5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Hoje vou falar sobre alguns dos melhores exemplos de escalas Likert para você usar em suas pesquisas ou questionários.

Definição da escala Likert:

Perguntas desse tipo oferecem uma variedade de opções de resposta para os entrevistados escolherem. Com o passar dos anos, essa questão evoluiu para se tornar a favorita entre os pesquisadores.

Existem dois tipos básicos desta questão: unipolar e bipolar. As questões de escala unipolar são baseadas na presença ou ausência de uma única entidade, com este tipo de questão de escala, você obtém resultados mais precisos para as perguntas realizadas.

A escala bipolar baseia-se na presença de duas entidades diametralmente opostas e intermediárias em termos de opções de resposta. Ou seja, enquanto a questão da escala unipolar de Likert tem um “polo”, as opções de resposta bipolar têm dois “pólos”.

Escalas Likert para medir o nível de satisfação:

Este é um dos melhores exemplos de como usar a escala Likert ao tentar entender o nível de satisfação do cliente. Em geral, nesse tipo de caso, uma escala unipolar é usada.

O conhecimento sobre o que seus clientes ou funcionários pensam sobre o novo produto ou sobre a implementação de uma nova função de um produto pode ser obtido fazendo uma pergunta desse tipo.

Escala Likert para medir o grau de importância

Por exemplo, você está apresentando um novo recurso ou lançando um novo produto em um mercado altamente competitivo. Se este for o caso, é importante saber o que opinam sobre essa inclusão para saber seu sucesso.

Antes de realmente implementar a alteração, você pode realizar uma pesquisa on-line e evitar a despesa de lançar um produto que não é o que os clientes precisam.

Como você pode fazer isso? Usando um dos melhores exemplos em escala Likert:

Escala Likert para entender a frequência de ocorrência

Digamos que você esteja realizando uma campanha semanal de marketing por e-mail, e o que você causou graças a isso é uma queda drástica nos inscritos. Você precisa do conhecimento certo para obter os resultados corretos.

Entenda porque esta queda ocorre e decida a frequência dos emails. Por isso, é extremamente importante perguntar aos clientes com que frequência eles prefeririam receber e-mails da sua organização.

Recomendo que você aplique os exemplos de escalas Likert anteriores. Eles ajudarão você a obter resultados eficientes em sua organização.

Escala Likert para ver o grau de dificuldade

Esse é um dos exemplos de escalas Likert que podem ser usadas para entender como foi fácil ou difícil para seus clientes implementar uma nova função do produto ou o uso de um novo produto. Também pode ser usado para descobrir se seus funcionários consideram a mudança nas políticas da organização fácil ou difícil de lidar.

Exemplo de escala Likert para observar o nível de discordância

Clientes ou funcionários estão na mesma página que você quando se trata de discutir pontos importantes que facilitam todo o processo. (Esse tipo de exemplo está dentro da escala Likert bipolar).

Aplique esses exemplos de escalas de Likert em sua próxima pesquisa. Pergunte aos nossos consultores on-line sobre o uso desta e de outras questões que temos em nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Vantagens e desvantagens da escala de classificação

Utilize as escalas de controle deslizante (Slider) para uma qualificação mais precisa

Qual é o modelo de escolha discreta?

Como conduzir uma pesquisa para um projeto com o QuestionPro

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.