Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado – conheça agora!

Se você deseja conhecer e entender os pensamentos ou sentimentos dos clientes em relação a produtos, conceitos, publicidade e outros tópicos importantes, faça uso de algumas das técnicas qualitativas de pesquisa de mercado.

As técnicas permitem que os pesquisadores se aprofundem nas motivações, crenças, atitudes e valores dos clientes, para saber o que impulsiona o comportamento: emoções, irracionais ou inconscientes.

Os consumidores tendem a estar cientes de suas motivações e processos de tomada de decisão. Portanto, quando um pesquisador pergunta diretamente ao consumidor por que ele gosta de um produto, prefere uma marca ou está inclinado a competir, as respostas tendem a ser racionais e ponderadas. No entanto, sabemos que nossas conexões com as marcas e nossas preferências em relação a alguns produtos são derivadas de motivações e valores inconscientes.

A compreensão do comportamento do consumidor é um fator vital para uma empresa, e é por isso que as técnicas qualitativas de pesquisa de mercado são úteis para conhecer o comportamento das pessoas, que geralmente têm dificuldades em expressar suas motivações e desejos. Embora perguntar diretamente funcione na maioria das vezes, os pesquisadores de mercado às vezes querem investigar os valores e crenças mais profundos dos consumidores. Nesses casos, a pesquisa qualitativa é uma excelente opção.

Quais técnicas qualitativas de pesquisa de mercado devo usar?

Embora os pesquisadores de mercado estejam interessados em emoções profundas e processos de pensamento específicos de marcas e produtos, seu objetivo ainda é conhecer os sentimentos, motivações, atitudes, preconceitos … que estão abaixo da consciência racional e ciente dos consumidores.

Algumas dessas técnicas nos ajudam a tirar proveito das associações subconscientes e das conexões emocionais dos consumidores. Muitos pesquisadores tendem a realizar pesquisas depois de conhecer os resultados obtidos por meio de algumas técnicas qualitativas de pesquisa de mercado para confirmar os resultados.

As técnicas são geralmente usadas em entrevistas profundas ou em grupos focais tradicionais e tendem a fornecer informações ricas e precisas. Os participantes geralmente gostam desses exercícios, embora o objetivo principal nem sempre seja claro para eles.

As técnicas de projeção podem ser críticas para a pesquisa do consumidor, principalmente quando o objetivo é entender conexões emocionais profundas e cognições de marcas, produtos e serviços.

Veja também: Método de pesquisa qualitativa – saiba as características que o distingue

Como projetar uma pesquisa qualitativa?

Uma bem-sucedida pesquisa de mercado qualitativa permite que você se conecte com seu público-alvo e provoque comentários que respondam ao motivo pelo qual as pessoas fazem o que fazem. Para isso, várias técnicas ou metodologias podem ser usadas, por exemplo.

O que é observação qualitativa?

Grupos focais

Quando você cria um grupo focal, não esqueça de criar um ambiente seguro e confiável para que os participantes possam dar suas opiniões e comunicar seus sentimentos e pensamentos. Os grupos focais oferecem muitos benefícios, incluindo a capacidade de ver e sentir as reais reações de seus consumidores. Assim como também seus pensamentos e opiniões. Através de um grupo de foco, você pode identificar as necessidades e desejos de seus clientes através da comunicação verbal e não verbal. Os grupos focais são ideais para:

  • Uso / degustação de novos produtos
  • Avaliação de publicidade e mensagens
  • Nova exploração de embalagens
  • Avaliação de mensagens de marketing

Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Abordagens etnográficas e as técnicas qualitativas

A abordagem etnográfica é baseada em um ambiente mais natural que permite que os consumidores simplesmente sejam eles mesmos. Você pode trabalhar com essa técnica através de vídeos em casa, redes sociais e publicações antes da entrevista, etc.

As abordagens etnográficas são ideais para:

  • Entenda as necessidades e desejos de seus clientes
  • Descubra atitudes e comportamentos do consumidor
  • Provar produtos e embalagens (uso a curto e longo prazo)
  • Teste de campanha publicitária
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Desenvolvimento de Sites

Pesquisas etnográficas, confira as perguntas essenciais

Recursos multimídia

Você pode usar gravações de vídeo que capturam momentos, sem interrupção, do comportamento do consumidor em seu espaço natural. Os vídeos em casa também permitem à equipe de pesquisa investigar as perguntas que farão depois para acompanhar a investigação.

Relações sociais

Através deste tipo de técnicas qualitativas de pesquisa de mercado, é possível observar diálogos entre pessoas do “mundo real”. Essa abordagem fornece aos pesquisadores uma visão mais profunda da vida dos consumidores e permite que eles gerem uma visão mais honesta em um ambiente agradável.

Você também pode verificar várias publicações, ter uma visão que também capte a voz do participante através do conteúdo escrito e do estilo de vida dos participantes.

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado on-line

Aproveite essa combinação de técnicas qualitativas baseadas em tecnologia para acessar um mercado mais amplo, mais diversificado e atraente. Os designs de dispositivos on-line e móveis oferecem uma abordagem relevante e eficiente quando você faz pesquisas qualitativas. Essas abordagens fornecem soluções virtuais que podem ser personalizadas e adaptadas com base nas necessidades de seus negócios. Por exemplo:

Fóruns de discussão online

Com zero limitações geográficas, esses fóruns on-line permitem que você tenha acesso a pessoas que normalmente não são fáceis de acessar.

Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Painéis online como uma das técnicas qualitativas 

Este método permite maior profundidade de feedback e é ideal para tópicos específicos. Você pode obter feedback em tempo real e através de várias atividades. Esse tipo de abordagem qualitativa móvel é ideal para coletar feedback sincero do painelista.

 Esses tipos de técnicas qualitativas de pesquisa de mercado são úteis para:

  • Avaliação do conceito e desenvolvimento de produtos e serviços.
  • Considerações sobre compra
  •  Desenvolvimento e teste de campanhas publicitárias
  • Testes de desenvolvimento e uso de sites
  • Monitoramento de atitudes e comportamento
  • Rastreamento Qualitativo Tradicional

Lembre-se de que na QuestionPro temos as ferramentas necessárias para sua próxima pesquisa on-line. Consulte nossos consultores on-line e peça uma demonstração de nossos produtos.

Como escrever perguntas para pesquisa qualitativa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram