Escala de diferencial semântica: vantagens e desvantagens

O uso de perguntas de escala diferencial semântica em uma pesquisa nos dá a possibilidade de poder identificar as atitudes que os clientes têm em relação a nosso produto ou serviço. Também conhecer os sentimentos do público em relação a uma marca ou o grau de satisfação dos seus funcionários.. Esta é, sem dúvida, uma informação valiosa que devemos buscar e aproveitar da melhor maneira. Os dados sobre as atitudes emocionais das pessoas são importantes para decidir a lealdade, a confiança e o nível de interesse pelo seu produto, empresa ou marca.

Todas as informações coletadas podem ajudá-lo tanto em preços, capacidade de retenção, fidelidade a sua marca, melhorando a experiência do cliente e muito mais. 

Para isso, você pode realizar, por exemplo, pesquisas on-line e utilizar a escala diferencial semântica. É mais confiável obter as referências necessárias sobre a atitude emocional das pessoas em relação a um tópico de interesse comum. Isso é pedir às pessoas que avaliem um produto, empresa ou marca em uma escala de classificação de vários pontos que tenha adjetivos opostos em cada extremidade da pergunta. Por exemplo: “satisfeito” ou “insatisfeito”, “adoro isso” ou “eu odeio isso”.

Vantagens da escala diferencial semântica

A principal vantagem da escala diferencial semântica é que elas são muito populares entre nós. São fáceis de entender, certamente você já respondeu a uma pesquisa com perguntas que incluem este tipo de escala! Isso torna as informações coletadas confiáveis, um fator que todo pesquisador está procurando.

Outra vantagem é a versatilidade das questões do tipo escala semântica diferencial. Uma vez que estas foram utilizadas com sucesso, por exemplo, em pesquisas de satisfação de clientes e pesquisas de comportamento de análise científica.

Dicas para superar as desvantagens 

Como usamos intervalos, não há uma única resposta correta, o que dificulta a identificação do nível de conhecimento dos respondentes. Portanto, é recomendável que haja algumas perguntas introdutórias para categorizar os respondentes, dependendo do nível de conhecimento.

Identificar o número apropriado de pontos na escala pode ser altamente complicado. Apenas lembre-se de que poucos pontos na escala significam que você pode não ser capaz de captar o grau de emoções dos entrevistados. Enquanto se você tem muitos pontos, pode estar procurando por informações que não estão refletidas nesse caso.

Outra dica, uma escala de números ímpares permite uma resposta neutra; enquanto uma escala de números pares requer que o respondente esteja em ambos os lados da escala.

Com a QuestionPro, facilitamos a criação de pesquisas com diferentes tipos de escala diferencial semântioa. Como por exemplo, a barra de rolagem de texto, pergunta de texto com caixa de comentários, ordem de classificação, índice de satisfação de estrelas, etc.

Você quer experimentar cada uma dessas opções de pergunta? Crie uma conta gratuita na plataforma da QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Saiba o que é uma escala de atitude e melhore suas investigações

5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Customer Effort Score ou Escala Net Promoter Score?

Vantagens e desvantagens da escala de classificação

O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.