizante.

Tipos e dados das perguntas de escala de controle deslizante

O tipo predeterminado de pergunta para escala de controle deslizante deve seguir um tipo padrão. Isto significa que você terá colunas de qualificações e linhas de temas a serem qualificadas. Existem dois tipos de perguntas de escala de controle deslizante: a opção de categoria (texto), estas são perguntas que apresentam como respostas: Excelente, Bom, Regular ou Ruim como uma categoria. A outra opção é numérica, estas são perguntas com intervalos numéricos, ou seja, de 1 a 100.

Conheça também: pesquisas online – definições e modelos.

Quando você usa um controle deslizante tipo categoria, as qualificações serão as escalas numéricas tradicionais que podem ser encontradas em uma escala de Likert. Isto significa que as únicas opções de respostas seriam as categorias e os seus valores correspondentes; por exemplo 1,2,3,4,5,6,7.

Quando você usa uma escala numérica como uma faixa numérica de 1-100, então, o entrevistado poderá deslizar o controle da escala para qualquer número dentro desse intervalo como: 3, 54, 76, etc.

O tipo de pergunta de escala de controle deslizante não é tão comumente utilizado como a escala de Likert padrão, mas deveria ser usada com maior frequência. Isto permite aos entrevistados mais interação com o instrumento de pesquisa e possibilita ao entrevistador saber mais precisamente onde estará exatamente o valor numérico que representa a verdadeira opinião do entrevistado.

Siga-nos no Facebook.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.